18/08/2011

4ª edição do Experiências Compartilhadas realiza parceria com o artista Wagner Schwartz



A conexão entre pessoas e instituições sensibilizadas tanto com a criação artística quanto com a gestão cultural, no que concerne a ações colaborativas, têm sido um mote do trabalho assim como garantido a heterogeneidade e a sustentabilidade do Coletivo Construções Compartilhadas.

Se trata aqui de um coletivo de artistas que gera, sobretudo, ações planejadas, experienciadas e/ou registradas na performance do compartilhamento. Encontros continuados que fomentam conexões efetivas entre os diferentes, que possibilitam produzir arte de maneira diversa com processos e produtos estéticos de naturezas distintas.

O projeto Experiências Compartilhadas dispõe de um espaço de compartilhamento, cujo formato variável, recebe criadores interessados em formar e ocupar um momento de partilha de suas questões e fazeres, ao mesmo tempo, que convida os interessados a interagir.

Nessa quarta edição do projeto, a partilha será com Wagner Schwartz, que fará uso dos seus trabalhos para falar dos assuntos públicos, interesses e seus desdobramentos, a partir de alguns rastros de sua produção.

Para Schwartz, a possibilidade de apresentar os registros e discutir sobre seu trabalho “pode se tornar interessante a partir do envolvimento das pessoas não com os meus elementos, mas com os elementos de cada um dentro dos elementos dos outros. Não é isso que fazemos quando lemos?”.

O encontro ocorrerá no dias 22 e 23 de agosto de 2011, no Espaço Xisto (Barris), das 18h30 min. às 22h. Os interessados deverão efetuar suas inscrições até o dia 21 de agosto, através do e-mail: construcoescompartilhadas@gmail.com

O Construções Compartilhadas, desde 2009, vem ocupando a cidade de Salvador com suas proposições artísticas, constituídas por ações heterogêneas em Dança Contemporânea. Estas ações tiveram projeção nacional, através da participação em eventos como a Bienal Internacional de Dança do SESC (Santos – SP), do projeto Outras Danças (FUNARTE/FUNCEB), do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), da Feira do Engenho das Artes Populares (Salvador), dentre outros.

Em 2011, o Coletivo está selecionado para compor a programação do Festival El Cruce, em Rosário, na Argentina. Atualmente, o Coletivo é Residente do Espaço Xisto Bahia. Fazem parte do Coletivo atualmente: Alexandre Molina, Carlos Santana, Eduardo Rosa, Gabriel Teixeira, Jaqueline Vasconcellos, Lenine Guevara, Líria Morays, Paulo Lima, Pedro Amorim e Rita Aquino.

Wagner Schwartz é nascido em 1972 na cidade de Volta Redonda (RJ). Aos 19 anos muda-se para Uberlândia (MG), onde viveu por 10 anos e, hoje, está entre São Paulo e Paris.

Em sua carreira, com mais de 10 trabalhos como criador em dança e audiovisual, tem produzido também reflexões críticas na escrita e na organização de encontros como o Olhares Sobre o Corpo, em parceria com Fernanda Bevilaqua (Uberlândia) e o ENTORNO – Encontro Latino Americano de Dança Contemporânea, promovido pelo Núcleo Corpo Rastreado, de São Paulo, também responsável pela co-produção dos seus projetos.

Seu trabalho mais recente, "Piranha", desenvolvido com subsídio do Programa Itaú Cultural Rumos Dança 2009/2010, dá continuidade aos seus interesses estéticos e políticos em relação aos dispositivos da migração.

SERVIÇO:

O quê? Experiências Compartilhadas
Com quem?Wagner Schwartz
Onde? Espaço Xisto Bahia (Barris)
Quando? 22 e 23 de agosto, das 18:30 – 22h
Realização: Coletivo Construções Compartilhadas
Inscrições até 21 de agosto, através do e-mail: construcoescompartilhadas@gmail.com
Gratuito. Vagas limitadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário