24/08/2011

Agosto Negro celebra as tradições e conquistas da consciência negra



Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) leva ao Pelô projeto a fim de valorizar as culturas de matriz africanas.

O mês de agosto é muito significativo para a cultura afrodescendente, remontando às lutas e manifestações culturais como a Revolta dos Búzios e a celebração da Festa da Boa Morte em Cachoeira-Ba.

Pensando na valorização dessas manifestações, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), traz ao Largo Tereza Batista, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Agosto Negro, desenvolvido pela Associação Cultural Aspiral do Reggae, que tem como produtora Jussara Santana. A apresentação será neste sábado, dia 27 de agosto, a partir das 19h e faz parte da agenda do CCPI, através do programa Pelourinho Cultural.



O tema desse ano é “Diversidade da arte negra” e traz como novidade a primeira exposição do artista plástico Korvo, que também é cantor da banda de rap Zumbi. O artista mostra nos seus quadros figuras negras exaltando sempre a mulher e o homem em sua história.

As bandas Kamaphew Tawa e Aspiral do Reggae terão como convidados os grupos Leves e Soltos, Browsing Rock, Nova Saga, Okaris, Duq e EBW, Lucas Kintê, Alforria, Bizzah OMG e do rapper de apenas 13 anos, Makonnen Tafari. A discotecagem ficará por conta do Dj Akani. O evento é desenvolvido para mostrar a diversidade cultural afro através das artes plásticas, poesias, danças, apresentações musicais de reggae, de rap, de rock e de hip hop.

“A consciência negra é preciso para que não esqueçamos a nossa história e nada melhor do que as artes como forma de expressão”, afirma Jussara, que é moradora do Pelourinho e trabalha com ações como essa na comunidade.
O termo Agosto Negro surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, quando negros se uniram para lutar contra o racismo. Atualmente a ação ocorre em diversos países.

Serviço:
O quê: Agosto Negro
Quando: 27 de agosto (sábado) a partir das 19h
Onde: Largo Tereza Batista
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário