26/08/2011

Cultura Popular presente no Festival de Primavera do Morro de São Paulo



Evento musical no Morro de São Paulo abre espaço para manifestações culturais: crença, artes, tradições, artesanatos, folclore, entre outros resgatam a cultura da Bahia.

Com o objetivo de fomentar as diversas vertentes culturais, o Festival de Primavera, reservou para essa edição uma programação bem diferenciada. Além das atrações de grandes nomes da MPB, o fim de tarde contará com a apresentação de um grupo folclórico. O evento acontece de 3 a 7 de setembro, no Morro de São Paulo.

Os grupos se apresentarão todos os dias, após o por do sol da ilha, no palco da Vila. Para valorizar ainda mais a cultura local, as apresentações contarão com a animação dos grupos culturais e folclóricos da região, entre eles, os Congos e Chegança, os Caretas, o Samba de Roda, a Capoeira, Maculelê, além de personagens das histórias locais que permeiam o imaginário popular da região.

O Festival segue com a tradição dos grupos de cultura popular da cidade. Personagens do Reinado vão ilustrar a Vila acompanhados pelos Congos e Chegança. Congos é um grupo formado por 12 a 24 elementos que tocam instrumentos feitos de bambu, o conjunto faz parte do cortejo de São Benedito, que acontece entre 08 de dezembro a 06 de janeiro. A Chegança são homens vestidos de marujo com pandeiro na mão, a manifestação também acompanha o reinado de São Benedito em Cairu.

O Samba de Roda entra em cena no Festival de Primavera, a dança feita da cintura para baixo com um deslizar para frente e para trás dos pés colados no chão. O canto e os toques ocorrem ao mesmo tempo e várias pessoas podem sambar na roda. Grupos são compostos por mulheres de idade variadas, vestidas de saia de chita, com ombros a mostra e uma flor no cabelo.

Boi Estrela – representante do “Bumba-Meu-Boi” apresenta a dança do folclore popular brasileiro, personagens humanos e animais fantásticos que gira em volta da festa. Mestres da Capoeira apresentam a arte com a mistura de elementos marciais, música e esportes.



A prática ocorria em terreiros próximos às senzalas, hoje ela está inserida em outra realidade social, preocupada com a sua manifestação como arte em geral, na dança, na música, escolas, teatro e cinema.

A programação segue ainda com os Caretas e os Zambiapungas, os grupos utilizam a enxada como instrumento musical, o som extraído da ferramenta acompanha o do tambor de guerra.

A tradição da festa da cultura popular resulta na memória coletiva de um povo autêntico passado de geração para geração. O cortejo artístico vai contar com diversas manifestações para abrilhantar ainda mais os cinco dias de festa do festival. As apresentações são gratuitas e fazem parte da programação do Festival de Primavera do Morro de São Paulo.

Confira a programação completa no site www.festivaldeprimavera.com.br ou nas redes sociais (Twitter e Facebook).


Nenhum comentário:

Postar um comentário