24/08/2011

FESTIVAL DE TRUFAS NEGRAS GERA FILA DE ESPERA NO AMADO



Fotos: Uran Rodrigues

Foi com as mesas do Amado lotadas que Edinho Engel deu início ao Festival de Trufas Negras, na noite desta terça-feira (23), ao lado do chef Claudio Savitar. O sucesso de mais um evento no restaurante não se deve apenas ao carinho e respeito que os baianos nele depositam, mas também à curiosidade que a iguaria, cheia de histórias, desperta nos amantes da boa gastronomia.



Trazidas ao Brasil pela empresa Toscana, do empresário Alexandre Callas – presente no jantar –, as trufas percorrem um longo e interessante caminho das florestas temperadas, principalmente entre a Itália e a França, até as nossas mesas, começando pela sua caça, numa expedição guiada pelo olfato apurado de um cão farejador.

Por serem encontrados apenas ao redor de raízes de árvores específicas e a cerca de 30 centímetros de profundidade, os fungos, que existem na versão branca ou negra – a primeira, a mais rara –, chegam a ser vendidos a preço de jóias.



A demora natural de alguns anos de desenvolvimento e o fato da trufa não se prestar ao cultivo organizado, sendo encontrada apenas da maneira descrita, apenas inflaciona os valores, que chegam aos milhares de euros.

Ao lado de Savitar, apaixonado por trufas e especialista no assunto desde criança, Edinho apresentou um menu memorável, que trouxe, entre outras delícias, um carpaccio de Bresaola, rúcula, queijo parmigiano regiano e trufas negras; ovo “perfeito” com lascas de trufas frescas e polenta; risoto acquerello ao creme de parmegiano, funghi porcini e lascas de trufas negras frescas; Filé de Queixada ao molho de trufas negras com foie gras e batatas gratinadas; e queijo de ovelha ao mel de acácia trufado e “poeira” de café.

O restaurante, que oferece mais um jantar do Festival de Trufas Negras nesta quarta-feira (24), não realiza mais reservas. Todas as mesas foram vendidas e há fila de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário