15/08/2011

Nova edição: coletânea reúne percepções acerca do regime ditatorial no Brasil



A editora Editus, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em parceria com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, realiza nesta terça-feira (16/08), às 19h, uma noite de autógrafos para o relançamento do livro Patriamante: poesias e contos, da escritora e artista plástica Denise Pitágoras.

O evento acontecerá no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador e contará com a presença de artistas, políticos e educadores. Na oportunidade, haverá uma exposição de obras da autora que ilustram passagens do livro.

O livro é uma coletânea de textos poéticos sobre as vivências e percepções de Denise Pitágoras acerca do regime ditatorial implantado no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985.

A obra, lançada pela primeira vez em 1987, pela Mirante Editorial, conta com a apresentação de Ana Montenegro, escritora, poeta, historiadora, advogada e histórica militante comunista, falecida em março de 2006, aos 91 anos. A nova edição ganhou um prefácio escrito pelo professor e filósofo Antonio Saja.

Denise diz que o livro é uma espécie de bandeira de uma geração que viveu um momento conturbado na política do país. "Este livro pretende manter vivo na memória do nosso país o sofrimento das pessoas que viveram o obscurantismo da ditadura, que lutaram pela liberdade e pela democracia. A nossa luta e resistência não podem ser esquecidas", declarou a autora, que dedica a obra à memória do cirurgião-dentista Jack Tinoco, militante das causas sociais, falecido em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário