15/08/2011

Pelourinho Cultural faz homenagem ao Dia dos Pais



Bolero, partido alto e samba reggae ditaram o ritmo no último domingo (14) em homenagem à data especial.

Fotos: Carol Garcia.

Uma parte da história musical brasileira foi relembrada ontem, dia 14 de agosto, no Largo Quincas Berro d´Água, em comemoração ao Dia dos Pais. O público foi marcado por pessoas da Terceira Idade que cantaram com Tony, Edilson e Josias, vocalistas do Trio Irakitan, boleros conhecidos nas músicas Aqueles olhos verdes e Talvez, talvez, talvez, sucessos do grupo.



A atração fez parte da programação do Pelourinho Cultural – programa realizado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).

O Trio Irakitan, que atualmente se apresenta exclusivamente em datas especiais, já tem mais de 60 anos e possui em seu currículo participações em mais de 15 filmes, protagonizando cinco longas que misturavam encenações teatrais e boleros. Para o grupo, o show no Pelourinho é importante para manter a memória musical.

“Aqui temos a oportunidade de mostrar a nossa história, manter viva a nossa vida cultural e musical”, pontua Tony. Quem foi ao Pelourinho se mostrou muito empolgado com o show. Acompanhado de sua esposa, filho, e nora, o aposentado Francisco Cirino Goulard era um dos mais animados. “Foi uma ótima escolha comemorar o Dia dos Pais aqui. Esse show me fez lembrar os tempos de ouro da minha juventude. Que bom que ainda temos oportunidade de escutar boa música”, disse.

Após quase duas horas de apresentação com o Trio Irakitan, o ritmo passou do bolero ao partido alto no Largo Quincas Berro D´Água. O público assistiu à apresentação do grupo Aro 7, que representou o samba com interpretações de músicas do cantor Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal.



A aprovação da plateia veio com a alegria traduzida nas rodas de samba que se formaram na frente do palco.

Revolta dos Búzios – O grupo Olodum, outra grande atração da programação do Pelourinho Cultural, também realizou um ensaio especial no Largo Pedro Archanjo, que reuniu baianos e turistas em homenagem ao Dia dos Pais e à Revolta dos Búzios ou conhecida também como Conjuração Baiana, que em 2011 completa 213 anos.



Ao som da marcante percussão, os mais de 20 integrantes entoaram sucessos da história do grupo de samba reggae mais famoso da Bahia no mundo. O grupo volta a se apresentar normalmente, nos ensaios de terça-feira, no Pelourinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário