18/08/2011

Raízes africanas, reggae e rap se encontram no Centro Histórico



Ritmos que ressaltam a identidade africana se juntam no Pelourinho Cultural.

O Pelourinho, sempre com a proposta de valorizar a diversidade cultural, trará moradores da comunidade do Centro Histórico de Salvador para apresentações de Reggae e Rap, no próximo sábado (20), a partir das 19h, nos Largos Tereza Batista e Pedro Archanjo. O projeto A força do Rap no Pelô terá apresentações como as do grupo de rap Nova Saga e de reggae Aspiral do Reggae.

A programação receberá também o show Rastação, com o rastaman RAS Edinaldo Sá, também no dia 20, e o já tradicional Dia D do Reggae, em 30 de agosto. Os dois acontecem no Largo Pedro Archanjo, às 21h e são abertos ao público. As atrações integram à agenda do Centro de Culturas Populares e Identitárias, através do Pelourinho Cultural – programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).

Dentro da projeto A Força do Rap no Pelô, se apresentarão o rapper Bizzah OMG, com o show intitulado Sou do Pelô, e o Dj Akany, que toca na Nova Saga mas fará performances nas suas pick-ups nos intervalos.

O evento acontece no Largo Tereza Batista, a partir das 19 horas, e o repertório contará com músicas de Bob Marley como África United se juntarão a canções como Amor e Razão, do cantor do Aspiral do Reggae e compositor Kamaphew Tawa.

O projeto trará como convidados especiais Okaris e Mcfank Buia de São Paulo. Kamaphew, que já tem 22 anos de carreira e 17 anos morando no Pelourinho, fala sobre a união de ritmos. “O Reggae e o Rap trilharam por caminhos diferentes, mas pertencem à mesma raiz, que é a africana e tem como objetivo o respeito à nossa ancestralidade, sem que nos esqueçamos da religiosidade, sempre presente nas canções”, afirma.



Kamaphew cita também a utilização da linguagem musical também para afastar os jovens das drogas e para o desenvolvimento profissional e pessoal. “Meus filhos são da Nova Saga e sempre estou incentivando os vizinhos e amigos deles a participarem. Além disso, desenvolvemos neles o espírito empreendedor, pois eles têm uma banda para administrar. Os jovens precisam dessa responsabilidade desde cedo”, conclui.

De acordo com RAS Edinaldo, que se apresentará com o show Rastação, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h, o reggae é parte essencial do Pelourinho. “Estamos sempre integrados à programação do Pelourinho Cultural, e isso faz viva a nossa intenção de nunca deixar o ritmo morrer aqui na Bahia”, pontua.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, busca incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:

O quê: Projeto A força do Rap no Pelô
Quando: 20 de agosto (sábado)/ às 19h
Onde: Largo Tereza Batista
Quanto: Gratuito

O quê: Show Rastação
Quando: 20 de agosto (sábado)/ às 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário