21/02/2012

BALANÇO PARCIAL DO ECOFOLIA SOLIDÁRIA CONTABILIZA 52 TONELADAS DE RESÍDUOS RETIRADAS DA FOLIA



FOTOS: HIGH JOB PRODUCOES

Catadores trabalham até a quarta-feira de cinzas e garantem um carnaval mais consciente.

Último dia de carnaval e o”ECOFOLIA SOLIDÁRIA” começa a contabilizar os resultados da edição 2012. Até amanhã desta terça-feira (21) 51,9 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas pelos cerca de 3mil catadores que participam do projeto.

O trabalho só acaba no finalda tarde da quarta-feira de cinzas, quando cerca de 65 toneladas de latas egarrafas pets receberão tratamento adequado. A iniciativa garante que o carnaval de Salvador seja, pelo nono ano consecutivo, um exemplo de festa popular que preserva o meio ambiente e estimula a economia das famílias dos agentes que coletamos resíduos sólidos gerados na folia.



Os profissionais recebem três refeições diárias, fardamento, equipamentos de EPI´s e contam com cinco Centrais de Apoio aos Catadores, localizadas nos circuitos Dodô e Osmar. Nessas unidades os resíduos coletados são pesados e os agentes recebem o pagamento referente ao seu trabalho no ato da entrega.

O projeto combate o trabalho infantil, já que só cadastra pessoas maiores de 18 anos, e também evita a exploração dos catadores,pois atua com valores de aquisição superiores aos adotados pelos chamados “atravessadores”.

O ECOFOLIA: O projeto “ECOFOLIA SOLIDÁRIA: O trabalho decente preserva o meio ambiente” é de autoria do Complexo Cooperativo de Reciclagem daBahia (CCRB), em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA).

O principal objetivo doprograma é estruturar os catadores de materiais recicláveis para que estes trabalhem de maneira digna e segura durante o carnaval de Salvador.



Além dos agentes ambientais, outras 25 associações fazem parte da rede de trabalhadores beneficiados pelo ECOFOLIA. São associações de costureiras, cozinheiras e o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (Jaca), responsáveis pela produção das fardas, refeições e pela informatização das centrais, respectivamente.

O financiamento é garantido pelo Governo do Estado, através do programa Vida Melhor e pelo apoio de diversas secretarias (SEDES, SETRE, CAR/SEDIR, Casa Civil). Outros apoios importantes são: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, PrefeituraMunicipal de Salvador através da LIMPURB, Prodeb, Petrobrás, BRAHMA, ABRALATAS e Associação Vida Brasil.

O Ecofolia em números:

- Os catadores avulsos são oriundos de mais de 25 cidades do interior baiano, profissionais que residem e moutras cidades e se instalam na capital durante o carnaval para aumentar arenda familiar.

- Em 2011 foram coletadas 63,1 toneladas de materiais.

- Mais de 245,9 toneladas de materiais foram coletados no período de 2004 -2011.

- Em 2011 foram servidas 55.587 refeições. A previsão, para 2012, é de 65.560.

- Em 2011 foram distribuídas 2.647 fardas, kits de EPI’s e protetores auriculares. Para 2012,estima-se que sejam distribuídas 5.600 fardas, 2.800 kits de EPI’s e protetores auriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário