17/02/2012

Bankoma ressalta a importância da educação com base nas matrizes africanas



Patrocinado pelo Itaú, grupo levou para a avenida o tema “O Tempo e a Criança”.

A cultura afro teve um forte representante no primeiro dia do Carnaval de Salvador 2012 com o bloco Bankoma, que desfilou na noite desta quinta-feira no circuito Campo Grande. Patrocinado pelo Itaú, o grupo levou para a avenida o tema "Tembwa Ye Ndenge", que significa "O Tempo e a Criança", para ressaltar a importância da preservação da cultura afro desde a infância.



Com ritmo e beleza, o Bankoma foi puxado pela banda liderada pelo vocalista Jander Neves - também responsável pelo repertório do grupo – e reuniu cerca de 3 mil associados. O cortejo é formado ainda por 50 dançarinas, 150 capoeiristas e 100 baianas, que vão à frente do bloco mostrando a tradição da cultura negra para o Carnaval da Bahia.

Em cima do trio, Tamara Assunção é a solista que apresenta coreografia baseada no estilo afro bantô. A beleza fantasias e a empolgação de seus integrantes chamaram a atenção no primeiro dia da folia. “Colocamos muito colorido nas fantasias como uma forma de traduzir a alegria, espontaneidade e inocência infantis. Com o tema ‘O Tempo e a Criança’, queremos trabalhar a questão do pertencimento, mostrando as possibilidades de ensino e formação social com base nas matrizes africanas”, declarou Eliana Souza, coordenadora pedagógica do grupo.

De origem Banto, Bankoma significa "reunião de pessoas". O bloco desfilará também no sábado, no Campo Grande, com saída prevista para as 23h20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário