17/02/2012

BLOCO OS MASCARADOS EMOCIONA O CIRCUITO DODÔ



Fotos de Alessandro Macedo.

Seja quem você quiser! Mais de cinco mil foliões aceitaram a proposta do bloco Os Mascarados de sonhar, dançar e brincar no primeiro dia de folia no circuito Barra-Ondina de Salvador.



Comandados pelas cantoras Gaby Amarantos, Márcia Freire, Márcia Castro e Liliane (da banda Mascarados), piratas, enfermeiras, gladiadoras, smurfs, palhaços, guerreiros, príncipes e princesas, enfermeiras e tantas outras personagens irreverentes formavam o arrastão mais plural e divertido do Carnaval.

Já na saída do bloco, em pleno Farol da Barra, o ator Fabio Lago e a atriz Isabel Fillardis foram coroados os reis dos Mascarados ovacionados da multidão. No discurso, Isabel Fillardis disse que também havia entrada no espírito do bloco. “Hoje eu sou uma Dama de Copas e que hoje todas vivam a fantasias de ser quem quiser na folia”. Já o ator baiano Fábio Lago decretou muita alegria no seu reinado.



“Este é um bloco democrático, plural, como é a cidade de Salvador. Estou feliz em ter sido escolhido o rei de um bloco que gosto e já me divertir vários anos”, disse.A banda Mascarados, dirigida por Luciano Silva, também apostou num repertório eclético que fez a multidão dançar até o final de percurso em Ondina.



Gaby Amarantos, Márcia Freire, Liliane e Márcia Castro dividiram os vocais nas marchinhas de antigos carnavais, cantigas de roda, sambas enredos, MPB e hits da axé music. Em seu 13º carnaval, Os Mascarados mais uma vez fez seu desfile com cordas, mas aberto a todos os que tinham o passaporte para a festa: a fantasia.

Desde 1999, o bloco se destaca entre um mar de abadás no Circuito Dodô, resgatando a tradição das fantasias e alegorias dos antigos carnavais. Com sua proposta inovadora, a cada ano, Os Mascarados atrai um público diversificado, descolado e Cult, formado por jornalistas, artistas plásticos, atores, empresários, músicos e dançarinos. O carnaval 2012 de Os Mascarados tem o patrocínio da Conexão Vivo, Embasa, Secretaria de Turismo e Governo do Estado.

Idealizado por Jaqueline Azevedo e Rita Martins, o bloco já passou por várias fases, alcançando um espaço diferenciado no Carnaval de Salvador.Em 12 anos de Carnaval, Os Mascarados desfilou sob o reinado de muita gente famosa, como José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Zebrinha e Adriane Galisteu, entre outras.

Desta vez, o ator baiano Fábio Lago e atriz carioca Isabel Fillardis foram eleitos os reis da folia. O bloco Os Mascarados nasceu, em 1999, do apelo popular e também através de um convite da Prefeitura Municipal do Salvador para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade.



Nos primeiros anos o acesso ao bloco era pago e uma pulseira era usada para viabilizar a identificação dos associados. Mas Os Descarados, como eram chamada a pipoca que seguia o desfile, foi crescendo a cada ano e se transformou num arrastão gigantesco. Com isso, a produção de Os Mascarados resolveu presentear a cidade abolindo a cobrança de convites aos participantes.



A partir de 2009, Os Mascarados continuou a desfiar no Circuito Dodô com toda sua infraestrutura de segurança e cordas, sendo a fantasia a única obrigatoriedade para a diversão. E o bloco ganhou a seguinte campanha: “Tem corda? Tem sim senhor! / Tem Banda? Tem sim senhor! / Tem segurança? Tem sim senhor! / Tem trio? Tem sim senhor! / Precisa Pagar? Não precisa pagar não senhor!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário