20/02/2012

Claudete Macêdo, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro levam público ao delírio no Pelourinho



Fotos: Ronaldo Silva / Tancredo Calheira

Elas cantaram Riachão com performances que encantaram a todos na noite temática do samba.

Foi cantarolando o refrão “Com Deus a felicidade aumenta, estava com oitenta e nove, hoje estou com noventa’, que o sambista Riachão aguardou o início da grande homenagem prestada a ele pelo Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI),pelos seus noventa anos. O tributo ‘Elas cantam Riachão’ foi realizado hoje(19), às 20h, no Largo do Pelourinho.

O show contou com os talentos de Claudete Macêdo, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro, três gerações de sambistas, que cantaram os principais sucessos do cronista musical Riachão, além de sambas que compõem o repertório dos shows decada uma delas.



“Me apaixonei por Riachão logo que o vi, no primeiro show que assisti em Salvador. Depois disso, nunca mais o esqueci. Ele está sempre presente no meu repertório” disse Clécia Queiroz, após exibir uma performance belíssima no palco.

“Esse show foi uma coisa de Deus. Foi mais do que mais. Essa valorização do artista da Bahia proposta por Arany ( diretora do CCPI) é algo fantástico”, disse emocionada Claudete Macêdo, que incluiu em seu repertório músicas como Retrato da Bahia e Lavagem do Bonfim de autoria de Riachão.

Bastante emocionado, o homenageado, Riachão, agradeceu pelas honrarias. “Estou muito feliz porque a turma não esquece esse malandro aqui. Tudo isso é carinho,é amor. Com noventa anos, minha vida é carnaval e alegria. Tenho noventa, mas me sinto com nove anos” disse o animado cantor.



Enquanto isso, nas ruas e largos do Pelourinho...

... Fanfarras, bloquinhos e bandinhas circulam por todo o Centro Histórico e os foliões pulam, dançaram e se divertiram no Largo Pedro Archanjo ao som da Orquestra do maestro Fred Dantas. Multi instrumentista, o maestro é um incansável defensor da música brasileira de raiz e faz o público cair na folia neste domingo de carnaval.

Já no Largo Tereza Batista, quem comanda a festa nesta noite é o cantor Missinho(ex-guitarrista e criador da Chiclete com Banana), com a essência da música baiana, entoou grandes sucessos como “Sementes”, fazendo os foliões relembrarem antigos carnavais.

A Praça das Artes, que durante o dia é da criançada e de noite é do reggae, a Banda Cativeiro balança os amantes do ritmo jamaicano com um som pra lá de roots.

E o samba também tomou conta do Quincas Berro D’Água, com Firmino de Itapoã. Parte da rica safra de grandes músicos do samba, como Edil Pacheco, Walter Lima e Nelson Rufino, Firmino é um dos pioneiros nas interpretações dos sambas de rodada Bahia.

E a noite de domingo entrou pela madrugada com as apresentações de Flávio Renegado, Kinho Xavier, Neto Bala, Cegueira de Samba e muito mais.

Circuito Batatinha e Carnaval do Pelourinho – o Circuito Batatinha é restrito ao entorno da Praça Municipal, Rua Chile e Praça Castro Alves. Sendo assim, o Carnaval do Pelourinho não pertence ao Circuito Batatinha, e possui uma programação própria, focado na diversidade e democracia cultural.



SERVIÇO





O QUÊ: Noite Temática – Os Pastores da Noite

ONDE: Largo do Pelourinho

QUANDO: Amanhã, 20 de fevereiro às 20h

QUANTO: Gratuito



O QUÊ: Noite Temática – Amado Gonzaga

ONDE: Largo do Pelourinho

QUANDO: Terça, 21 de fevereiro às 20h

QUANTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário