17/02/2012

ECOFOLIA SOLIDÁRIA: 1,5MIL CATADORES JÁ ESTÃO COM OS SEUS KITS DE SEGURANÇA E COMEÇAM A COLETA SELETIVA NO CARNAVAL



Projeto distribui 6mil fardas, 3mil kits de EPI´s e 65mil refeições até o final da folia.

O trabalho do “ECOFOLIA SOLIDÁRIA” edição 2012 começou nesta quinta-feira. Durante todo o dia a equipe do projeto realizou o cadastramento dos catadores de materiais recicláveis e a distribuição de fardamento e equipamentos de segurança pessoal, como luva, botas e protetores auriculares.



Cerca de 50% dos 3 mil catadores que devem ser inseridos na iniciativa receberam os kits e já estão atuando nos circuitos, buscando atingir a meta pretendida para este ano, que é de 65 toneladas de latas e garrafas pets encaminhadas para o tratamento adequado.

O evento de lançamento, promovido na Central de Apoio ao Catador – Unidade Barra, às 19h, contou com a presença do Secretario de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro; representantes do programa Vida Melhor Urbano; da coordenadora da INCUBA/UNEB, Ronalda Barreto; do Diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), Renault Castro, de membros das cooperativas participantes e de catadores cadastrados.



Além de todo o material disponibilizado, os cadastrados têm direito a três refeições diárias gratuitas e água mineral. Muitos profissionais são oriundos de cerca de 25 municípios do interior da Bahia e até mesmo de outros estados.



Este foi apenas o primeiro dia. Todas as cinco centrais instaladas nos circuitos para organizar a coleta seletiva nas ruas do carnaval de Salvador vão funcionar até a terça-feira (22). Os pontos estão distribuídos nos principais circuitos da folia: Politema, Ladeira da Montanha, 2 de Julho, Barra e Ondina.

O “ECOFOLIA: O projeto ECOFOLIA SOLIDÁRIA: O trabalho decente preserva o meio ambiente” é de autoria do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA).

O programa acontece desde 2004 e visa estruturar cerca de 3mil catadores de resíduos sólidos que trabalham no carnaval de Salvador. Com a finalidade de estimular o desenvolvimento das atividades de agentes ambientais de maneira digna e segura, o programa recebe todo o material coletado pelos catadores cadastrados e equipados, pesa e efetua o pagamento referente ao montante coletado no ato da entrega, com valor superior ao adotado pelos chamados “atravessadores”.

Ao todo 25 associações com sistema de funcionamento através do principio de economia solidária fazem parte da rede de trabalhadores beneficiados pelo ECOFOLIA. Além das cooperativas de catadores, há a participação de associações de costureiras, cozinheiras e do grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (Jaca), responsáveis pela produção das fardas, refeições e pela informatização das centrais, respectivamente.

Nesta edição a grande novidade é a participação da Abralatas que incentiva iniciativas como esta por acreditar que os catadores de resíduos sólidos são importantes agentes para a manutenção do Brasil na posição de campeão mundial de reciclagem de latas de alumínio, com 97,5% de todo o produto utilizado no país recebendo o tratamento adequado.

O financiamento é garantido pelo Governo do Estado, através do programa Vida Melhor e pelo apoio de diversas secretarias (SEDES, SETRE, CAR/SEDIR, Casa Civil). Outros apoios importantes para o desenvolvimento do projeto são: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador através da LIMPURB, Prodeb, Petrobrás, BRAHMA, ABRALATAS e Associação Vida Brasi.

O Ecofolia em números:

- Os catadores avulsos são oriundos de mais de 25 cidades do interior baiano, profissionais que residem em outras cidades e se instalam na capital durante o carnaval para aumentar a renda familiar.

- Em 2011 foram coletadas 63,1 toneladas de materiais.

- Mais de 245,9 toneladas de materiais foram coletados no período de 2004 -2011.

- Em 2011 foram servidas 55.587 refeições. A previsão, para 2012, é de 65.560.

- Em 2011 foram distribuídas 2.647 fardas, kits de EPI’s e protetores auriculares. Para 2012, estima-se que sejam distribuídas 5.600 fardas, 2.800 kits de EPI’s e protetores auriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário