17/02/2012

Fantasias, cores e homenagens a Jorge Amado no primeiro dia do Carnaval do Pelourinho



Fotos: Tancredo Calheira.

Esse ano, o Carnaval da Cultura e Diversidade, homenageia o centenário do escritor Jorge Amado, que inspirou a decoração do Pelourinho, feita pelo artista plástico Euro Pires. Os foliões aproveitaram a festa e também prestaram homenagens ao escritor baiano com bonecões e fantasias que lembravam seus romances.

O Carnaval do Pelô é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), com patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal.



O Pelourinho foi transformado no País do Carnaval e no primeiro dia de programação lembrava os antigos carnavais, com máscaras, fantasias e blocos pelas ruas. No meio da diversidade de sons, que ia do rock ao samba de raiz, os foliões desfilavam com acessórios coloridos e fantasias debochadas. Com muita irreverência, um grupo de amigos animava as ruas, com uma foliona brincando com o romance “Dona flor e seus dois maridos”.

No circuito Batatinha, os blocos de rua também prestaram homenagem a Jorge Amado. A presença do escritor veio através de um bonecão, que desfilava pelas ruas do Centro Histórico. Mais homenagens acontecerão durante o carnaval ao escritor, que inspirará temas e fantasias de blocos pela cidade.

O baiano Jorge Amado é um dos mais famosos escritores brasileiros com romances traduzidos em dezenas de línguas. Seus romances também ficaram conhecidos pelas adaptações à televisão, como “Tieta do agreste” e “Gabriela, cravo e canela”. Em 10 de agosto deste ano, o escritor completaria 100 anos.

As atrações selecionadas para participar do Carnaval do Pelourinho receberam apoio da Secretaria da Cultura (SecultBA), que, neste ano, investiu em 53 artistas e bandas. As apresentações acontecem até terça-feira e a programação está disponível no site da secretaria (http://www.cultura.ba.gov.br).

SERVIÇO

O QUÊ: Noite Temática – Diálogos Percussivos
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: HOJE, 17 de fevereiro l 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática – Noite das Orquestras
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Sábado, 18 de fevereiro l 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática – Elas Cantam Riachão
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Domingo, 19 de fevereiro às 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática – Pastores da Noite
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Segunda, 20 de fevereiro às 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática –Amado Gonzaga
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Terça, 21 de fevereiro às 20h
QUANTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário