18/02/2012

Músicos da velha e jovem marcam o segundo dia do Carnaval do Pelourinho



Fotos: Ronaldo Silva.

Reduto da percussão, o Pelourinho foi palco do grande show em homenagem ao ritmo que lhe consagrou. O show Diálogos Percussivos, apelidado pelos músicos participantes de Buena Vista Social Club da Bahia, emocionou a todos na sexta-feira (17) de Carnaval, no Largo do Pelourinho.

Aberto de forma tradicional - com um grande arrastão em ritmo da batucada - os músicos subiram ao palco hasteando uma bandeira com nomes dos antigos blocos que escreveram a historia do samba da Bahia, como Bafo de Onça e Diplomatas de Amaralina.
Pertencente à velha guarda da percussão, o mestre Jaime Baraúna se diz gratificado com a apresentação. “Sinto-me gratificado, reconhecido e esperançoso, de que esse show tenha sido um despertar do samba na Bahia”, disse.



Para o músico Mário Pam, que este ano comemora 20 anos à frente da percussão do Ilê Aiyê, esse show foi o seu grande presente. “Recebi o meu grande troféu, a minha graduação”, disse emocionado.

“Ainda não acordei desse sonho. Dirigir um show que traz ao palco a velha e jovem da percussão é algo muito gratificante”, disse o diretor do espetáculo, Jorge Sacramento.

“Foi um lindo show. Muito importante que mestres da velha guarda tenham essa homenagem, pois foram eles os pioneiros, com o samba não deixe o samba morrer”, diz Anderson Souza, filho do saudoso mestre Neguinho do Samba.

Para a turista argentina Angeles Gomes (25), pela primeira vez no Carnaval da Bahia, a escolha pelo Pelourinho não pôde ser mais acertada. “Vim para o carnaval do Pelourinho pela segurança e pela boa música que é tocada aqui”, disse Gomes. Essa também foi a opinião do restaurador, José Peres, que há 18 traz para o Pelô, a sua neta portadora de deficiência.

“Como ela não anda, temos o cuidado de trazê-la para um lugar confortável, seguro e que possamos nos divertir. Esse lugar é o Pelourinho” comentou. A programacao segue durante a madrugada com shows de Wil Carvalho, Edu Casanova, Chita Fina, Aluminio Roots e Carruagem de Fogo, respectivamente nos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Praça das Artes.

O Carnaval do Pelourinho é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Centro de Estudos Populares e Identitárias (CCPI) e conta com o patrocínio do Banco do Brasil e do Governo Federal e apoio da Nova Schin.

Circuito Batatinha e Carnaval do Pelourinho – o Circuito Batatinha é restrito ao entorno da Praça Municipal, Rua Chile e Praça Castro Alves. Sendo assim, o Carnaval do Pelourinho não pertence ao Circuito Batatinha, e possui uma programação com estilo diferenciado, focado na diversidade e democracia cultural.

SERVIÇO

O QUÊ: Noite Temática – Noite das Orquestras
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Sábado, 18 de fevereiro l 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática – Elas Cantam Riachão
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Domingo, 19 de fevereiro às 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática – Os Pastores da Noite
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Segunda, 20 de fevereiro às 20h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Noite Temática – Amado Gonzaga
ONDE: Largo do Pelourinho
QUANDO: Terça, 21 de fevereiro às 20h
QUANTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário