15/02/2012

Orquestras e Riachão marcam terceiro e quarto dias de Carnaval no Pelourinho



Fotos: Soramaia / Reginaldo de Xangô / Divulgação.

Riachão também será o centro das homenagens no palco principal do Centro Histórico, dia 19 de fevereiro, quarto dia da folia momesca em Salvador.



Será com um grande “orquestrão” que os maestros Reginaldo de Xangô, Fred Dantas e Letieres Leite farão o show da noite das orquestras que será realizado no Largo do Pelourinho, no dia 18 de fevereiro às 20h, como parte do Carnaval promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Este ano, o carnaval tem como diferencial a realização de noites temáticas que celebram os estilos musicais que compõem a música popular brasileira.

Durante a apresentação, os maestros farão uma retrospectiva musical com uma diversidade orquestral que promete remeter aos tempos áureos dos antigos carnavais. “Estou preparando um repertório musical com marchinhas, frevos, salsas e diversos ritmos que animaram durante anos os carnavais de clubes como o Português, o Fantoches e o Clube da Cruz Vermelha, onde eram realizados os grandes bailes de carnaval de Salvador”, relembra o maestro Reginaldo de Xangô.



Com um repertório mais atual, o maestro Fred Dantas promete fazer uma apresentação que remeterá ao surgimento do axé e do frevo baiano. “Incluí em meu repertório músicas dos anos 1980 a 1990, mas também tocarei músicas como Colorir Papel, do Jammil, e Circulou, de Magary Lord”, afirma Dantas. “É com um sentimento de pertencimento ao carnaval de rua que participo desse projeto, que nos traz a um ambiente espontâneo como o Pelourinho, grande centro popular de cultura da Bahia”, diz Dantas.

Já Letieres Leite comemora a oportunidade de congratular com outros maestros em um grande palco armado em pleno Carnaval. “Essa é uma ideia sensacional. Esse intercâmbio entre músicos é enriquecedor para todos, sobretudo para nós músicos. É uma grande oportunidade de revivermos os antigos carnavais da Bahia”, comemora Leite.



Elas cantam Riachão – Este ano, a SecultBA, mobilizou três vozes femininas do samba na Bahia, para homenagear um ícone do estilo no estado. Para o espetáculo, Claudete Macedo, Clécia Queiroz e Juliana Azevedo levarão ao palco composições clássicas de Riachão como Retrato da Bahia, Cada Macaco no seu Galho, Baleia e Vá Morar com o Diabo, e ainda outras menos conhecidas como Lavagem do Bonfim e Quando o Galo Cantou.

A ideia é apresentar no palco a alegria e vitalidade desse compositor, que no ano passado completou 90 anos de idade, sendo 70 anos dedicados ao samba. Além das canções de Riachão, músicas do repertório das três cantoras serão também incluídas no show. “Sempre fui uma pessoa simples e por isso sempre fui apoiado pelos meus amigos. Devo agradecer a Deus porque a minha vida sempre foi de muita alegria. Fico muito emocionado com essa homenagem. É muito bom ser reconhecido”, diz Riachão.

“Riachão é um ícone, um personagem da música baiana. É um cantor que compõe músicas de todos os estilos. Fazer parte de uma das três gerações de cantoras que vão homenageá-lo é uma honra”, diz Juliana Ribeiro. “Faremos um show mostrando todo o trabalho de construção do samba da Bahia. Com esse espetáculo teremos a oportunidade de devolver a Riachão tudo o que ele nos deu. Essa foi uma ideia genial, uma aposta acertada da Secult”, afirma Juliana.

Para a cantora Clécia Queiroz, essa é uma grande oportunidade de parabenizar Riachão pelos seus 90 anos e de agradecê-lo pelas contribuições à música baiana. “Essa é uma justa homenagem ao homem que não canta somente o samba. O Riachão respira o samba. Desde 2003 que eu faço homenagens a Riachão nos meus shows, mas cantar os sambas dele no Largo do Pelourinho, onde os negros choravam e hoje podem fazer festa, será um momento mais do que especial”, comemora Clécia.



“É sempre um prazer tocar no Pelourinho. É o melhor palco de todos. O Pelourinho é a minha casa. Cantar aqui as músicas do meu amigo Riachão vai ser melhor ainda”, festeja Claudete Macedo. O show elas cantam riachão será realizado no dia 19 de fevereiro, às 20h, no Largo do Pelourinho.

NOITES TEMÁTICAS - O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que busca, através do Programa Pelourinho Cultural, neste carnaval, valorizar a diversidade artística local, prezando pela qualidade da festa. Desta forma, idealizou noites temáticas que fazem reverência a diversos tipos musicais da terra. Todas as noites, o Largo do Pelourinho será palco de shows temáticos e homenagens a mentes criativas como Luiz Gonzaga e Riachão.

A partir da sexta-feira, 17 de fevereiro, sempre às 20h30, no Largo do Pelourinho, a cada dia um ritmo diferente ditará o clima da festa, abrindo as apresentações da noite. O Centro Histórico terá Gereba e convidados, num show de Forró em homenagem ao centenário do Rei do Baião (Luiz Gonzaga); uma noite do Samba em homenagem a Riachão, que subirá ao palco ao lado das cantoras Juliana Ribeiro, Clécia Queiroz e Claudete Macedo; uma noite das Orquestras, com apresentações da Orkestra Rumpilezz, Orquestras de Fred Dantas e do Maestro Reginaldo Xangô, além de mais uma noite destinada ao ritmo característico do Pelourinho, a Música Percussiva, num espetáculo que tem a direção musical de Jorge Sacramento e que promove um encontro entre a velha guarda da percussão baiana e jovens instrumentistas. As noites temáticas contarão ainda com uma homenagem ao samba reggae, em um show intitulado de Pastores da Noite, em homenagem a romance homônimo escrito por Jorge Amado.

Os cantores Lazzo e Aloísio Menezes representarão os três pastores e a cantora Wil Carvalho a personagem Marialva.

Além destes shows temáticos, diariamente, a partir das 16h, o Carnaval do Pelourinho contará com bailes infantis na Praça das Artes (em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador), desfiles de bandas itinerantes, performances e blocos alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário