19/02/2012

Orquestras marcam a terceira noite do Carnaval da diversidade do Pelourinho



Fotos: Luiz Augusto.

Com homenagens aos orixás, ao Ilê Aiyê e ao samba de roda da Bahia, a Orkestra Rumpilezz, do maestro Letieres Leite, abriu a terceira noite temática do Carnaval do Pelourinho, que reverencia as Orquestras. O show, realizado na noite de hoje (18), no Largo do Pelô, ainda contou com as orquestras dos maestros Reginaldo de Xangô e Fred Dantas, que embalaram os foliões que lotaram o Largo.

“Moro em Salvador há 15 anos e essa é a minha primeira vez que venho ao Carnaval do Pelourinho. Fui presenteada com um show belo como esse”, disse emocionada a publicitária Angela Santos.



Segunda apresentação da noite, a orquestra do maestro Reginaldo de Xangô ofereceu um repertório vasto, com músicas carnavalescas dos anos 30 a 60.

“É muito bom saber que no Carnaval de Salvador tem um Carnaval diferenciado como o do Pelourinho. Sempre busco cultura nas minhas viagens, e poder curtir uma noite só com orquestra é esplendoroso, me remete aos antigos carnavais”, comemora o turista natalense, Rodrigo Prazão.

Foi com o sucesso carnavalesco, `Flor de Laranjeira`, que a orquestra do maestro Fred Dantas,última a se apresentar, entrou no palco. Com um repertório repleto de sucessos dos carnavais da década de 80 a atualidade,a orquestra pôs o público para balançar.
“É fantástico. Poder curtir de tudo em um lugar seguro é o desejo de todos”, disse eufórica a estudante Andreza Ferreira.

Para o diretor da Casa de Cultura de Brasília, Zulu Araújo, as ações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, contribuem para o fortalecimento da cultura do Estado “Esse alinhamento da Secult e do CCPI possibilita o encontro e a promoção da pluralidade,da musicalidade eda ritmia da Bahia”, disse Araújo.

No palco do Largo do Pelourinho ainda se apresentou a banda Bailinho de Quinta, uma das mais esperadas da programação, que revive a tradição dos antigos carnavais com marchinhas típicas em releituras modernas. Um baile à céu aberto foi feito no Largo, fazendo o público revisitar os velhos carnavais.



Outros palcos

A tarde no Pelourinho foi marcada por desfiles de diversos blocos e marchinhas, dentre eles o Sovaco de Cobra e o bloco Sal da Terra, que protagonizaram um desfile marcado pela irreverência. O carnaval do Pelourinho érealizado pelo Governo da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) com o patrocínio doBanco do Brasil.

Nos palcos dos Largos, atrações para todos os estilos e gostos deram o tom do Carnaval da diversidade. No Tereza Batista, Dado Brasawilli tocou axé, e Vivendo do Ócio tocou rock, no Carnaval da diversidade, levando o público ao delírio.

No Pedro Archanjo, a Orquestra Jurema, seguida de Lui Muritiba, tocarammúsicas de axé, lotando o largo.O samba do recôncavo se fez presente com a Quixabeira de Lagoa de Camisa, que foi seguida por Roque Betenquê, no largo Quincas Berro d`Água. Na praça das Artes, as bandas Rás Ciro Lima e Sine Calmon e Morrão Fumegante foram a voz do reggae no Carnaval.

Circuito Batatinha e Carnaval do Pelourinho – o circuito Batatinha é restrito ao entorno da Praça Municipal, Rua Chile e Praça Castro Alves. Sendo assim, o Carnaval do Pelourinho não pertence ao Circuito Batatinha e possui uma programação própria, focada na diversidade e democracia cultural.

SERVIÇO

O QUÊ: Noite Temática – Elas Cantam Riachão

ONDE: Largo do Pelourinho

QUANDO: Domingo, 19 de fevereiro às 20h

QUANTO: Gratuito


O QUÊ: Noite Temática – Os Pastores da Noite

ONDE: Largo do Pelourinho

QUANDO: Segunda, 20 de fevereiro às 20h

QUANTO: Gratuito


O QUÊ: Noite Temática – Amado Gonzaga

ONDE: Largo do Pelourinho

QUANDO: Terça, 21 de fevereiro às 20h

QUANTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário