21/03/2012

PROJETO ‘GRÃO DE MÚSICA’ APRESENTA SOCORRO LIRA, LAZZO MATUMBI E JULIANA RIBEIRO NO ESPAÇO CULTURAL BARROQUINHA



Fotos: Val Portásio / Divulgação.

Os dois shows acontecem nos dias 13 e 14 de abril, às 20 horas.

Radicada em São Paulo, a intérprete, compositora, instrumentista e produtora cultural paraibana Socorro Lira faz dois shows em Salvador, com as participações especiais das vozes baianas de Lazzo Matumbi (dia 13 de abril) e Juliana Ribeiro (14 de abril), sempre às 20 horas, no Espaço Cultural Barroquinha. Os dois artistas convidados por Socorro compartilham das mesmas fontes inspiradoras em seus trabalhos, marcados pela brasilidade.



As apresentações sinalizam mais uma etapa de atividades dedicadas à arte e à cultura brasileiras do projeto ‘Grão de Música’, que nasceu com a edição de um CD homônimo reunindo vários artistas da Bahia e do Brasil, numa iniciativa do Grão de Arroz para comemorar os 35 anos dedicados à saúde e à educação alimentar em Salvador.



Os shows terão ainda a participação dos músicos Júlio Caldas, no violão, e Ricardo Hardmann, na percussão. A canção de Socorro Lira proporciona, por assim dizer, um passeio lírico pelas ricas e poéticas paisagens interioranas.

Uma viagem musical pela diversidade rítmica e melódica do Brasil, sob o olhar de uma mulher dedicada à observação e divulgação da riqueza cultural da sua terra e da sua gente.

A cantora, que nasceu na zona rural de Brejo do Cruz (Paraíba) e atualmente
reside em São Paulo, já gravou seis CDs autorais, sendo o mais recente ‘Cores do
Atlântico’, lançado apenas na Espanha e em Portugal.

De espírito inquieto, a artista viaja por todo o Brasil e por vários países cantando em projetos individuais e coletivos de grande relevância, como o Festival Internacional da Lusofonia ‘Cantos na Maré’ (Galiza/Espanha, 2012).

Também tem criado projetos culturais de êxito aqui e no exterior, a exemplo do Cores do Atlântico (www.coresdoatlantico.com) e do Memória Musical da Paraíba.

Recentemente, Socorro fez residência artística em três países africanos, com destaque para Moçambique, onde cantou ao lado de artistas daquele país, como Stewart Sukuma.

OS CONVIDADOS

Lazzo Matumbi: ‘Pedra Sagrada’, em iorubá, é como o artista se define. No mesmo dialeto africano ele se traduz para seu público e pontifica uma carreira marcada por pérolas da verdadeira arte de tecer canções.

Traçando uma trajetória em que poesia e lirismo se confundem nos 27 anos de carreira, Lazzo contabiliza uma discografia com sete trabalhos de sucesso, além de participações em discos de outros cantores. Composições como “Alegria da Cidade”, “Me Abraça e Me Beija” e “Do Jeito que seu Nego Gosta” dão provas de que talento e sensibilidade precisam andar juntos. Atualmente Lazzo está em estúdio gravando seu novo CD.

Com sua voz forte, marcante e inconfundível, Lazzo Matumbi ecoa pérolas em forma de sons, de vibrações positivas, que ganham nas letras o estilo suave do reggae – a sua morada. Um dos expoentes da música baiana fora do Brasil, Lazzo já levou seu estilo para vários países, realizando, a convite de Jimmy Cliff, nos anos 90, a abertura de 50 shows do jamaicano em vários pontos do planeta. No Brasil, o artista trilha seu caminho tendo a Bahia como berço da sua efervescência cultural.

Juliana Ribeiro: A cantora é natural de Salvador. Desde o início da carreira, em 2001, ela une pesquisa à criação artística. A artista, que também é historiadora, foi aluna especial da Faculdade de Canto Popular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP) e tem formação técnica em canto lírico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Em reconhecimento à grande extensão vocal e à timbragem marcante, Juliana foi indicada ao Troféu Caymmi 2007, na categoria Cantora Revelação.

Recentemente, Juliana adquiriu o título de Mestre pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA, com a Dissertação 'Quando Canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950', em que trata da história e construção do samba como um símbolo nacional moderno. No seu trabalho, traz no repertório as variações rítmicas do samba, como Lundu, Batuque, Jongos, Sembas Angolanos, Maxixe e Samba-de-Umbigada, entre outros gêneros.

SERVIÇO:

Projeto ‘Grão de Música’ apresenta Socorro Lira
Participações especiais de Lazzo Matumbi e Juliana Ribeiro
Dias 13 e 14 de abril, às 20h
Espaço Cultural Barroquinha (Praça Castro Alves)
Ingresso: R$ 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário