23/03/2012

Salvador ganha de presente a requalificação dos três principais Largos do Pelourinho

Soteropolitanos irão conhecer a proposta desses relevantes espaços fechados que levam o nome de personagens emblemáticos da literatura de Jorge Amado Salvador ganhará de presente no aniversário deste ano o projeto de requalificação dos três principais largos do Centro Histórico. Quincas Berro D’Água, Pedro Arcanjo e Tereza Batista, localizados no sítio chancelado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, ganharão nova roupagem.

Batizados com nome de personagens de Jorge Amado – que estaria completando 100 anos de vida – os antigos quintais dos casarões coloniais transformados em largos na década de 90 serão requalificados paulista Arthur de Mattos Casas, vencedor do Concurso Nacional de Ideias para Requalificação de Largos do Pelourinho.

A iniciativa é do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e em parceria com o Instituto dos Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), seção Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA).

A cerimônia de premiação acontecerá no Palácio Rio Branco, a partir das 10h, no dia do aniversário da cidade, 29 de março, e contará com a presença do secretário Estadual da Cultura, Albino Rubim, do presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade; do diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, de representantes das equipes premiadas, além de personalidades do Centro Histórico.

Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer as cinco propostas classificadas, incluindo a grande vencedora apresentada pelo arquiteto paulista Arthur de Mattos Casas. “Este é um grande presente para a cidade. Os largos são um espaço de convivência que permite a interação social”, destaca o presidente do IAB-BA.

Através do projeto vencedor, os três Largos do Pelourinho terão propostas diferenciadas. O Largo Pedro Arcanjo, localizado na Rua Gregório de Matos, será transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante e cinema a céu aberto.

Já o Largo Tereza Batista, também situado na Rua Gregório de Matos, continuará sediando eventos culturais da cidade, com um palco suspenso e um discreto toldo branco dialogando com as fachadas, caracterizando-o como largo da inclusão social, que engloba feiras de artesanato e culinária, com instalações completas e estruturas para shows.

No Quincas Berro D’Água, situado na Rua Inácio Accioly, a ideia é reconstruir uma área verde voltada para o lazer e entretenimento, com direito a parque, passeio público, teatros de rua e rodas de capoeira. Para a coordenadora técnica do Concurso e diretora do IAB - Bahia, Márcia Reis, o trabalho vencedor se destacou pelo tratamento diferenciado que deu a cada espaço e incorporação de elementos da cultura baiana.

“O projeto demonstrou um alto grau de conhecimento da historicidade baiana ao utilizar elementos culturais e religiosos, além de resgatar o seu uso dioturno. Foi uma grande surpresa descobrir que o autor da proposta não era baiano”, elogia a coordenadora técnica do Concurso, Márcia Reis, lembrando que o concurso mobilizou profissionais de arquitetura de todo o Brasil.

Concurso Nacional de Ideias

Numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto de Arquitetos do

Brasil – seção Bahia (IAB-BA), o Concurso visa proporcionar a implantação de um conjunto de ações que trarão melhorias aos Largos do Centro Antigo. A proposta vencedora será contratada pelo Ipac para ser desenvolvida em nível de Projeto Executivo pela clara compreensão crítica da função histórica desses espaços no contexto do Centro Histórico e flexibilidade para usos diversificados futuros.

A exposição dos projetos vencedores ficará aberta ao público entre 30 de março a 30 de abril, no Solar Ferrão.

A comissão julgadora, composta por arquitetos de renome nacional e internacional, como o argentino Jorge Moscato; o colombiano Daniel Bonila; Paulo Ormindo de Azevedo, Professor Titular da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia; o portalegrense Flávio Kiefer; e o cearense Antonio Carlos Campelo Costa, analisou 33 propostas, classificou cinco, duas delas com menção honrosa pelo reconhecimento de seus valores intrínsecos, e elegeu as três primeiras colocadas no Concurso.

De acordo com o presidente do IAB Bahia, a realização de concursos públicos é fundamental para o processo de modernização e requalificação da arquitetura urbana. “No Brasil, concursos públicos ainda são raridades, mas fundamentais para a intervenção qualificada em espaços públicos”, afirma Nivaldo Andrade.

Além de atender às exigências das bases do Concurso, o projeto apresentado pelo arquiteto paulista Arthur de Matos Casas, com a co-autoria dos arquitetos Raphael Azevedo França, Joana Garcia Oliveira, Gabriel de Andrade Ranieri, Regiane Khristian Silva Bouças, Rodrigo da Costa Tamburus e Mariana Pianta Santoro, foi avaliado e classificado por unanimidade, atendendo aos seguintes critérios: contextualização, compreendendo a relação dos Largos com o meio ambiente; funcionalidade, incluindo os aspectos de fruição dos espaços; circulação interna e requisitos específicos de visibilidade e acústicas dos palcos; e viabilidade econômica, social e tecnológica.

Saiba mais sobre os Largos do Pelourinho

Criados na década de 1990, os largos estão nas áreas internas dos quarteirões do Pelourinho e sugiram a partir dos antigos quintais das casas seculares que lá existiam. Da intervenção feita pelos gestores da época, dentro do Programa de Recuperação do Centro Histórico de Salvador, surgiram “miolos” de quadras com nomes que reverenciam o escritor baiano Jorge Amado, através de personagens dos seus livros e identificados através de placas em azulejo com desenhos do artista plástico Carybé, e produzidos pelo azulejista e colecionador, Udo Knoff.

Deste modo, as duas personalidades estão sendo homenageadas pelo governo estadual, integrando a programação comemorativa pelos 100 anos de nascimento de Carybé (2011) e Jorge Amado(2012).

“O atendimento às exigências contemporâneas de mobilidade, acessibilidade, segurança, conservação, gestão e qualidade de seus componentes constitui a preocupação do Ipac na requalificação de espaços de grande visitação. Reforçar a identidade dos largos com os personagens amadianos, valorizando a beleza dos desenhos legados por Carybé e registrados nos azulejos pintados por Udo Knoff, compõe o processo de requalificação desses largos”, ressalta o diretor do Ipac, Frederico Mendonça.

Os largos têm programação artística permanente gerenciada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (Ccpi). Muitos grupos e artistas consagrados, a exemplo do Olodum, Ilê Ayê, Armandinho, Aroldo Macedo, da banda Retrofoguetes, e Roberto Barreto, da banda BaianaSystem, bem como manifestações da cultura popular, como o Ballet Folclórico da Bahia, se apresentam todos os anos nos palcos dos Largos do Pelourinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário