27/03/2012

Tilápia e Pirarucu do Baixo Sul serão vendidos nas lojas Bompreço

Pescados são produzidos pela Coopecon, uma das cooperativas que fazem parte do projeto Clube dos Produtores.

As lojas do Bompreço contam uma novidade para a Semana Santa – a venda de filé fresco de tilápia, fornecida pela Coopecon (Cooperativa de Águas Continentais), que atua na criação de peixes de água doce na região do Baixo Sul da Bahia e oferece ao consumidor produtos com qualidade certificada, além de trabalhar com a inclusão social e a preservação ambiental.

A ação está inserida no projeto Clube dos Produtores, projeto permanente do Bompreço de apoio à produção agrícola e agropecuária de famílias e cooperativas. São 11 lojas no estado que já contam com a novidade, desde o dia 19.03, e para promover o produto junto aos clientes, está sendo realizada uma ação nas lojas do Hiper Bompreço do Iguatemi e Hiper Bompreço Litoral Norte, com exposição de estande, promotoras, degustação de tilápia, distribuição de brindes para quem comprar três quilos ou mais, distribuição de panfletos nos quais constarão informações sobre os pescados e sobre a Coopecon. A partir do dia 02.04, as lojas também vão comercializar o pirarucu fornecido pela cooperativa.

A Coopecon é fruto da mobilização social de piscicultores e famílias de pequenos agricultores da zona rural, e faz parte de Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht.

“De acordo com José Raimundo, Presidente do Conselho Administrativo da Coopecon, a cooperativa começou pequena em 2010, com 22 cooperados, e hoje já conta com 39. “Nós vamos crescer ainda mais, pois estamos trabalhando para isso e nossa região tem muito potencial. Um parceiro como o Walmart é muito importante para ajudar a vender o nosso produto”, declara.

“Trazendo o produto da cooperativa para ser comercializado nas lojas, abrimos o mercado para a produção familiar e colaboramos com o maior desafio do pequeno produtor, que é vender seus produtos”, salienta Rádi Cavalcanti Batista, gerente de agronegócios do Walmart Brasil, empresa que opera as lojas Bompreço e Hiper Bompreço. A tilápia e o pirarucu serão vendidos nas lojas em que o Bompreço possui peixaria fresca, e em todas nas lojas Hiper Bompreço.

Parceria - A parceria do Walmart Brasil com a Coopecon, que conta hoje com 39 associados, prevê também a produção de tilápias com características funcionais, que está hoje em fase experimentale deve ser comercializada também nas lojas do Bompreço no Nordeste e na rede Walmart em todo Brasil.

O pescado possui características específicas que o tornam um alimento extremamente benéfico: é rico em proteínas de alta qualidade e de rápida digestibilidade, adequando-se, portanto, ao consumo por todas as faixas etárias; contém lisina e aminoácidos essenciais, o que o torna um complemento adequado para as dietas ricas em carboidrato, características das populações pobres; é rico também em micronutrientes dificilmente encontrados em alimentos básicos; é importante fonte de vitaminas A, D, B1 e B2, além de ferro, fósforo, cálcio e iodo; contém ácidos graxos, necessários ao desenvolvimento do cérebro e do corpo.

A carne de peixe ainda possui pouca gordura, principalmente a saturada, prejudicial ao organismo, além ainda de conter um ácido chamado ômega 3, que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

CLUBE DOS PRODUTORES - O Clube dos Produtores tem como objetivo dar acesso aos produtores ao mercado de varejo por meio das lojas do Walmart Brasil, que na Bahia atua hoje através das bandeiras Hiper Bompreço, Bompreço, SAM’S CLUB, Todo Dia e Maxxi Atacado. O projeto também contribui para fixação dos pequenos e médios produtores em suas propriedades, desenvolvendo seus negócios, e possibilitando o aumento da rentabilidade.

Os clientes dos supermercados também são beneficiados com qualidade, frescor e preço baixo, além de respeito pelas práticas agrícolas sustentáveis. Entre os produtos cadastrados pelo Clube na Bahia que são comercializados nas lojas Bompreço estão, além da tilápia e do pirarucu, laranja, inhame, macaxeira, mel de abelha, peças de artesanato em piaçava, palmito, pinha, rúcula, alface, além de açúcar mascavo, cachaça e mel de engenho orgânicos.

O Clube dos Produtores é uma iniciativa colocada em prática pelo Walmart não só na Bahia, mas em outros 11 estados brasileiros, beneficiando mais de 9 mil famílias em cerca de 350 municípios do País.

COOPECON - Fruto de mobilização social de piscicultores e famílias da zona rural, a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) traz como objetivo apoiar trabalhadores, com assistência técnica, e contribuir para o desenvolvimento da atividade aquícola no Baixo Sul da Bahia.

Dessa forma, busca aliar inclusão social à geração de trabalho e renda. Fundada em 14 de outubro de 2010, a cooperativa realizou um desejo antigo de alguns produtores de tilápia se congregarem, compreendendo que o trabalho conjunto deve ser prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário