24/04/2012

Adelmario Coelho lança livro sobre a cultura nordestina


O livro, que vem acompanhado com áudio book, possui 323 páginas recheadas de fotos antigas e histórias da carreira do cantor.

A dor e a beleza da cultura nordestina sempre foram fonte de inspiração para Adelmario Coelho compor suas canções, que trazem detalhes de uma história que ele mesmo viveu até sair da sua terra natal, a pequena Barro Vermelho, embrenhada no sertão, quase na divisa da Bahia com Pernambuco. Anos depois e já consagrado como o forrozeiro do Brasil, Adelmario vê mais uma vez as origens e histórias do seu povo retratados no livro Adelmario Coelho e a Cultura Nordestina, escrito por seu filho, William Coelho, em parceria com J. Antônio Nunes Cerqueira, e que acaba de ser lançado no Brasil.

O livro, que por questões de inclusão social, vem acompanhado com áudio book, possui 323 páginas recheadas de fotos antigas e histórias da carreira de Adelmario. Nele, também estão retratadas as histórias do sertanejo, suas festas e, principalmente, luta por uma vida melhor. “O papel de Adelmario nessa proposta é ser o condutor das reflexões sobre a cultura nordestina, a partir da sua própria experiência de vida, apresentando os costumes e a tradição do povo, as mudanças no comportamento ao longo do processo histórico do Nordeste”, explica William Coelho.

Patrocinado através de recursos captados por lei de incentivo e com tiragem de três mil exemplares, o livro vai ser lançado na semana nacional do livro em uma ação que visa incentivar a leitura entre os estudantes de escolas públicas de Salvador. Assim, Adelmario e sua turma visitam as escolas municiais de Salvador, selecionadas, para falar de cultura popular nordestina, cantar e também alertar os estudantes sobre a importância de valorizar a cultura do nosso povo. As escolas visitadas também receberão 30 unidades do livro para disponibilizar para os estudantes em suas bibliotecas.

Além disso, o Grupo Coelho enviou cerca de mil exemplares para serem distribuídos em bibliotecas públicas de todo o país. “Esse é um trabalho que, assim como minha música, está totalmente voltado para a valorização da cultura popular nordestina. Fiquei muito feliz e emocionado em ver meu filho dando continuidade a minha luta com a idéia deste livro e espero poder usar meu nome e influência para disseminar esse amor pela cultura do sertão por todo o país”, afirma Adelmario.

No livro também são retratados detalhes de festas populares do nordeste como a corrida de argolinha, as vaquejadas, as quadrilhas juninas e, principalmente, as festas religiosas. “Penso nesse como um trabalho de registro e valorização da cultura do nosso povo, que possui poucos recursos, mas é muito rico em cultura e fé”, conclui o cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário