23/04/2012

Cepa promove lançamento de livro político


O Círculo de Estudo Pensamento e Ação– CEPA realizará nesta quarta-feira, dia 25 de abril, às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal deSalvador, que fica ao lado do Elevador Lacerda, olivro CEPA: Círculo de Estudo Pensamento e Ação – Pensamento político e organização de um movimento cultural baiano nos períodos de 1951-1968 e 1981-1986, de Joaquim da Costa Munduruca Neto. A publicação é o resultado de uma monografia apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal Bahia - UFBA.

O trabalho tem prefácio do fundador do CEPA, professor Germano Machado, que avalia o pensamento e a ação política da entidade, com um recorte no período compreendido entre 1951 a 1968, o qual Munduruca considera como a “fase política” e 1981 a 1986 como a fase de“reabertura”, ligada mais produção editorial.

O livro está dividido em duas partes e busca demonstrar que o CEPA teve dois momentos distintos em sua história: político e depois filosófico-literário; reflexos da conjuntura sócio-político-cultural na Bahia e no Brasil. Foram utilizadas como fonte de pesquisa as “pastas vermelhas” do CEPA, que testemunham a história da instituição vista de fora pelos meios de comunicação e fazedores de cultura em geral, bem como depoimentos de antigos militantes. A obra também trata da atuação política do fundador da instituição e dos militantes do CEPA, muitos deles figuras destacadas na vida política e cultural local, nacional e até internacional como o cineasta Glauber Rocha.

Também tratou de identificar certas correntes de pensamento político dentro do CEPA, baseando-se em análise de três livros do professor Germano Machado, “Tempo Decorrido e Outros Tempos”, “Homens e Estruturas”e “A Verdadeira Revolução”. Há também análise da “Carta de Princípios” e do “estatuto” da instituição. Uma análise polêmica sobre acusações de possível sectarismo de direita dentro do CEPA é desmistificada, por se compreender que o CEPA fora sempre democrático, tendo em seus quadros elementos de todos os matizes ideológicos, não obstante os posicionamentos políticos de seu fundador.

O Autor - Joaquim da Costa Munduruca Neto, natural de Salvador, ingressou no CEPA em 1994,acidentalmente, ao assistir apresentação teatral de sua mãe e irmãs que então atendiam o curso de teatro do CEPA. Germano Machado autografou livro “Tempo decorrido e outros tempos” e oofereceu a Munduruca. Na sede do Barbalho, Munduruca travou contato com uma geração de cepistas bastante ativos do GEFET (estudos filosóficos e teológicos)e do GEL (estudos literários): Eliseu Moreira, Roberto Leal, Alexandro Santos,Ivan de Almeida, Idenilton Santos, Ronady Botelho, Pedro Sabino, Jacira Rios,Almerindo Quadros, professor Argolo, entre tantos outros.

Nestes anos viu a revista cultural CEPA chegar ao numero 31 e o surgimento de tantas antologias poéticas, além de livros abordando temas tão caros à sociedade contemporânea,como globalização, cultura da informação, os problemas ambientais, entre outros. O jornal “A Voz do CEPA”, ideia do professor Almerindo Quadros, é também fruto desta época próspera,

Em 1998 ingressou na UFBA onde, a partir de estudos políticos, apresentou monografia, agora adaptada para o livro “O CEPA: Círculo de Estudo Pensamento e Ação:pensamento político e organização de um movimento cultural baiano nos períodos de 1951-1968 e 1981-1986”,

Serviço:
O quê: Lançamento do livro CEPA: Círculo de Estudo Pensamento e Ação – Pensamento político e organização de um movimento cultural baiano nos períodos de 1951-1968 e 1981-1986.
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador - Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. Tel.: (71) 3320-0161
Quando: Dia 25 de abril (quarta-feira), às 19h
Valor do livro: R$ 10,00. Editora CEPA
Informações: (71) 3242-0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário