09/04/2012

Chocolate da Páscoa pode ser aproveitado em harmonização com bebidas



Crédito das fotos: Fabrício Barreto

Os ovos de chocolate já não são mais destaques nas lojas, porém agora ganham espaço na dispensa ou na geladeira de muitos consumidores. Passado o período da Páscoa, muita gente agora espera consumir aos poucos o produto, principalmente aqueles que acumulam ovos comprados ou ganhos no período.

Uma sugestão é buscar uma harmonização gastronômica ao consumir o chocolate. Que tal combinar chocolate com bebidas alcoólicas? Para o chef Jorge Nascimento, consultor do Walmart (Hiper Bompreço e Bompreço), destes dois ingredientes pode resultar uma ótima opção de harmonização. “Como o chocolate é um produto com alto teor de gordura, o álcool das bebidas ajuda bastante no processo para dissolvê-la”, explica.

A grande variedade de elementos na composição das barras e dos ovos de chocolate voltados para os adultos – desde os tradicionais meio amargos, passando por aqueles com alto percentual de cacau, com cereais e com frutas secas – sugere uma gama de sabores a serem explorados pelo paladar. A seguir, receitas do chefJorge Nascimento:



A cachaça e o meio amargo

Ingredientes*:
Chocolate meio amargo
Cachaça dourada, passada por barrica de madeira

Os chocolates meio amargos, como o próprio nome diz, não são tão doces, e o seu amargor vem de uma maior quantidade de cacau. Então, a untuosidade com um toque maior de amargo e o recheio de morango, que vai propor uma acidez adocicada característica desta fruta, tornará a dupla especial. Para essa harmonização, a sugestão é a combinação da cachaça dourada, passada por barrica de madeiras e servida numa temperatura de 14°C.

Dica: para melhor saborear, coloque o chocolate na boca e deixe-o derreter para então dissolvê-lo com a língua de forma que se possa sentir todos os sabores. Só depois morda e tome um gole da cachaça dourada. Misture tudo na boca e aprecie a experiência gastronômica.

Chocolate, amêndoas, passas e whisky

Ingredientes*:
Chocolate com amêndoas e passas
Whisky 12 anos

Ao dissolvermos na boca a textura mais dura do chocolate, passamos a sentir o crocante e amanteigado sabor das amêndoas tostadas e, em seguida, os açúcares e sabores das uvas passas.

Está descrita aqui uma experiência considerada única, feita com três clássicos ingredientes da chocolateria universal. Para esta harmonização, a sugestão é um Whisky 12 anos, servido a temperatura ambiente. O aroma do malte escocês e o sabor dos elegantes blends, associados aos sabores do chocolate, providenciam uma experiência difícil de ser copiada.

Dica: o chocolate deve ser colocado na boca para derreter, e depois mexido com a língua para sentir todos os sabores. Depois de mordê-lo, deve-se tomar um gole do whisky 12 anos e deixar que tudo se misture na boca e língua. Deixe as sensações se estabelecerem e conecte ao seu cérebro para sentir e descrever a harmonização.

* Produtos disponíveis no Hiper Bompreço e Bompreço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário