24/04/2012

EMBAIXADOR DA TURQUIA NO BRASIL VISITA SALVADOR


Ersin Erçin esteve na Unijorge para discutir possibilidade de acordo acadêmico.

Aproveitando sua estadia na capital baiana, o Embaixador da República da Turquia no Brasil, Ersin Erçin, visitou o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) na manhã desta segunda-feira (23). O objetivo da visita foi conhecer as instalações da faculdade, bem como discutir a possibilidade de firmar um acordo de cooperação acadêmica entre a instituição e universidades turcas, para que alunos e professores de ambos os países possam trocar conhecimento e experiências através de intercâmbio. O embaixador esteve acompanhado pelo Cônsul Honorário da República da Turquia na Bahia, José Angel Espinoza Vásquez, e foi recebido pelo Vice-Presidente da Unijorge, Mário Calmon, pela Diretora Acadêmica, Paloma Modesto, e assessores.

“No que se refere à Unijorge, a parceria vai se desenvolver através do seu curso de Relações Internacionais, único da Bahia, e pelo seu Escritório de Intercâmbio. A ideia é que, além do intercâmbio acadêmico, eventos que promovam as culturas turca e brasileira sejam desenvolvidos pela Jorge Amado, Embaixada da Turquia no Brasil e Consulado Honorário da Turquia na Bahia”, explica Matheus Souza, Coordenador do Curso de Relações Internacionais da instituição.

De acordo com Matheus, são grandes as chances de o acordo se efetivar. Ele conta que, inclusive, os negócios internacionais turco-brasileiros, na Bahia, serão estudados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI) da Unijorge. “Existem grandes investimentos turcos no nosso estado e uma boa troca comercial entre Bahia e Turquia, que há pouco assinou com o Brasil acordo de cooperação em diversas áreas estratégicas, como tecnologia, segurança e educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário