25/04/2012

NEOJIBA PROMOVE ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DE PÁSCOA NESTE SÁBADO (28)


O Festival de Páscoa do NEOJIBA se despede com um concerto especial na Catedral Basílica de Salvador, neste sábado (28). A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia comanda a última apresentação da série, que levou concertos de música erudita para igrejas do Pelourinho, no mês de abril. Sob a regência do maestro ediretor do NEOJIBA, Ricardo Castro, a orquestra fará um concerto especial apenas com obras do grande compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Como convidado especial, o violinista alemão Markus Däunert executará o Quarteto em Sol Menor ao lado de instrumentistas da Juvenil da Bahia e de Ricardo Castro,ao piano. Em seguida, ele se junta à Orquestra Juvenil da Bahia como spalla, apresentando o Concerto para piano nº 21, também com o diretor do NEOJIBA ao piano. A Orquestra encerra o programa com a famosa Sinfonia nº 40 de Mozart. O espetáculo começa às 17h, com entrada franca, sujeita à lotação do espaço.

Promovido pelo Programa NEOJIBA, o Festival de Páscoa tem a proposta de contribuir com as ações de revitalização do Centro Antigo, através da realização de concertos abertos ao público. Após o concerto do próximo sábado, serão quatro apresentações realizadas, uma em cada final de semana, todas abertas ao público. Com um público total de quase 1.000 pessoas nas três primeiras apresentações, o Festival recebeu grandes convidados, como o violista americano Richard Young, o violinista e professor da UFBA Alexandre Casado, o regente e ex-diretorda Escola de Música da UFBA, Horst Schwebel, dentre outros.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador eregente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, eem Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioriadas outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função dereal integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Serviço:

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.

Quando: 28 de abril, às 17h.

Onde: Catedral Basílica, Pelourinho.

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário