23/04/2012

Teatro Molière e e Festival VIVADANÇA recebem espetáculo Passage, da Martinica


Coreógrafo integra arte japonesa e africana no espetáculo Passage.

O Teatro Molière, da Aliança Francesa, recebe o dançarino e coreográfo José Chalons, da Martinica, que apresenta nos dias 27 e 28 de abril, às 20h, o espetáculo Passage, integrante da programação do Festival VIVADANÇA. Durante todo o mês de abril, o Teatro Molière recebeu produções baianas e internacionais, além de promover ações de diálogo e intercâmbio, por meio do projeto de Difusão e Intercâmbio de Grupos Artísticos, realizado com apoio do Fundo de Cultura doEstado da Bahia. O projeto visa promover trocas de experiências e diálogosentre artistas de países francófonos, com grupos baianos.

Um dos destaques da programação do VIVADANÇA 2012, José Chalons promove uma conexão entre as culturas africana e japonesa,denominada de afro-butô. O público baiano poderá conferir o resultado dessapesquisa inusitada, o espetáculo Passage,que revela a trajetória de uma personagem que atravessa etapas da vida humana,a dor, a velhice, a morte, a reencarnação. Esse ser que consiste numa espéciede anjo, encarna as relações hibridas entre os elementos africanos e o butô.

Chalons vai partilhar suas experimentações de encontro entre os gestos étnicos africanos e o universo do afro-butoh durante a oficina gratuita para dançarinos, coreógrafos, atores e performers de 23 a 27 de abril, das 14h às 18h, na Aliança Francesa (Ladeira da Barra). As inscrições são gratuitas epodem ser feitas através do Festival Viva Dança.

Dança em debate– Além de oficinas e espetáculos, a parceria entre Teatro Molière e VIVADANÇA também renderá uma mesa redonda, que coloca em discussão o tema Dança Africana: em busca de novasconexões, contando com a participação de Inaycira Falcão (SP), José Chalons(Martinica), Daniela Amoroso (BA), no dia 27 de abril, sexta-feira, 16 horas. O debate será realizado no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, com entrada franca.

O VIVADANÇA tem patrocínio da Oi, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura do Estado e Governo da Bahia; Chesf e BNDES, através da Lei Rouanet, CAIXA e Governo Federal; apoio cultural da Oi Futuro e Fundação Cultural do Estado da Bahia. A realização é da Baobá Produções Artísticas e do Teatro Vila Velha. O projeto de Difusão e Intercâmbio entre Grupos Artísticos Francófonos é realizado com apoio do do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e promoverá até o fim de 2012 ações de troca e intercâmbio entre artistas de países de língua francesa e brasileiros.

SERVIÇO

VIVADANÇA Festival Internacional

Local: Teatro Molière (Aliança Francesa) .

Ingressos*: R$ 10,00 e R$ 5,00

Site: www.vivadanca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário