23/04/2012

Teatro SESC-SENAC Pelourinho exibirá filme sobre Médicos Sem Fronteiras no dia 3 de maio

Documentário apresenta relatos de profissionais que presenciaram algumas das piores crises humanitárias do mundo; depois da sessão, haverá um bate-papo com dois brasileiros que trabalham com a organizaçãoO filme “MSF: (Un)Limited”, da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) será exibido no Teatro SESC – SENAC, no Largo do Pelourinho, no dia 03 de maio (quinta-feira), às 20h.

O filme traz reflexões de profissionais que trabalharam em situações como o terremoto que destruiu o Haiti em 2010, o genocídio de Ruanda, em que mais de um milhão de pessoas foram assassinadas por conta da etnia a que pertenciam e a fome na Etiópia nos anos de 1980. Eles falam dos dilemas que a organização enfrenta para levar cuidados médicos às vítimas dessas tragédias. A entrada é gratuita.

A exibição faz parte das atividades realizadas para marcar os 40 anos da Médicos Sem Fronteiras. O filme já foi apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Brasília e Curitiba. Depois de Salvador, será exibido em Recife.Após a sessão, haverá um bate-papo com o cirurgião baiano Bruno Rocha, que esteve recentemente no Paquistão, e com Mauro Nunes, enfermeiro e presidente do Conselho de Administração de MSF Brasil, que atua com a organização há 20 anos e já esteve em países como Sudão, Haiti e Honduras.

Em um dos registros mais emocionantes do filme, profissionais da MSF que atuavam em Ruanda (África) são atacados e, por serem de etnias diferentes, colocados frente à frente. Aos membros da etnia hutus foram ofertadas armas e facões para que os mesmos matassem os colegas da etnia tutsis.

Os que se recusaram foram golpeados até a morte.Sobre a Médicos Sem FronteirasA Médicos Sem Fronteiras, que acaba de completar 40 anos, conta hoje com cerca de 26 mil profissionais, que trabalham em mais de 65 países. A organização leva ajuda médico-humanitária internacional para vítimas de catástrofes naturais, fome, conflitos armados, epidemias e pessoas excluídas do acesso à saúde.

Criada em 1971 por médicos e jornalistas, a organização também tem o compromisso de denunciar o sofrimento de seus pacientes e os obstáculos que impedem a oferta de ajuda. Hoje, a organização mantém projetos em mais de 65 países e conta com escritórios em 22 nações, inclusive no Brasil. Esse trabalho é realizado por mais de 28 mil profissionais de todo o mundo que atuam nas áreas médica, logística, administrativa, finanças, comunicação, entre outras. Em 1999, a MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

Serviço

Filme: “MSF: (Un)Limited” seguido de bate-papo com profissionais da organização do documentário

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho - Praça José Alencar n° 19 – Largo do Pelourinho

Dia: 03 de maio às 20hEntrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário