27/05/2012

SAMBA JUNINO É CELEBRADO NO PROJETO VENTILA SALVADOR




Em sua 6ª. Edição o projeto Ventila Salvador visa resgatar a cultura do SAMBA JUNINO, esta manifestação cultural oriunda dos bairros populares de Salvador que viveu seu auge na década de 80.


As mentes produtivas do Ventila já iniciaram as negociações e estão definindo as novidades que irão fazer parte do evento. A idéia é dar o tom junino em alguns espaços da capital mesclando decoração temática, quitutes tipicos e muito samba-de-mesa com uma pitada de forró. "Reviver momentos felizes que fizeram parte da nossa infância e valorizar essa vertente cultural tão importante que anda esquecida e hoje sobrevive somente em alguns bairros da cidade". Diz Agnoell, um dos idealizadores de projeto.


O Samba junino tem suas raízes na cultura negra, a partir da influência do samba de Angola e de ritmos como o maxixe, o lundu e a umbigada. Apesar de ser consideradopatrimônio cultural, o samba junino tem perdido força nos bairros populares, onde tudo começou.


Na cidade de Salvador o samba junino ou duro é celebrado nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Federação, Liberdade e Plataforma. Em outros, deixou de ocorrer por conta da violência e falta de apoio do poder público. Porém, no centro da cidade, o Arrastão Junino há alguns anos atrai milhares de pessoas, que ao invés do forró caem no samba. No Ventila vamos unir as duas vertentes e ventilar muita alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário