15/08/2012

Geração Bit traz diretor de conteúdo da MTV e teórico em audivisual para conferências


Projeto recebe Zico Góes, no dia 21/08, e Arlindo Machado, dia 23/08, para palestra sobre videoclipe.

Nos dias 21 e 23 de agosto, o projeto Geração Bit recebe dois nomes de peso para ministrar duas conferências, dando segmento a uma série de encontros com diretores e especialistas em videoclipes, para discussão sobre os diversos processos de produção e divulgação do audiovisual.

Na terça, dia 21/08, o diretor de conteúdo da MTV, Zico Góes, vem a Salvador para falar sobre “As mudanças da MTV como plataforma de lançamento de videoclipe”, no Teatro Moliére da Aliança Francesa (Ladeira da Barra), a partir das 20h.


Já na quinta, 23/08,o Geração Bit recebe o teórico Arlindo Machado, que irá conversar como público sobre as linguagens do videoclipe, na Sala de Arte Cinema da UFBA(Pavilhão de Aulas do Canela), também a partir das 20h. As conferências são gratuitas e abertas ao público.

O Geração Bit vem realizando uma sériede encontros com especialistas em audiovisual, a cada semana, no intuito de aproximar o público baiano dos processos que envolvem a produção e a divulgação de um videoclipe. O projeto trouxe a Salvador nomes como Lucas Cirillo, diretor do clipe Felicidade, de Marcelo Jeneci, e Vinicius Nisi, diretor do clipe Oração, d’A Banda Mais Bonita da Cidade, sucesso na internet com mais de 10 milhões de acessos no Youtube.

Confira a programação para as conferências de Zico Góes e Arlindo Machado:

21/08

Palestrante: Zico Góes.

Tema: As mudanças da MTV como plataforma de lançamento do videoclipe.

Local: Aliança Francesa(Teatro Moliére).

Horário: 20h.

23/08

Palestrante: Arlindo Machado.

Tema: Linguagem do videoclipe.

Local: Sala de Arte Cinema da UFBA (Pavilhão de Aulas da Canela - PAC. Av. Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela).

Horário: 20h.

Conheça os palestrantes:

-Nome de referência da MTV, Zico Góes é diretor de conteúdo da emissora, tendo implementado as mudanças de posicionamento e da grade nova. Também é professor universitário de Rádio e TV. Com 20 anos de experiência na área de cultura e entretenimento, Góes também já passou pela GNT (Globosat) e FLINTBRASIL. Na MTV, é responsável pela criação de programas de sucesso, como RockGol, Piores Clipes do Mundo e o Video Music Brasil (VMB).

- Arlindo Machado é professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e do Dept. de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo. Seu campo de pesquisas abrange o universo das chamadas “imagens técnicas”, ou seja, daquelas imagens produzidas através de mediações tecnológicas diversas, tais como a fotografia,o cinema, o vídeo e as atuais mídias digitais e telemáticas.

Sobre esses temas,publicou 13 livros. Foi crítico de fotografia e vídeo na Folha de São Paulo durante entre 1984 e 1986. Dirigiu seis filmes de curta-metragem. Recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da FUNARTE , em 1995 e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2007.

Geração Bit - Com o objetivo de constituir um espaço de formação audiovisual voltado para profissionais de cinema e vídeo e estudantes interessados no tema, o Núcleo de Formação em Videoclipe Geração Bit volta, em 2012, para ampliar a produção audiovisual baiana. Encabeçado por Alexandre Guena, diretor premiado por clipes como o da cantora Pitty, o projeto vai promover, de julho a outubro, oficinas práticas e cursos gratuitos para 25 inscritos, além de conferências com nomes nacionais do audiovisual, abertas ao público.

Em outubro, cinco bandas selecionadas pelo projeto (Cascadura, Dois Em Um, Retro Visor, Lola e Vince de Mira e o Batuque do Vigia) terão clipes produzidos pelos alunos do curso e lançados em uma mostra de cinema. O projeto conta com apoio da VIVO, através do programa VIVOArt.Mov, e do Governo da Bahia, através da Lei de Incentivo Faz Cultura.

Programa VivoArte.Mov - O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.

São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário