20/08/2012

LoCais da memória será apresentado no Barracão das Artes, no Forte do Barbalho

Experimento teatral realizado por Lia Vasconcelos e Cia de teatro Na Boca de Cena reúne histórias de pessoas comuns que vivem à beira mar.

Cinco pessoas comuns, moradores de um bairro construído à beira mar, beira rio, rico em (con)tradições, povoado de histórias reais e da imaginação. Os meninos-sonhos de ontem, hoje, acordados diante do espelho, refletem(se). São reflexos dos seus sonhos.

O experimento LoCais da memória será apresentado nos dias 01 e 02 de setembro, às 19h, noBarracão das Artes (Forte do Barbalho). O projeto artístico nasceu da pesquisa de mestrado da dramaturga Lia Vasconcelos e tem como objetivo a criação dramatúrgica a partir da mobilização da memória individual e coletiva. O resultado cênico é fruto do processo de dramaturgia colaborativa com a Cia deTeatro Na Boca de Cena da ONG Bumbá -Escola de Formação Artística, sediada no bairro da Boca do Rio em Salvador.

LoCais da memória reconstitui em cena o espaço-tempo da memória de fatos que marcaram a vida de cinco moradores do bairro da Boca do Rio. Suas relações familiares, brincadeiras de criança e experiências na comunidade são revividos poeticamente através do corpo e dapalavra.

Lia Vasconcelos nasceu em Salvador – Bahia. É mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, especialista em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa e produtora cultural formada pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Em 2010, participou do projeto “Os Dez Dramaturgos” no site Teatro Para Alguém com a peça Bicho Homem[http://www.teatroparaalguem.com.br/2010/09/bicho-homem/], dirigida por Roberto Rosa.

Nesse mesmo ano, ministrou oficina de roteiro na Universidade Estadual da Bahia pelo projeto Cine Art’s. Além de peças e roteiros, escreve também poesia, contos e crônicas, a exemplo do texto Entre Duas Cabeças, selecionado entre os melhores de julho de 2007 na seção Exercícios Urbanos do site Portal Literal[http://portalliteral.terra.com.br/artigos/exercicios-urbanos-julho2007]. É autora da peça Limbo, recentemente publicada na coletânea Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council - 2ª turma da editora SESI-SP.

A ONG Bumbá e a Cia Na Boca de Cena atuamna Boca do Rio desde 2009, tendo realizado, em 2011e 2012, apresentações do espetáculo “O Encontro das Yabás” - uma encenação da memória da comunidade - em escolas e centros culturais do bairro, no Festival de Arte-Educação CRIA/Vivo em Cena e nos teatros Solar Boa Vista e Centro Cultural Plataforma.

Além de exercitar o potencial artístico da Cia Na Boca de Cena, este trabalho vai ao encontro dos objetivos da ONG Bumbá de formação para a capacitação profissional de jovens da comunidade, através da realização de atividades culturais e artísticas. Os eventos promovidos pela ONG têm a finalidade de fortalecer o vínculo comunitário e de captar recursos para as montagens do grupo.

SERVIÇO

Experimento teatral LoCais da memória com a Cia Na Boca de Cena

Direção: Lia Vasconcelos

Dramaturgia: Lia Vasconcelos e Cia NaBoca de Cena

Elenco: Eugênio Lima, Islânia Almeida, JessyAndrade, Marcela Lima e Ronaldo Magalhães


Apresentações: 01 e 02 de setembro de 2012

Local: Barracão das Artes

Forte do Barbalho – Rua Aristides Ático, s/n,Barbalho

Horário: 19h

*Ingresso pague quanto puder àvenda no local a partir das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário