22/08/2012

Os Ingênuos & Maira Lins homenageiam a grande Clara Nunes


Foto: Talis Castro.

Prosseguindo com a temporada de homenagens aos músicos brasileiros, a próxima apresentação do regional do choro Os Ingênuos tem como convidada especial a cantora Maira Lins, onde juntos fazem um tributo à grande Clara Nunes, que, se viva, teria completado 70 anos no último dia 12 de agosto de 2012. A apresentação no dia 27 de agosto, a partir das 19h30, traz canções do show ‘Às Claras’, de Maira, na Varanda do SESI Rio Vermelho. A temporada é uma parceria Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$15,00.

Os Ingênuos – surgido em 1973, mas formalizado em setembro de 1975, em Salvador, tem como fundador remanescente Edson Santos(Edson Sete cordas). Dois anos mais tarde, se junta ao grupo Cacau do Pandeiro. A partir de então, o grupo tem participado de quase todos os eventos musicais da Bahia, de outros Estados do País e no exterior, sempre adivulgar a música popular brasileira - precisamente o "choro".

Foi o principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, fundando o Clube do Choro, em 1977, ao lado de Paulinho da Viola, no Teatro Castro Alves. Em seguida, produziu inúmeros shows convidando artistas a se apresentarem na Bahia: Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete), Ademildes Fonseca (cantora), Zéda Valha (trombone), Waldir Azevedo (cavaquinho), Avena de Castro (cítara),entre muitos outros.

Com 37 anos de carreira o conjunto já possui sete registros musicais entre vinis, CDs e DVD, tendo como participações especiais artistas de peso da música popular brasileira, como os Maestros Paulo Moura, Orlando Silveira, Rafael Rabello, Fred Dantas, Altamiro Carrilho, entre outros. Atualmente o regional do choro é composto pelos músicos Edson Sete Cordas (Violão 7 cordas), Cacau do Pandeiro, Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo Santos (Flauta), Júlio Caldas (Bandolin) e Washington do Cavaco.

O Regional do Choro Os Ingênuos integra o catálogo da Hessel Produções, um dos coletivos do Pólo de Música da Bahia (POMBA), rede de relacionamento voltada ao aquecimento dos negócios da música independente no Estado da Bahia.

Maira Lins - Cantora baiana de Salvador teve seu primeiro contato com a música ainda na adolescência, em grupos escolares, coral religioso, além do convívio familiar estreito com aMPB e a música regional.

Há cinco anos começou a se apresentar em bares de Salvador, sempre ao lado do ‘Menos Um no Quarteto’, quando vieram as primeiras canções autorais, que evidenciam sua entrega à interpretação. Em 2009, realizou o projeto “Maira Lins Canta”. Em 2010 fez parte do Grupo Vozes Reveladas, coral performático regido pelo Maestro Sérgio Souto. No mesmo ano realizou o “Sambada Sereia” fazendo uma temporada de grande visibilidade de seu trabalho,levando a cantar com grupos conhecidos do samba como o Coletivo Circo dá Samba,Batifun, Barlavento, Dendê Groove, Pedro Moraes, dentre outros.

No interior, se apresentou em eventos em Valença, Itacaré, Alcobaça, Prado e Teixeira de Freitas, sempre ao lado de músicos da região como Marcos Sena, Taiana Carega e Jarley. Também em 2010, participou do projeto de gravação do CD “Cantigas de Infância”, pesquisa de Cristina Fausto, cifradas por Fred Dantas, sobre canções da década de 60.

Em 2011, participou de um coletivo de artistas do samba,chamado “Samba em Construção”, um projeto envolvendo as mais diversas manifestações artísticas relacionadas ao tema construção, cantando ao lado deartistas como Clécia Queiroz, Peu Meurray, Samba das Moças, Carlos Barros dentre outros. No Natal de 2011, realizou o show “Natal sem Fome” com Peu Meurray e participação de Jota Veloso no Teatro Cine Solar Boa Vista.

Em 2012 montou o Show “Às Claras”, que é fruto de uma pesquisa que começou há quase 2 anos e que almeja expor ao público seu processo de criação e construção inspirado na grandeza de Clara Nunes, uma das maiores cantoras da MPB.

Serviço:

O que: Regional do Choro Os Ingênuos & Convidados

Convidada: Maira Lins em homenagem à Clara Nunes

Quando: Dia 27/08, segunda-feira

Horário: a partir das 19h30

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.

Couvert Artístico: R$ 15,00

Realização: Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia –POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário