22/08/2012

Sauípe Folia 2012 investe em sustentabilidade e promove ações para preservação do meio ambiente


Interessado em ir além eser mais do que um evento de entretenimento, o Sauípe Folia 2012 aproveitará a oportunidade de reunir mais de cinco mil pessoas por dia para realizar ações de conscientização e sustentabilidade.

“Ao atrelar o Sauípe Folia à Conservação Ambiental, cria-se um mecanismo atrativo para envolver os jovens e as pessoas de uma forma geral na temática socioambiental. Ao tempo em que proporciona o exercício da cidadania e responsabilidade com o meio, para que aja o comprometimento com as questões socioambientais locais e globais.”, afirma a bióloga Carla Circenis.

Começando pelo básico, o evento realizará coleta seletiva do lixo, nas festas da piscina, da arena e do trio, com separação do lixo acontecendo durante todo o momento, mostrando como essa ação pode ser realizada por cada indivíduo, em sua própria casa.

Preocupado coma camada de ozônio, o Sauípe Folia fará uma compensação de CO2. Para isso, será feito um cálculo médio da quantidade de emissão de gás carbônico pelo evento e, através de uma parceria com o projeto Floresta Sustentável, será plantada uma quantidade de árvores correspondente a essa emissão, com o objetivo de reverter, ou pelo menos, minimizar os danos causados.

Acreditando que a conscientização só chega através da informação, o evento irá montar o Espaço Eco. Localizado na arena, esse espaço será dedicado ao sustentável, com games, exposições e decoração feita com material reciclado. Além disso, o Sauípe Folia irá utilizar gerador biodiesel durante todo o evento.

Para a bióloga Carla Circenis é de importância fundamental inserir conceitos e práticas ecologicamente corretas no evento e garantir um plano de Gestão Ambiental que desenvolva ações direcionadas à minimização dos Impactos Ambientais. “Quando um evento como o Sauipe Folia se dispõe a realizar tais ações, está exercendo o conceito fundamental de responsabilidade. Esta iniciativa visa promover um processo de educação ambiental e práticas ecológicas na indústria do entretenimento, aspirando transformar os equipamentos e seus processos produtivos em atividades sustentáveis e saudáveis, pois toda indústria que gera poluição ou toxicidade pode ser redimensionada, a fim de se evitar prejuízos àsaúde pública e ao meio ambiente.”, explica Carla.

As ações não ficaram restritas aos três dias de evento. O Sauípe Folia se preocupou com a sustentabilidade durante todo o processo de produção e irá distribuir um guia sócio-ambiental que será entregue aos foliões junto com o kit da entrega de camisas; produzirá todos os abadás com tecido de fios feitos de material reciclado, e terá parte do merchandising e material de divulgação feito com papel reciclado. O Sauípe Folia acontece nos dias 06, 07 e 08 de setembro, no Complexo Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia, e conta com shows de Ivete Sangalo, Eva, Jorge & Mateus, Harmonia doSamba, Timbalada, Gusttavo Lima, Humberto & Ronaldo e Tomate, além dosshows exclusivos para hóspedes de Peixe e Psirico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário