25/09/2012

ALE VANZELLA: INDIE BOSSA IN CONCERT


Músico, cantor e compositor, Ale Vanzella nasceu em Guaporé, na Serra Gaúcha, onde iniciou sua concepção musical norteada pelo rock alternativo. A experiência com diversas bandas, onde transitou na vanguarda do rock alternativo, indie rock e grunge, estilo muito apreciado no sul do país, foi o alicerce para que sua criatividade como compositor e intérprete evoluísse e o lançasse a novos desafios.

Viu a paixão pela música nascer na adolescência, por volta dos 13 anos de idade, através de sua irmã Michele Vanzella, também profissional da área. Em 2005 foi premiado na 3ª Edição do Good Music Festival, um dos principais festivais de bandas do Rio Grande do Sul, com a música "Domingo" (também presente no álbum de estreia). Fato curioso é que a gravação inscrita como banda "Os Sinatras" teve todos os instrumentos (guitarra, bateria, baixo e voz) gravados por ele.

Em 2011, enquanto experimentava estilos intimistas de executar suas obras, surge inspiração de juntar elementos de suas composições de rock alternativo com a bossa nova brasileira. Estava ali definido o norte de seu trabalho, uma fusão da bossa nova com elementos do indie rock e grunge.

No mesmo ano inicia a construção de seu álbum de estreia juntamente com o produtor musical Cláudio Girardi, que conhecera em 2003, e tem em seu currículo um grande arsenal multicultural, pois viveu e produziu em continentes como África, Europa e America do Norte.

Gravado e produzido no Rio de Janeiro e Los Angeles, o disco apresenta uma sonoridade peculiar, com destaques para as faixas “Grudge" e "Cor e Acordes", que também tem versão em videoclip. É audível a influência indie na mixagem, optando por vocais com drive e gravações acústicas dos instrumentos, porém, enfatiza o toque brasileiro nos arranjos instrumentais. A masterização do álbum ficou por conta de Marconi de Morais no estúdio Batuk Room em Los Angeles, EUA.

Um ano após a ideia de produzir um álbum entrelaçando Bossa Nova e Indie Rock, o músico assina contrato com a Albatroz Music, conceituada gravadora especializada em Bossa Nova, tendo em sua direção a competência e experiência de Raymundo Bittencourt e Roberto Menescal. A distribuição e a comercialização ficam a cargo da Music Brokers.

O "Indie Bossa", lançado em maio de 2012, é composto por 17 faixas e uma bônus (em japonês), todas de autoria de Ale Vanzella. As composições se intercalam entre português e inglês, sendo o português o idioma predominante. Um toque especial no disco é a participação do ilustre Roberto Menescal, músico de essência da Bossa Nova, reconhecido no Brasil e no exterior.

“O que mais me surpreendeu neste trabalho do Ale foi a suavidade. Ainda me surpreende muito. Me lembro que o João Gilberto apareceu assim, ele abriu uma oportunidade na época. E o Ale pode abrir essa nova porta. Hoje ninguém sabe mais nada e nem podemos prever nada. Acho que isso faz parte”, resume de modo entusiasmado Roberto Menescal, grande apoiador do projeto.

A grandiosidade do trabalho se mede pela agenda de compromissos de Ale Vanzella no exterior. A turnê "Indie Bossa In Concert", de lançamento do primeiro álbum, iniciou em New York em maio deste ano, na casa de shows SOB´S. Dos Estados Unidos seguiu diretamente para o Japão onde apresentou mais sete shows consecutivos. Em Tóquio o artista brasileiro dividiu o palco com cantores japoneses: Michinari Usuda, Sanae Nishizawa, Hiromi Naka, Msashi Hino, Takeo Tsutsu, Sachiko Yoshino. Julho foi a vez do Brasil. Com a participação especial de Roberto Menescal, Ale lançou nacionalmente Indie Bossa, no Café Paon, em um show repleto de convidados, fãs e amigos.

A partir de setembro de 2012 a Maurício Pessoa Produções Artísticas - escritório responsável por turnês de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Maria Gadú, entre outros renomados artistas da música popular brasileira – será o responsável pela divulgação do álbum Indie Bossa por todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário