20/09/2012

HOSPITAL ESPANHOL É DESTAQUE NO COMBATE À OBESIDADE


A Real Sociedade Espanhola de Beneficência – Hospital Espanhol – recebeu, nesta quinta-feira (dia 20) o primeiro certificado do Norte e Nordeste como “Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica”. Este foi o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que também entregou ao coordenador da unidade, o cirurgião Márcio Café, a “Certificação de Cirurgião de Excelência”, concedido pela instituição norte-americana Surgical Review Corporation (SRC), e pela SBCBM. O médico foi o primeiro cirurgião do país a receber este tipo de certificação, que foi entregue pelo cirurgião Marcos Leão, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e coordenador do serviço no Hospital Santo Amaro.

“O HE, a partir destas certificações, evolui para a implantação da nova unidade de cirurgia bariátrica e metabólica, que será implantada no 5º andar do hospital. Esta unidade proporcionará a todos os cirurgiões do Estado interessados em realizar cirurgia bariátrica um atendimento multiprofissional de excelência, com apoio em tempo integral de nutricionistas, psicólogos, enfermeiras, fisioterapeutas e médicos treinados para identificar qualquer sinal ou sintomas de alerta e avisar imediatamente à equipe responsável. O hospital deseja se transformar no maior centro de realização de cirurgias bariátricas do Estado, atraindo cirurgiões de outros hospitais e do interior para realizarem as suas cirurgias com segurança”, destaca Márcio Café.

“O certificado de cirurgia bariátrica conseguido pelo nosso serviço de referência de Cirurgia Bariátrica do HE é de extrema importância. O HE se sente muito honrado em participar deste circuito, ter se destacado e conquistado estes certificados”, destaca o Diretor Médico do HE, Dr. João Carvalho.

O presidente do Hospital Espanhol, Demétrio Moreira Garcia, acrescenta que as certificações são fruto do não só do reconhecimento dos serviços prestados na instituição centenária, como também da qualidade dos profissionais que nela atuam. “A Diretoria, conselheiros e associados estão muito orgulhosos com as conquistas”, afirma o presidente da instituição.

Visitas técnicas

Para receber as certificações, o Hospital Espanhol e o Dr. Márcio Café foram avaliados durante visitas técnicas da equipe da SRC, representada pelo Dr. Neil E. Hutcher, ex-presidente da Sociedade Norte Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, um dos pioneiros na realização desta cirurgia no mundo. O especialista já visitou mais de 40 países, realizando auditorias para centros de excelência em cirurgia bariátrica.

O Dr. Neil E. Hutcher percorreu as instalações do Hospital Espanhol, acompanhado do coordenador do serviço, e conferiu toda a estrutura que envolve o serviço. Avaliou médicos, equipes, procedimentos, equipamentos, como também todo o suporte que a instituição oferece para garantir a segurança do paciente, incluindo setores como a emergência, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), serviço de endoscopia, centro cirúrgico e consultórios médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário