26/11/2012

Plataforma Internacional de Dança reúne artistas e espetáculos latino-americanos em Salvador

Em sua 4ª edição, PID promove mostra de espetáculos de dança de diversos países da América.

Latina e rodas de conversa sobre curadoria de 5 a 10 de dezembro na capital baiana.

Vínculos sociais, estéticos, políticos entre a dança e as pessoas. Essa é a tônica da PID - Plataforma Internacional de Dança, que chega a sua 4ª edição e realiza a Mostra Latino- Americana de Dança com espetáculos e performances em Salvador, de 05 a 10 de dezembro de 2012. Produções de diversos de países da América Latina e rodas de conversas sobre a dança contemporânea se espalham pela cidade durante o evento, com expectativa de mobilizar a população da cidade para a arte do movimento do corpo. A PID tem apoio da Caixa Cultural e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura.

Dançarinos e coreógrafos do México, Argentina, Peru, Costa Rica, além dos brasileiros de todos os cantos do país, discutirão através das obras e dos momentos de diálogos o que pode ser uma experiência estética da dança e até onde ela modifica a visão de mundo das pessoas. Para a Mostra Latino-Americana de Dança, o público irá contar com dez espetáculos com 17 apresentações, cinco dias de discussões sobre curadoria e artes e sua relação com os públicos diferentes e de diversos cantos da cidade.

Segundo a coordenadora geral da PID, Nirlyn Seijas, o desafio é apresentar as mais diversas formas da arte da dança contemporânea e ampliar o debate sobre a arte. "São poucos os espaços pra gente ver a arte da dança tanto do interior da Bahia quanto dos países da América latina, precisamos de espaço pra ver e conversar sobre o labor da dança e suas possibilidade de ação real na vida cotidiana dos soteropolitanos", ressalta Nirlyn.

Mediação Cultural - Para encontrar estratégias de aproximar uma plateia pouco habituada aos espetáculos de dança contemporânea, a Plataforma Internacional de Dança - PID mantém por todo ano em funcionamento um grupo de Mediação Cultural, voltado para criar estratégias de aproximação do público das produções de dança contemporânea. Na programação da PID não será diferente. Por meio de parecerias com instituições de ensino e atendimento a pessoas com deficiências. A ideia é fazer mais que levar o público para assistir os espetáculos, mas criar condições para despertar seu interesse e curiosidade em torno da dança contemporânea, dando subsídios para que eles possam fruir e sentir as obras.

De acordo com Milena Mariz, coordenadora das ações de mediação cultural, serão desenvolvidas durante a Mostra Latino-Americana de Dança ações como oficinas, rodas de discussão para estimular o público antes de assistir aos trabalhos. O segundo momento é realmente tornar-se plateia e por fim, discutir e avaliar o processo, percebendo como foi a recepção das diferentes etapas. "Com a mediação cultural queremos despertar a curiosidade das pessoas para que elas assistam espetáculos de forma mais aberta, sem a expectativa de que haverá um entendimento total. A intenção é mostrar para elas que a percepção se dá pelo sentimento, pela sensorialidade, de uma forma mais flexível, sem somente pensar se está gostando ou entendendo".

Programação - Além da mostra, a PID conta com uma programação bem diversa. Durante o período da apresentação dos espetáculos de toda América Latina, acontece também, dentro da Plataforma, a Jornada sobre Curadoria para Dança. O evento acontecerá nos dias 5 e 6, às 16h e 7, às 18h, no Café Terrasse da Aliança Francesa (Ladeira da Barra). O objetivo dos encontros é promover um diálogo entre artistas e curadores, refletindo sobre os critérios estéticos utilizado pelas curadorias e de que maneira isso impacta a produção artística latino-americana.

Na noite “Vai que você se apaixona”, programada para o dia 8 de dezembro, às 21h, no Visca Cultura e Arte (Rio Vermelho), será promovida uma espécie de feira de contatos e trocas entre artistas, produtores e curadores. A intenção é fomentar a economia da dança e criar condições para intercâmbios e o desencadeamento de novas parcerias e trabalhos entre artistas e mercado cultural.

Haverá também oficinas e encontros entre os artistas para discutir sobre processos criativos. Para acompanhar toda a programação completa do evento, bem como ver a cobertura completa do evento, acessem: http://www.pidbahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário