sábado, 31 de março de 2012

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO OUTONO-INVERNO 2012 TEMPT AGITA O SHOPPING PARALELA



Hoje(31) teve o lançamento da coleção Outono-Inverno 2012 da Tempt, capitaneado pelos empresários Gustavo Moraes e Ricardo Martins, às 17hs, no Shopping Paralela.



Com muitos quitutes, pró-secco e boa música, os convidados puderam conferir as novas tendências deste Outono. Uma das novidades é a calça Alicate(tem este nome por parecer como um alicate), além disso as cores estão bem vivas, desgastadas e em gradientes.

Um modelo desfilou com 5 looks novos.




O evento ainda teve a presença do piloto de Stock Car Patrick Gonçalves e o designer Jorge Nascimento que ajudou a confeccionar as peças.

Confira algumas fotos:

















Para conferir a galeria completa, acesse nosso Facebook: http://www.facebook.com/#!/media/set/?set=a.3150482635574.140510.1070358601&type=1

sexta-feira, 30 de março de 2012

“A Paixão de Cristo” terá apresentações populares na Concha Acústica do TCA



Créditos das fotos: Shirley Stolze.

A capital baiana é palco, pela segunda vez consecutiva, para a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, durante a Semana Santa. São cinco apresentações populares, de 05 a 09 de abril, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, sempre às 18h30. Com um conceituado elenco encabeçado por Regina Dourado (Maria) e apresentando Márcio Bernardes (como Jesus Cristo), o espetáculo tem direção de Paulo Dourado e segue uma linha de teatro épico.

O texto se baseia nos evangelhos para narrar a vida e a obra de Jesus Cristo, desde o nascimento até a sua ressurreição, na maior e mais conhecida história de todos os tempos.



A Paixão de Cristo conta com grande elenco, composto por 50 reconhecidos atores baianos, em que as presenças de Andrea Elia (Maria Madalena), Luiz Pepeu, Urias Lima, Narcival Rubens, Edlo Mendes, Joana Schnitmann e Cristiane Veigga se ligam em cena à participação especial dos 25 jovens atores do PIM (Projeto de Iniciação Musical) do bairro de Coutos.

Além disso, um coro de 100 vozes, dirigido pelo maestro Dilton César, completa os integrantes da equipe no palco. Tudo alinhado com a música do espetáculo, que é uma grande compilação de composições clássicas de domínio público, criada pelo diretor musical Paulo Cunha.

Realizando um projeto único no cenário cultural da Bahia, o diretor Paulo Dourado espera a presença de 27 mil espectadores durante os cinco dias da encenação. Por isso a escolha da Concha Acústica, que é grande o bastante e apenas no ano passado voltou a receber uma apresentação de teatro - depois de uma década de vazio! A empreitada cênica segue uma linha épica, baseada no belo e poético texto dos evangelhos e é pontuada por expressões da Língua Portuguesa arcaica.

“Nossa proposta artística é a da realização de uma linguagem de teatro clássico. Essa é a forma adequada para apresentar para o público atual a celebração da histórica d’APaixão de Cristo, que é a mais permanente e profunda entre todas as tradições culturais de todo o mundo ocidental”, afirma Dourado.



Apesar disso, a produção contempla elementos contemporâneos e tecnologia de ponta na iluminação cênica e na sonorização ao vivo, além de muitos efeitos especiais coordenados por Fritz Guttmann, como o vôo do arcanjo Gabriel e a ascensão de Cristo. Os ingressos podem ser trocados gratuitamente por 1kg de feijão ou arroz na bilheteria da Concha Acústica do TCA, das 12h às 18h. Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail cadastropaixao@gmail.com ou pelo telefone: 3012-6483.

Calendário anual na Concha

“Fazer teatro na Concha é um grande desafio, pois é preciso ter o controle de uma grande platéia”, afirma o diretor. Mas a idéia de Paulo Dourado é fazer com que o espetáculo continue sendo um evento fixo no calendário cultural anual de Salvador. Por isso, a realização d´A Paixão de Cristo, ano após ano, pretende reafirmar a importância formadora e educativa da mensagem do Cristo com vistas ao humanismo, paz, tolerância e sabedoria. “No ano passado, primeiro ano do projeto, foram quatro apresentações e todas estavam lotadas”, lembra ele.

Ambicioso, o projeto transcende o plano artístico-religioso e preenche um vazio cultural que gera repercussão nos planos turístico e econômico. “Sempre faltou um espetáculo grandioso e aberto ao público sobre o tema na Bahia, que é depositária de um acervo de arte sacra de proporções mundiais”, lembra Dourado. Com isso, pretende-se contribuir para visita do público aos grandes acervos sacros presentes em Salvador e no Recôncavo Baiano.

Ao longo das últimas décadas ressurgiram espetáculos contemporâneos sobre a Paixão de Cristo, produzidos com recursos tecnológicos de ponta e elenco de excelência artística, voltados para a atualização e ressignificação desse grande marco de unificação dos povos. A Paixão de Cristo de Paulo Dourado, além de estimular o mercado cultural do estado, não tem missão diferente desta: pensar o verdadeiro sentido da Páscoa.

Ficha Técnica

Direção - Paulo Dourado

Direção de elenco – Gideon Rosa

Trilha Sonora - Paulo Cunha

Figurino – Miguel Carvalho

Cenografia – Zuarte Júnior

Cenotécnico - Yoshi Aguiar

Maestro – Dilton César

Efeitos Especiais – Fritz Guttman, Adson Leite

Assessoria de imprensa - Gabriel Monteiro

Coreografia – Jorge Santos

Produção Executiva - Ana Paula Carneiro, Mel Meireles, Antonio Lucas, Cida Lima Barreto

Assistente de Direção - Adalberto da Palma

Coordenação do PIM – Elísio Lopes Filho e Antônio Ferreira

Apresentando: Márcio Bernardes como Jesus Cristo;

Participações Especiais: Regina Dourado (como Nossa Senhora) e PIM - Projeto de Iniciação Musical (25 jovens atores do bairro de Coutos)


Elenco:

Agnaldo Lopes / Amós Eber / Andréa Elia / Andrea Villela / Antônio Fábio / Bira Freitas

Bruno Sousa / Ciro Sales / Cristiane Veigga / Danilo Novais / Edlo Mendes / Hamilton Lima

Jeferson Oliveira / Joana Schnitmann / João Paranhos / Jussara Mathias / Luísa Proserpio

Luiz Pepeu / Marcelo Augusto / Marcos Galdino / Maurício Sérgio Aquery / Narcival Rubens

Paulo Borges / Urias Lima / Vitório Emanuel / Anderson França / André Nunes

Audrey Consiglio / Bruno Bozetti / Caio Valente / Camila Ribeiro / Diego Alcantara

Diego Valle / Ednei Alessandro / Elcian Gabriel C. da Silva / Evaldo Maurício / Felipe Velozo

Ismael Marques / Jair de Oliveira / João Marcelo Britto / João Paulo Saraiva / Julio César Mello

Kekeu Nery (Cleide Nara) / Leide Raquel Argollo / Lika ferraro / Mario Bezerra / Marise Urbano

Rafael Sales Santos Rocha / Reilan Almeida / Sarah Corral / Tainara Urrutia / Tina Ribeiro

Verônica de Macedo / Vinicius Bustani Valente / Vitor Nascimento Vitório / Yanna Vaz Lopes

Serviço

Espetáculo: "A Paixão de Cristo”
Data: 05 a 09 de abril de 2012 (5 apresentações populares), durante a Semana Santa
Horário: 18h30
Local: Concha Acústica do TCA

Ingressos: 1kg de arroz ou feijão (troca na bilheteria da Concha Acústica, das 12h às 18h)
Mais informações: (71) 3012-6483

Bahia é pioneira no uso de células tronco na reconstrução capilar



Produto 100% natural alisa e nutre, ao mesmo tempo, os cabelos cacheados e crespos. O mercado da beleza se aliou ao da saúde. Isso porque já é possível ter cabelos lisos, bem nutridos, sedosos e brilhantes sem recorrer às técnicas agressivas que fazem uso de formol, amônia, chumbo ou qualquer outro componente pesado.

Uma grande empresa brasileira descobriu a fórmula do sucesso que vai, literalmente, fazer a cabeça das mulheres e até dos homens pós-modernos do mundo inteiro.Trata-se do primeiro produto 100% natural que, de uma só vez, alisa e trata os fios, evitando a fuga de nutrientes e proporcionando um aspecto saudável.

A descoberta chega para anunciar o fim das escovas progressivas e definitivas, que têm levantado dúvidas com relação à segurança para quem faz e quem aplica.

Essa revolução, cujo nome e marca estão guardados a sete chaves, será revelada na próxima segunda-feira (2), durante coletiva à imprensa, realizada no Fernando Sozza Spazio de Beleza, Rua Alexandre Herculano, nº 54, Itaigara. Após a coletiva haverá um coquetel de lançamento.

O produto, que é resultado de três anos de pesquisa, já foi patenteado e estará disponível nos principais salões e espaços de beleza do planeta. O novo método de alisar cabelo poderá ser aplicado em pessoas de qualquer faixa etária, inclusive crianças e gestantes, e pode ser conciliado com químicas e tinturas, pois é totalmente natural, à base de células tronco.

O hair stylist e pesquisador capilar Fernando Sozza, que participou do processo de produção, garante que não há contra-indicação nem a mínima chance de causar alergia ou qualquer malefício à saúde do profissional ou cliente.

“Ele é mesmo natural, tanto que pode ser aplicado sem luvas e não tem substâncias tóxicas para serem inaladas. E o resultado é surpreendente: alisa e reconstrói fio a fio, sem agredir ninguém”, explicou.

Sobre Fernando Sozza: com 27 anos de atuação profissional como hair designer, ele já trabalhou nos mais conceituados Salões de Beleza e Centros de Estéticas de Salvador; foi discípulo das mais importantes escolas de cabeleireiros do mundo.

Estudou na Escola Langueras, na Espanha; e posteriormente na Academia Internacional Tony Guy, onde potencializou suas técnicas de corte. Passou ainda pela Pivô Point, nos Estados Unidos, considerada uma das melhores do mundo, e soma no currículo passagens pelos cursos avançados das principais linhas de cosméticos existentes, a exemplo da Wella, Joico e Ybera.

O que: Lançamento do primeiro produto à base de células tronco para cabelo
Quando: segunda-feira (02), às 17h.
Onde: Fernando Sozza Spazio di Beleza – Rua Alexandre Herculano, nº 54, Itaigara – próximo ao Restaurante Erculano.

LIMITS LANÇA A COLEÇÃO SURVIVORS 2012



A coleção SURVIVORS WINTER#12 acaba de chegar às araras e vitrines das lojas da Limits, nos shoppings Iguatemi e Salvador. O lançamento não foge do clima tropical de Inverno, com cervejinha gelada e biscoito Globo para os clientes e fãs da marca carioca.



A SURVIVORS WINTER#12 foi inspirada nos rumores e profecias de que o fim do mundo se aproxima, mas reforçando o espírito da marca de que todos são livres para criar o próprio destino.



O resultado é uma coleção baseada na estética do caos, tons de cinza e a tensão a cerca do tema contrapondo com a felicidade e estilo de vida do carioca e do baiano. Um Inverno com peças cheias de atitude e clima de alegria.

A campanha é estrelada por Ramon Muller, finalista da última edição do programa global Hipertensão, e fotografada por Lucio Lima.

Homenagem da Arte de Viver aos 50 anos da Associação Ajuda Social à Criança terá programa artístico com intervenção de Bel Borba

A Arte de Viver, instituição que no Brasil representa a Fundação Internacional Arte de Viver, com sede na Índia, vai homenagear os 50 anos da Associação Ajuda Social à Criança, no próximo domingo, 1º de abril, às 9 horas, com uma atividade comandada pelo artista plástico Bel Borba.

Ele vai fazer uma intervenção artística nos muros da casa onde funciona um abrigo para menores mantidos pela associação, na Rua Wanderley de Pinho, 3, Itaigara. A pintura será realizada pelo artista com as 26 crianças e adolescentes que atualmente residem no espaço.

Para Bel Borba, esta promete ser uma “experiência enriquecedora” e espera que todos estejam muito à vontade para participar: “A ideia é que seja uma coisa despretensiosa e simples, mas que tenha como resultado um mural com a cara deles. Criar faz bem para a autoestima.

Para mim o desafio vai ser fazer um jogo de estímulos para que eles consigam enveredar por uma série de ícones que façam sentido para as crianças e para a associação”. No final, Bel deseja que o trabalho possa mandar um “recado”: “Que seja um estímulo à iniciativa voluntária, que é muito importante, necessária e muito prazerosa”.

Dirigida pela voluntária social Maria Othilia Fiúza, de 84 anos, a associação foi fundada em 2 de abril de 1962 e mantém o abrigo e a Creche Escola Ajuda Social à Criança com recursos do Município, Estado e União, além de contribuições de sócios e doações particulares. Nessas cinco décadas, já deu amparo, carinho, alimentação e educação a mais de sete mil menores carentes.

A partir do encaminhamento do Juizado de Menores, Conselho Tutelar e Ministério Público, o papel da associação é promover a reintegração social das crianças e adolescentes, preparando cada uma delas para o retorno ao seu lar de origem ou para a adoção.

MEDITAÇÃO - Desde novembro a Arte de Viver vem realizando um trabalho educativo com as crianças do Abrigo Ajuda Social à Criança por meio da ação de 60 jovens voluntários, todos egressos dos cursos Yes! Plus.

A iniciativa dos voluntários da Arte de Viver é toda pautada em valores humanos, base dos cursos de yoga, meditação e respiração ministrados pela Fundação Internacional Arte de Viver. “Eles aprendem técnicas de respiração, yoga e meditação, que não só minimizam os efeitos do estresse cotidiano, como despertam seus melhores sentimentos, como o respeito e a solidariedade”, explicam Mariana Brasil e Suely Penha, coordenadoras do grupo.

Psicólogos, artistas, atletas e estudantes de diferentes áreas do conhecimento estão entre os jovens voluntários empenhados em dar sua contribuição para o desenvolvimento e bem-estar dos menores carentes do abrigo.

“Fazemos um trabalho educativo”, sublinha Suely. Aos sábados, a Arte de Viver dá aulas de yoga e meditação para os residentes, e, aos domingos, os voluntários realizam uma programação interativa com atividades lúdicas e educativas, no espaço.

“É um intercâmbio. Ambas as partes ganham com as experiências”, diz Mariana. Para os menores que estão aprendendo a meditar, essa troca já se reflete em seu comportamento. De acordo com Suely, “elas já começam a se mostrar mais tranquilas e organizadas”.

Fundada na Índia, em 1982, por Sri Sri Ravi Shankar, a Fundação Internacional Arte de Viver é uma das maiores ongs de voluntariado do mundo. Seus projetos sociais já beneficiaram mais de 30 milhões de pessoas. Desde 1994 a instituição está creditada como consultora do Conselho Econômico e Social da ONU.

Serviço:50 anos da Associação Ajuda Social à Criança
O que: Intervenção artística com Bel Borba
Onde: Abrigo Ajuda Social à Criança (Rua Wanderley de Pinho, 3, Itaigara)
Quando: Domingo, 1º de abril, às 9 horas

Banda 5% se apresenta na festa do Bloco Siriguella

A banda 5% é uma das principais atrações da festa dos 19 anos do Bloco Siriguella, que acontece neste sábado, 31 de março, no Hotel Marina Park, em Fortaleza.

Além do grupo formado por Topera (voz e guitarra), Nau (baixo), Pedrinho (teclado), Bruninho (percussão) e Shanon (bateria), o evento contará com apresentações do cantor Gusttavo Lima e das bandas Chiclete com Banana, Forró Real e São Ninguém.

O Bloco Siriguella desfila no Fortal, carnaval fora de época de Fortaleza, com o Chiclete com Banana. Em 2012, a banda 5% tocará no Fortal pela quarta vez.

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO DE INVERNO DE GABRIELLA NEGROMONTE



Foi para lá de concorrido o coquetel de lançamento da coleção de Outono/Inverno 2012 de Gabriella Negromonte, ontem (29), na sua loja no Shopping Paseo Itaigara.

Confira alguns cliques de Leonardo Dantas:



NOMES DAS ARTES PLÁSTICAS PRESTIGIAM ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ‘VARIAÇÕES SOBRE ENCÁUSTICA’



Fotos: Paulo Souza.

Nomes importantes das artes plásticas na Bahia prestigiaram a vernissage da exposição ‘Variações sobre Encáustica’, do artista plástico Ivan Brandão, na Aliança Francesa. Todos foram conferir os 25 trabalhos que mesclam temas como barroco e recortes de quebra-cabeças construídos a partir da técnica de encáustica.



O domínio da técnica milenar e a harmonia visual conquistada por Ivan Brandão em suas telas foram elogiados por outros artistas, críticos e professores da Escola de Belas Artes. A mostra pode ser visitada até 30 de abril, na galeria da Aliança Francesa da Bahia.

Confira algumas fotos:





Garimpo Quatro Estações apresenta sua coleção de Inverno no dia 3




Uma das maiores novidades no mix da multimarcas são os acessórios da designer Camila Klein.

Requinte e glamour, tanto para festa quanto para o dia a dia, dão o toque especial à coleção de Inverno 2012 da multimarcas Garimpo Quatro Estações. No mix, formado pelas marcas Vintage, Regina Salomão, Nem, Letage, Kadosh, Márcia Mello, Iorane e Jeanseria, estão todos os hits para a temporada: dourado, brilhos, rendas e estampas geométricas e a badalada animal print de cobra.



A cartela de cores aparece mais fechada com tons de marrom, vermelho, verde e preto, mas não faltam o off white, o branco e o amarelo, que vem sendo adotado pelos fashionistas com mais força a cada dia.



A Garimpo fortalece, neste Inverno, sua aposta nos acessórios e traz peças suntuosas das coleções de dois grandes nomes das bijuterias de grife: Camila Klein e Juliana Manzini, que são as preferidas de mulheres estilosas e celebridades. Mas também há peças de outras marcas como Gio Bernardes, Nádia Gimenes e Dolce Vita.



O lançamento da coleção acontecerá na próxima terça-feira, dia 3 de abril, a partir das 14h. Venha conferir as novidades.


Serviço:


Lançamento Coleção Outono-Inverno 2012
Onde: Garimpo Quatro Estações
Alamenda das Espatódeas, número 346, Caminho das Árvores (a loja fica anexa à Quatro Estações Decorações, em frente ao Showroom das Casas Amorim)
Quando: Terça-feira, dia 3 de abril, a partir das 14h

Domingo tem Feira Livros na Praça do Campo Grande



Entres os expositores estão a Livraria Autores Baianos, RV Quadrinhos, EDUFBA, Bazar 27, Pallas Editora, Livro.Com, Cedraz e a UBE.

O Largo do Campo do Grande recebe neste domingo (1º), a partir das 9h, a Feira Mensal de Livros, Fundação Pedro Calmon/SecultBA, que oferece obras com preços especiais. Em um ambiente agradável, os visitantes encontrarão diversas opções de gêneros de leitura, editoras, livreiros, sebos e autores presentes no local.

Nesta edição, confirmaram presença os escritores Igor Rossoni e Marta Galrão para sessão de autógrafos, que também farão exposição de suas obras e conversarão com os leitores.

A União Brasileira de Escritores - UBE/BA se fará presente com uma exposição de livros dos seguintes autores: Valdeck Almeida de Jesus; Varenka de Fátima; José da Boa Morte, com livros e revistas do Movimento Cultural Arpoesia e Roberto Leal, com obras da Editora Ómnira.

Convidados - Igor Rossoni é conhecido por ser autor do Pátio (1981), Vértebra (1983), Zen e a poética auto-reflexiva de Clarice Lispector: uma literatura de vida e como vida (2002), Os inocentes (2006), Fotogramas do imaginário: Manoel de Barros (2007), Capturas do Instante (2007), Exercício para clarineta (2010), Tardes com anões (col., 2011) e Entredentes (2012).

Além de escritor é arquiteto, ensaísta e pós-doutor em Teoria da Literatura. Professor da graduação e pós-graduação do Instituto de Letras-UFBA e do programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade – IHAC/UFBA.

Já Martha Galrão nasceu em Salvador no ano de 1966 e é formada em Psicologia, sendo professora e poeta. Lançou a publicação A Chuva de Maria e em 2007, integrou a coletânea poetas@independentes, grupo originário de Recife (PE), com quem compartilhou textos literários na internet.

Assim como nas outras edições, as editoras baianas tem espaço garantido na Feira Mensal de Livros. Estarão presentes, Livraria Autores Baianos, RV Quadrinhos, EDUFBA, Bazar 27, Pallas Editora, Livro.Com, Cedraz e a UBE. A feira é realizada pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

UCI Orient traz para Salvador pré-estreia do filme Área Q.



Foto: Divulgação.

Jornalista investigativo tenta encontrar explicações para o desaparecimento do seu filho A rede UCI Orient e a Califórnia Filmes trarão para Salvador na próxima segunda-feira, dia 02 de abril, a pré-estreia especial do filme Área Q. (Area Q., EUA, 2011) no UCI Orient Iguatemi, às 21h.

Estarão presentes o diretor do filme, Gerson Sanginitto, o produtor Eduardo Girão e o ator Murilo Rosa, que interpreta João Batista, um morador do interior do Ceará que ajuda o jornalista investigativo Thomas Mathews, interpretado por Isaiah Washington, a investigar o desaparecimento do seu filho.

Área Q. é um filme de ficção científica que envolve espiritualidade e muito mistério. Tudo se passa no estado do Ceará, especificamente nas pequenas cidades de Quixadá e Quixeramobim, onde são registrados misteriosos casos de contatos extraterrestres. É nessa região, conhecida como Área Q., que o Thomas finalmente encontrará respostas não só para o desaparecimento do menino, como também para o rumo do planeta.

Área Q. (Area Q., EUA, 2011)
Duração: 100 minutos
Diretor: Gerson Sanginitto
Elenco: Isaiah Washington, Ronnie Gene Blevins, Tânia Khalil, Murilo Rosa, Leslie Lewis Sword, Steve Filice, Daniel Zykov, John Deignan, Lisa Crilley, Jordan Jones, Ana Kelly, Jenny Vilim, Ricardo Conti

Dimazz lança EP na internet



Nesta sexta-feira, 30 de março, o cantor e compositor Dimazz lança EP com quatro faixas autorais, no site Melody Box – um dos principais pontos na internet de convergência e interconexões entre os músicos da nova geração da MPB.

Suíte Amandita é o nome do trabalho, que na visão do músico, “ocupa o vão existente entre as chamadas músicas popular e erudita”. A “Suíte” traz bastante da identidade musical do próprio Dimazz, músico formado em composição pela Escola de Música da UFBA, que investe firme nos arranjos e harmonias e além do instrumental comum à maioria dos palcos (guitarra, baixo, bateria, teclado etc) incorpora à formação violino e clarineta.

Mas, longe de experimentalismos acadêmicos, o rebuscamento estético encontrado aqui e ali no disco é utilizado com bastante precisão, a fim de oferecer algo a mais ao público, que já conhece bem as histórias de encontros e desencontros de casais narradas nas letras.

A Suíte Amandita vai ser lançada oficialmente (com direito a show e venda do disco físico, na capinha) na segunda quinzena de maio, mas já pode ser ouvida no endereço www.melodybox.com.br/dimazz.

PRODUTOS ECO PREMIUM CHEGAM AO BRASIL PELA DISTRIBUIDORA BAIANA BEAUTY SEVEN



Fotos: Divulgação/Mundo Vip Bahia.

Será através da distribuidora baiana de cosméticos Beauty Seven que a Dávines - marca italiana de produtos eco sustentáveis no segmento premium – vai chegar oficialmente neste semestre ao Brasil.

O lançamento dos importados aconteceu em dois momentos distintos. Primeiro foi uma coletiva de imprensa no espaço para eventos Manioca (anexo ao restaurante Maní, da apresentadora Fernanda Lima, em São Paulo).

Entre os convidados, uma seleção de jornalistas especializados em beleza dos veículos mais importantes do país - além do presidente da Dávines, o italiano Davide Bollate, que veio de Parma, na Itália, para fazer a apresentação brasileira de sua conceituada marca internacional.



Em seguida, foi a vez da empresária baiana Geovânia Souza, diretora da Beauty Seven, apresentar a novidade aos representantes, profissionais e futuros consumidores da marca durante quatro dias seguidos, com um mega estande montado pela Dávines na Hair Brasil - a maior feira de cosmética e beleza da América Latina, finalizada na última terça-feira, no Expo Center Norte da capital paulista.

Recebidos com bastante sucesso pelo publico brasileiro, os produtos Dávines chegarão aos salões de beleza de Salvador ainda neste semestre, quando uma festa de lançamento (ainda a ser divulgada) fará a apresentação oficial da grife de cosméticos também aqui na Bahia.

Como bandeira de sua principal ideologia, a Dávines comprova a utilização de ingredientes naturais e atóxicos em todas as suas linhas de produtos – que até mesmo o plástico das embalagens pode ser reutilizado para guardar alimentos, congelar, aquecer no microondas e, acredite, ainda servir como um charmoso vaso para plantas.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL

Entre seus principais destaques estão as linhas Authentic e Essencial Haircare. A primeira traz produtos multifuncionais, indicados para o tratamento simultâneo do corpo, rosto e cabelo, enquanto a segunda oferece produtos para os cuidados diários do cabelo, mas acondicionados em embalagens igualmente sustentáveis, formadas pelo plástico transparente e o rótulo com a descrição do produto, e que podem ser reutilizada para os mais diversos fins, já que o material resiste à ação do mircro-ondas e do freezer.



Isso porque todos os produtos da Davines têm entre 96% a 100% de ingredientes orgânicos. Com mais de 20 anos de história e presente em mais de 70 países, a Davines é reconhecida internacionalmente por acreditar que a beleza não pode se concretizar sem a prática de esforços sustentáveis. Desde sua criação, a empresa mantém o compromisso de minimizar os impactos no meio ambiente, sem comprometer os recursos naturais.

Requalificação de largos do Pelourinho deve ser concluída até 2014



Foto: Lazaro Menezes.

Cerimônia de premiação da proposta vencedora marcou início da elaboração do projeto executivo, que definirá cronograma das obras.

A comemoração dos 463 anos de Salvador foi marcada pela apresentação oficial dos projetos que irão requalificar os três principais largos do Pelourinho. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio Rio Branco, o arquiteto Arthur de Mattos Casas, junto com outros membros da equipe vencedora, assinou o contrato para a elaboração do projeto executivo que será finalizado até o final do ano.

A partir de então, será montado o cronograma das obras que têm previsão de conclusão até 2014. A proposta dará uma nova leitura aos largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Tereza Batista.

“Como todo brasileiro tem um pouco de baiano, para mim é uma oportunidade incrível poder requalificar esses três largos tão importantes para a cultura desta cidade”, declara o arquiteto paulista Arthur Casa, autor da proposta vencedora.

Quem quiser conferir de perto os projetos classificados no Concurso Nacional de Ideias para Requalificação de Largos do Pelourinho poderão visitar a exposição, que ficará aberta ao público entre os dias 03 a 30 de abril, no Espaço Cultural Solar Ferrão, situado no Largo do Pelourinho.

“Será a oportunidade para que o público possa fazer sua própria avaliação das propostas apresentadas”, afirma Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA. Serão expostas plantas dos 33 projetos inscritos no concurso. O Solar Ferrão funciona de terça-feira a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados e domingos, de 13h às 17h.

Entre os presentes no evento estavam Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI); Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Bahia); Paulo Ormindo de Azevedo, arquiteto e presidente da Comissão Julgadora do Concurso; Frederico Mendonça, diretor-geral do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e João Carlos Oliveira, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo, Domingos Leonelli.

“Mais que a requalificação dos largos, este concurso promove uma requalificação da forma de ver o Pelourinho hoje. Não é uma aposta apenas para o turista, antes disso trará benefícios para a população com um todo - afirma Emília Maria Gonçalves, diretora geral da Secretaria de Cultura do Estado, representando o secretário Albino Rubim.

Através do projeto, os três Largos do Pelourinho abrangem propostas diferenciadas. O Largo Pedro Arcanjo, localizado na Rua Gregório de Matos, será transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante e cinema a céu aberto.

O Largo Tereza Batista, também situado na Rua Gregório de Matos, continuará sediando eventos culturais da cidade, com um palco suspenso e um discreto toldo branco dialogando com as fachadas, caracterizando-o como largo da inclusão social, que engloba feiras de artesanato e culinária, com instalações completas e infraestrutura para shows.

Quanto ao Quincas Berro D’Água, localizado na Rua Inácio Accioly, a ideia é reconstruir uma área verde voltada para o lazer e entretenimento, com direito a parque, passeio público, teatros de rua e rodas de capoeira. "Esse projeto vencedor não visou apenas ganhar o concurso, mas foi um projeto sensitivo e específico por atender as necessidades dos Largos e por trazer elementos novos", relata Paulo Ormindo de Azevedo, arquiteto e presidente da Comissão Julgadora do Concurso.

Concurso Nacional de Ideias Numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA), o Concurso visa proporcionar a implantação de um conjunto de ações que trarão melhorias aos Largos do Centro Antigo.

Ao total, foram analisadas 33 propostas pela comissão julgadora, formada por arquitetos de renome nacional e internacional, como o argentino Jorge Moscato; o colombiano Daniel Bonila; Paulo Ormindo de Azevedo, Professor Titular da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia; o portalegrense Flávio Kiefer; e o cearense Antonio Carlos Campelo Costa.

NEOJIBA PROMOVE FESTIVAL DE PÁSCOA



crédito: Tatiana Golsman.

Grupos orquestrais do programa levarão música erudita para igrejas do Pelourinho durante todo mês de abril.

Durante o mês de abril, o Programa NEOJIBA realizará uma série de concertos especiais em igrejas do Pelourinho, na capital baiana. Em quatro apresentações, uma em cada final de semana do mês, o Festival de Páscoa tem a proposta de contribuir com as ações de revitalização do Centro Antigo, através da realização de concertos abertos ao público.

“Esta programação de concertos nas igrejas do Pelourinho valoriza a combinação entre o patrimônio musical da humanidade e nosso patrimônio histórico e arquitetônico”, afirma o maestro e diretor artístico do NEOJIBA, Ricardo Castro.

Durante o Festival, o público terá a oportunidade de conferir diferentes formações do NEOJIBA, executando obras de compositores como Bach, Mozart, Vivaldi, Haydn, Mendelssohn e outros, valorizando a acústica das igrejas.

Abrindo o Festival, no dia 06 de abril, sexta-feira da Paixão, a Igreja de São Francisco receberá músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do NEOJIBA, a partir das 19h. No repertório, peças do compositor romancista Carl Maria V. Weber, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e do padre e compositor italiano Antonio Vivaldi.

O concerto de abertura do Festival da Páscoa terá como solistas músicos do NEOJIBA, entre eles, o jovem fagotista Paulo Victor Ferreira, de apenas 9 anos. Instrumentista da Orquestra Castro Alves, grupo orquestral formado pelo NEOJIBA, Paulo Victor fará sua estreia como solista na peça “La Notte”, de Vivaldi.

“Estou muito alegre e estudando bastante o concerto do Vivaldi para que dê tudo certo”, afirma o pequeno Victor, sem esconder o entusiasmo e expectativa para a apresentação. Além dele, o clarinetista Adauri de Oliveira e a flautista Ana Júlia Bittencourt também terão participação como solistas na apresentação. A série contará ainda com concertos de música de câmara, nos dias 15, na Igreja do Carmo, e 22, na Igreja de São Francisco.

No dia 28, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia volta a se apresentar no encerramento do Festival de Páscoa. Nestas apresentações, o público terá a chance de conferir o talento de solistas convidados. O violinista Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o violinista alemão Markus Däunert e o regente e professor Horst Schwebel, junto com trompetistas da UFBA, estão entre os convidados especiais que participarão do Festival de Páscoa.

“Todo repertório foi adaptado ao período pascoal e às características acústicas das igrejas. Além disso, os músicos convidados são especialistas no programa que iremos executar”, explica o maestro Ricardo Castro, que também participará como regente e solista no concerto do dia 28, que será realizado na Catedral Basílica.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.

No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador.

Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Serviço:

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 06 de abril, às 19h.
Entrada franca
Onde: Igreja de São Francisco, Pelourinho.

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 15 de abril, às 17h.
Entrada franca
Onde: Igreja do Carmo, Pelourinho.

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 22 de abril, às 17h.
Entrada franca
Onde: Igreja de São Francisco, Pelourinho.

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 28 de abril, às 17h.Entrada franca
Onde: Catedral Basílica, Pelourinho.

VTs exibidos na TVE apresentam o Mapeamento e Memória dos Circos



Fotos: Wilson Senna.

Realizada desde 2007, iniciativa da FUNCEB reconhece e valoriza companhias existentes na Bahia.

Diversas ações na área de Circo têm sido criadas e apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Dentre elas, o Mapeamento e Memória do Circo na Bahia surge como um registro inédito de valor histórico e cultural que, além de reconhecer e valorizar as artes circenses, aponta as demandas existentes para o planejamento e a continuidade de políticas públicas específicas voltadas a este setor.

Momentos e resultados desta iniciativa são demonstrados em três vídeos que estão sendo veiculados pela TVE Bahia, intercalados na programação do canal.

Os VTs, também disponíveis no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), mostram trechos das viagens realizadas por toda a Bahia, no contato direto com os circenses que atuam no estado, num trabalho de pesquisa que vem sendo realizado desde 2007.

Trazem imagens de circos e apresentações, depoimentos de artistas e proprietários de companhias, evidenciando o amor e a dedicação deles por esta arte de tradição milenar. A ideia da exibição dos vídeos é despertar o interesse do público para a importância desta arte, mostrando um pouco mais sobre os circos da Bahia e, ao mesmo tempo, provocando um pensamento crítico que leve à conservação do Circo como atividade artístico-cultural.



O Mapeamento já contabilizou 56 companhias, sendo 82% de circos itinerantes, 30% de pequeno porte e 52% de médio porte. Nesta ação, os pleitos apresentadas pelos circenses foram referência para ações como o lançamento do Edital Fura-Fura (2008), concurso inédito para a área circense que teve nova edição em 2010; apoio à criação da Cooperativa de Circenses da Bahia; oficinas de capacitação e qualificação em técnicas circenses; lançamento e distribuição da cartilha Bahia de Todos os Circos, um manual instrutivo voltado aos gestores municipais; ampliação de recursos financeiros para atender ao setor; e, ainda, o Curso de Gestão, Administração e Segurança na Área Circense, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A Bahia desponta como um dos poucos estados que contam, em sua estrutura de gestão pública cultural, com um setor diretamente ligado ao Circo, desvinculando-o das áreas de Teatro e de Artes Cênicas.

Em diversos estados brasileiros, além das dificuldades intrínsecas à atividade circense, em sua maioria itinerante e de pequeno porte, existe ainda uma precariedade de investimentos por parte do poder público. Nas últimas décadas, porém, tem-se registrado uma maior atenção às artes circenses, sobretudo com o surgimento das Escolas de Circo, no final dos anos 1970, e com editais e premiações federais específicos para a área.

FUNCEB propõe o projeto Praça do Circo e inicia articulação de primeira parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista – O projeto Praça do Circo, elaborado pela FUNCEB a partir das demandas da sociedade civil apresentadas durante o Mapeamento, em encontros setoriais e nas Conferências Estaduais de Cultura, objetiva consolidar parcerias entre a FUNCEB e prefeituras municipais da Bahia para a construção de espaços permanentes voltados ao acolhimento do Circo em cidades do estado.

Esta proposta se baseia no fato de que a principal forma de apoiar artistas e companhias circenses itinerantes é oferecendo locais adequados para a montagem de suas lonas e picadeiros: os circos precisam de um terreno bem nivelado, com uma infraestrutura mínima de luz, água, esgoto e segurança, bem como de acessibilidade garantida para o público.

Assim, o projeto Praça do Circo inclui um modelo de estruturação física do espaço e as necessidades básicas para sua manutenção, sendo colocada aos gestores municipais a responsabilidade da instalação do local.

Em contrapartida, a FUNCEB se compromete a apoiar e organizar a itinerância dos circos, através da articulação com artistas e promoção de editais voltados a esta área, e sistematizar programações variadas para ocupação destas praças – afinal, espaços como estes podem motivar desdobramentos que acolhem outros eventos e linguagens artísticas.

A iniciativa também prevê a proposição de um Projeto de Lei Municipal Praça do Circo, que garanta aos circenses uma continuidade na utilização das referidas Praças do Circo, bem como apresentações dos seus espetáculos e melhoria na qualidade artística e técnica dos profissionais envolvidos na itinerância circense.

No primeiro passo desta articulação, no dia 12 de março, a Diretoria da FUNCEB apresentou o projeto à Prefeitura da Vitória da Conquista, que acolheu positivamente a proposta, devendo ser a cidade a primeira a ter a Praça do Circo na Bahia. Nesta fase inicial, outros municípios serão contatados ao longo deste ano, firmando uma rede de espaços e ações que vão contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento do Circo na Bahia.

AGENDA CULTURAL BAHIA – ABRIL DE 2012



Abril é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança e a Agenda Cultural pergunta: você já viu um espetáculo de Dança? Para quem já gosta e para quem ainda não teve oportunidade de conferir, esta edição traz diversas opções para o público prestigiar a Dança na Bahia.

Na área de Música, destaque para a 4ª edição da Mostra da Guitarra Baiana, que ocupa semanalmente a Casa da Música, em Salvador, com encontros que mostram diferentes abordagens do instrumento. Também vale acompanhar a programação comemorativa pelos cinco anos do Neojibá.

A 2ª edição do Festival de Cinema Baiano (FECIBA) acontece em Ilhéus com mostras e filmes que homenageiam o cinema da Bahia. Circulando pelo interior do estado, o espetáculo O Circo de Um Homem Só visita Santo Amaro, Ipirá e Alagoinhas.

Para as crianças, A Lenda do Peixe Grande é promovido pelo Programa de Iniciação Musical (PIM) e coloca no palco do Teatro Jorge Amado meninos e meninas que moram na Fazenda Coutos 3. Os ingressos são trocados por um livro infantil.

Na seção Mestres da Cultura, a Dança reaparece na trajetória da coreógrafa, dançarina e professora Lia Robatto. Em Manifestações da Cultura Popular, conheça a Marujada dos Negritos de São Benedito, realizada em Prado. Nas páginas de Intervalo, as obras exploram o tema “Abril Indígena”, em referência ao Dia do Índio (19/4).

AgenDANÇAbril 2012 divulga atividades de Dança realizadas na Bahia no mês de abril



FUNCEB publica 6ª edição da agenda especial que celebra o Dia Internacional da Dança e as ações de comemoração relacionadas à data.

Espetáculos, oficinas, workshops, encontros e debates em torno da Dança integram a 6ª edição da AgenDANÇAbril, uma publicação que visa a concentrar as ações de formação, criação, pesquisa e difusão da Dança realizadas nas cidades da Bahia durante abril, quando se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril).

Criada em 2007, a AgenDANÇAbril é feita pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), a partir de uma chamada pública que convoca os produtores, artistas, gestores de espaços e demais interessados a incluírem informações de seus eventos.

Neste ano, os conteúdos foram montados em forma de calendário, com opções a serem usufruídas nos 30 dias do mês. O material está disponível para download no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e será distribuído gratuitamente em versão impressa em diversos municípios do estado.

A iniciativa potencializa o alcance e a valorização da produção no setor, reafirmando a importância desta linguagem artística na vida dos baianos, reforçando as políticas públicas para a área e chamando atenção para o trabalho e as questões de quem faz Dança na Bahia.

29 de abril: Dia Internacional da Dança – Esta data foi instituída em 1982 pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização não-governamental fundada em 1973 e vinculada à UNESCO, que congrega todas as formas de Dança em todos os países do mundo, através de membros representados por federações, associações, escolas, companhias e indivíduos atuantes na Dança em 155 nações.

Entre os objetivos deste marco de celebração, estão o aumento da atenção pela importância da Dança para os cidadãos e a cultura, mostrando sua universalidade e diversidade, o incentivo à inclusão da Dança nos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior, e o estímulo para que o público prestigie a produção em Dança nos palcos e nos diversos locais que ela é capaz de ocupar.

Todo ano, em meio às ações de fomento promovidas, o CID divulga uma mensagem oficial pelo Dia da Dança, escrita por uma personalidade de reconhecida atuação na área, traduzida para dezenas de línguas e enviada para mais de 150 mil profissionais da Dança em 200 países. O texto deste ano, assinado por Alkis Raftis, presidente do CID, já está disponível no site da instituição: www.cid-portal.org.

Corrida Viver Bem Salvador altera trânsito no Caminho das Árvores

No próximo domingo, 01, o trânsito no entorno do Salvador Shopping será modificado. Em comemoração ao aniversário da cidade, o empreendimento promove a Corrida Viver Bem Salvador, que terá largada às 7h. Às 8h30 será realizada a premiação e a liberação das vias interditadas pela Transalvador.

Confira onde o tráfego sofrerá alteração:

Marginal da Avenida Tancredo Neves (no entorno do Shopping Salvador - trecho compreendido entre a Rua Marcos Freire / Rua Alceu Amoroso Lima / Rua Coronel Almerindo Rehem / Rua Frederico Simões e a entrada principal do Salvador Shopping), Avenida Tancredo Neves (faixa à direita, no trecho compreendido entre o Makro e a Rua Marcos Freire), Rua Marcos Freire (faixa à esquerda).

O acesso dos residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas será garantido com apresentação de documento do veículo, conta de luz, água ou telefone. Após o término da corrida o tráfego no local voltará à sua normalidade.

CONTAS EM DIA: CASAS BAHIA FAZ CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

A partir do próximo dia 02, os clientes da Casas Bahia terão a oportunidade de regularizar suas pendências financeiras com a rede, por meio da sua Campanha de Recuperação de Crédito.

O objetivo da ação é proporcionar aos consumidores melhores condições de renegociação de débitos em atraso com descontos que podem chegar até 60% do valor total da dívida, com análise de caso a caso.

Além disso, a iniciativa busca incentivar o crédito consciente, dando a possibilidade ao cliente de reorganizar seu orçamento doméstico, com a quitação de seu débito.

A campanha é válida até o dia 25/05 e abrange todas as filiais da Casas Bahia, nos estados de SP, RJ, MG, ES, PR, SC, MS, MT, GO, BA, SE e CE, além do Distrito Federal. Em algumas regiões específicas de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Paraná a rede, ainda, conta com a parceria da Boa Vista Serviços.

Os interessados devem procurar o setor de recuperação de crédito da loja mais próxima.

quinta-feira, 29 de março de 2012

SUCESSO O ALMOÇO DE HOMENAGEM AS MULHERES DA ANA IMPORT, CARLOS RODEIRO E PARADOXUS



Fotos: Paulo Souza.

Mais uma vez Ana Import, Carlos Rodeiro e Paradoxus provaram que têm prestígio e reuniram no restaurante Amado, nessa quarta-feira, 28 de março, uma turma de mulheres que pelo quarto ano consecutivo foram homenageadas pelas marcas, e separaram um horário em suas agendas para um momento de descontração, alegria e sofisticação.



Todas as 180 convidadas foram recebidas por Ana Marques, Carlinhos Rodeiro e Regina Weckerle, na tarde que ainda contou com pocket desfile da Paradoxus, trazendo as tendências mais fortes do inverno 2012, com looks em tons escuros, ricos em brilhos e pedrarias, e, da CR Joias, apresentando um preview do que chega nessa temporada, como pérolas, maxi-colares, mix de pulseiras, pencas e anéis com pedras preciosas.



Diversos sorteios deixaram o encontro ainda mais divertido, todas queriam levar para casa um vinho da Ana Import, um vale-compras da Paradoxus, uma joia da CR ou um kit da Charlotte Perfumaria, que encheu as convidadas de mimos com os últimos lançamentos da perfumaria internacional.



A produção de moda do evento foi assinada por Marcelo Gomes e Almir Jr, a beleza por Doda Guedes e a trilha musical pelo deejay Rafa Gouveia.

Confira algumas fotos: