19/02/2013

Grupo Oco Teatro estreia espetáculo “A Conferência”, ganhador do Edital de Montagem Manoel Lopes Pontes da FUNCEB

Foto: Luis Alonso.

O Grupo Oco Teatro Laboratório estreia o espetáculo “A Conferência” no próximo dia 8 de março, no Teatro Vila Velha (Sala Principal), às 20 h. Uma conferência ao estilo não tradicional inspirada no livro “As Cidades Invisíveis”, romance do escritor italiano Ítalo Calvino, publicado em 1972. Com direção geral de Luis Alonso e texto adaptado por Paulo Atto e pelo próprio diretor, o espetáculo - vencedor do Edital de Montagem Manoel Lopes Pontes da FUNCEB – é um espaço para refletir sobre as cidades que habitamos e nos habitam. Imagens surpreendentes e um texto inédito que não são mais do que um reflexo dos espaços de convívio. “É um espetáculo com uma abordagem artística conceitual, que pretende provocar a reflexão sobre esses espaços de convívio”, afirma o diretor Luis Alonso.

O espetáculo transita pela performance art e happening com a proposta de intervenção em sala teatral ou espaço alternativo. “A Conferência” discute relações sociais, incluindo as relações de poder, migração e política com uma pitada de bom humor e paródia dos momentos atuais do Brasil e do mundo. Mostra também o caos urbano e o viver fragmentado que habitamos através do bombardeio de informações, a poluição visual e sonora, o consumo exacerbado e o discorrer nonsense que nos movimenta. A perda de valores não somente monetários, mas também de conceitos e posturas daqueles que administram as nossas cidades.

A montagem teatral exprime conceito e estética da obra prima As Cidades Invisíveis e, segundo o diretor Luis Alonso, toma dela a sua fragmentação, a conexão das cidades que, mesmo diferentes, dialogam entre si e os espaços invisíveis que quase nunca conseguimos enxergar, espaços que moram ao nosso redor.

Oco Teatro

Oco Teatro Laboratório é um grupo que surgiu em 2006 pela necessidade de desenvolver uma estética baseada nas premissas da Antropologia Teatral. Formado inicialmente pelo ator baiano Rafael Magalhães e pelo diretor cubano Luis Alberto Alonso, foi concebido como um Núcleo de Pesquisa Teatral encarregado de ministrar cursos e palestras em diversas cidades brasileiras e no exterior, assim como buscar sua própria reciclagem em eventos internacionais sediados por universidades renomadas e grupos de sólida formação.

Ficha Técnica:

Elenco:



Direção Geral: Luis Alonso

Elenco: Rafael Magalhães, Margarida Laporte, Kadu Fragoso, Josiane Acosta, Luis Alonso, Carla Teixeira, Mario Cesar Alves e Andrea Mota.

Texto: Paulo Atto e Luis Alonso

Figurino: Zuarte Jr.

Música Inédita e Preparação Vocal: Luciano Simas

Cenário: Luis Alonso

Trilha Sonora: Luis Alonso

Imagens e Multimídia: Filipe Bezerra.

Produção: Rafael Magalhães e Renata Berenstein.

Sonorização: Devora Arber.

Serviço:



Onde: Teatro Vila Velha (Sala Principal) - Av. Sete de Setembro, s/n - Passeio Público - Campo Grande - Salvador - Bahia - Brasil – telefone (71) 3083-4600

Quando: 08, 09, 10, 14, 15, 16 e 17 de março.

Hora: às 20 h (de quinta a sábado) e às 19 h (aos domingos)

Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Censura. 16 anos

Informações: (71) 8809 1092 / (71) 8844 1464

www.ocoteatro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário