26/07/2013

EMPRESA ALEMÃ DONAUER TRAZ ENERGIA SOLAR PARA A BAHIA


Um dos estados mais solares do País, a Bahia foi escolhida para a implantação da filial da empresa alemã Donauer, especializada em sistemas de captação de energia elétrica solar através de sistemas fotovoltaicos. Com showroom já funcionando em Lauro de Freitas, a empresa aposta no potencial do mercado brasileiro, que tem o sol como uma fonte inesgotável para a captação de energia elétrica confiável, limpa, ecológica e sem interferências externas.

Considerada uma das maiores fornecedoras e com grande experiência no mercado europeu, a Donauer busca sempre a melhor solução para desenvolver e instalar sistemas fotovoltaicos em telhados, solos e até em locais inusitados para fornecer energia elétrica em áreas mais remotas.


Há 10 anos morando na Bahia, o diretor da Donauer Solar do Brasil, Marco Nowak, sempre considerou o sol um grande aliado na captação de uma energia elétrica sustentável e renovável, livre de agentes poluidores. “A Bahia tem aproximadamente o dobro de insolação do que os melhores lugares da Alemanha, país líder mundial em geração de eletricidade solar ”, explica.

No Brasil, a empresa segue os mesmos princípios de sua sede na Alemanha, que é promover o bem estar através da produção de uma energia elétrica limpa e renovável. O mundo inteiro quer a substituição das técnicas poluidoras, que emitem CO2 na atmosfera através da combustão de petróleo, gás e carvão.

DONAUER TRAZ KNOW-HOW ALEMÃO

Atualmente, as empresas nacionais estão se associando às empresas estrangeiras, que detém o conhecimento da tecnologia, para explorar o inicio do desenvolvimento do mercado e energia solar voltaica no Brasil. Um exemplo desta parceria de sucesso são as usinas fotovoltaicas instaladas no Estádio de Pituaçu e nas novas arenas que irão sediar os jogos da Copa de 2014, como a Arena Fonte Nova. São projetos importantes para disseminação do conhecimento sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos no país.

É neste momento muito especial, que a empresa alemã, Danauer, chega para fomentar o mercado, pronta para atuar principalmente em projetos de grande visibilidade.

“Empresas como a Donauer são importantes no processo de desenvolvimento do mercado, principalmente quando expõem a tecnologia ao público de forma direta, através de execução de projetos. São empresas que atuam também na regulação do mercado com a prática da concorrência, disponibilidade e garantia de produtos que em sua maioria são importados”, afirma Eduardo Allatta, professor da UFBa e parceiro da Donauer.

Eduardo também destaca a importância da Donauer em colaborar nas discussões acadêmicas e regulatórias, como foi o caso do processo da criação da Resolução ANEEL 482/2012, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica.

Os Microgeradores e Minigeradores solares fotovoltaicos são sistemas de geração elétrica de pequena potência. Normalmente são instalados para produzir energia suficiente para alimentar uma casa, um edifício ou, até mesmo, uma pequena indústria. Os Microgeradores são sistemas com potência de até 100 KW e as Minigeradores, acima de 100 kW até 1MW. As placas fotovoltaicas podem ser instaladas no solo ou sobre telhados, ocupando áreas não utilizadas e se integrando à arquitetura das casas e prédios.

TECNOLOGIA

A Donauer oferece sistemas solar fotovoltaicos, tecnologia que converte a luz solar diretamente em eletricidade. Esta eletricidade solar pode ser utilizada no exato momento da geração, acumulada em redes elétricas ou em baterias.

Assim como em outros países, no Brasil a entrada desta tecnologia foi através da instalação de sistemas fotovoltaicos autônomos no meio rural. Muitas destas instalações são realizadas através de projetos governamentais, à exemplo do “Luz para Todos”, sem a necessidade de estar associados com concessionárias de energia elétrica. Mesmo à noite ou em dias mais nebulosos, isso é possível através de acumuladores de energia elétrica, como baterias elétricas.

A expansão das concessionárias nas áreas urbanas e rurais em regiões não remotas, também permitiu que muitos projetos fotovoltaicos migrassem suas conexões para as redes elétricas. Desta forma, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede são a opção de inserção da tecnologia que pode desonerar o custo e permite a instalação em zonas urbanas sem impactar o ambiente urbano com emissão de gases poluentes. Como só necessitam da incidência da radiação solar para gerar eletricidade em um processo único de conversão, esses sistemas também não causam impactos sonoros.

“É extremamente importante a instalação no Brasil de empresas com expertise internacional como da Donauer, que chega para contribuir com a disseminação do uso da energia solar no Brasil. Chega num bom momento para ajudar a acelerar o processo, que de outra forma aconteceria num sistema learning by doing, certamente mais lento”, comenta o professor Osvaldo Soliano, diretor do CBEM na Bahia.

Osvaldo acrescenta que também é importante a parceria com a Donauer na área de capacitação. O CBEM vem administrando cursos e seminários promovidos pela empresa alemã, com objetivo de capacitar profissionais na área, através da introdução geral dos sistemas fotovoltaicos, com suas especificações, normas técnicas e funcionalidade. São cursos abertos para engenheiros, construtores, eletricistas, instaladores, projetistas, técnicos e demais interessados em energia solar fotovoltaica.

EMPRESA

Desde 1995, a Donauer se transformou numa das maiores provedoras de consultoria e soluções de energia renovável na Europa. Um serviço reconhecido pela competência técnica na realização de sistemas solar fotovoltaicos e comercialização de uma variedade de produtos de qualidade, fabricados pelas principais empresas internacionais.

Dentro das áreas de energia solar e mobilidade elétrica, a Donauer tem implementado projetos solares nacionais e internacionais de grande escala. O grupo alemão tem filiais em Portugal, França, Itália, Bélgica, Reino Unido, Brasil e Oman. A partir do Brasil, a Donauer Solar do Brasil opera em toda a América Latina.

CONTATO

DONAUER SOLAR DO BRASIL Ltda

Diretor: Marco Nowak

Rua Andre L. R. da Fonte, Qd.09, Lt.13

Lot. Jardim Belo Horizonte – Bairro Pitangueiras

Lauro de Freitas – Bahia – Cep. 42.700-000

Telefone: *55 – 71 – 3379.5559

E-mail: nowak@donauer.eu

www.donauer.com.br www.donauer.eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário