23/08/2013

Conferências Territoriais promovem final de semana de debate cultural

O final de semana será de debate cultural nas cidades de Ibotirama, Juazeiro e Vitória da Conquista. Isso porque serão realizadas, simultaneamente, as Conferências Territoriais de Cultura das regiões do Velho Chico, Sertão do São Francisco e Vitória da Conquista nos dias 24 e 25 de agosto. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA reunirá os municípios integrantes do três Territórios de Identidade para apresentar resultados e propostas sobre as políticas públicas de cultura, assim como já aconteceu em outros 14 territórios. A etapa territorial das Conferências de Cultura 2013 segue até o dia 9 de setembro e percorrerá 27 cidades, contemplando todos os municípios baianos.

Ao final do debate nos territórios, as Conferências de Cultura continuam. De 14 a 30 de setembro acontecem as Conferências Setoriais. Em outubro, a cidade de Feira de Santana sediará a V Conferência Estadual de Cultura da Bahia. O processo democrático de discussão e formulação de políticas culturais só termina em novembro, em Brasília, na III Conferência Nacional de Cultura.

Toda a cobertura das conferências na Bahia pode ser acompanhada no blog http://culturabahia.com.

Mais sobre o Território de Identidade Velho Chico e Ibotirama:

Além de Ibotirama, o Território Velho Chico é formado pelos municípios de Igaporã, Malhada, Matina, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. Nessa região localiza-se boa parte do curso do Rio São Francisco e também localiza-se a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, uma das principais usinas hidrelétricas do país, e o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Ibotirama fica a 650 km de Salvador e possui uma população estimada em 24 mil habitantes.

Mais sobre o Território de Identidade Sertão do São Francisco e Juazeiro:

Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá são as cidades que formam o Sertão do São Francisco. Juazeiro (502 km da capital) em conjunto com o vizinho município de Petrolina, em Pernambuco, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. A cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças às águas do rio São Francisco. É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que subiam e desciam o São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juá ou juazeiro, uma árvore típica da região. Também é a cidade natal de artistas consagrados como João Gilberto e Ivete Sangalo, do jogador de futebol Daniel Alves, entre outros filhos ilustres.

Mais sobre o Território de Identidade Vitória da Conquista e Vitória da Conquista:

Este Território é formado por 24 cidades: Anagé, Aracatu, Barra Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

Vitória da Conquista fica a 509 km de Salvador e é a terceira maior cidade do estado. Sua população é de aproximadamente 316 mil habitantes. Possui um comércio forte e dinâmico, contando com grande número de empresas como no ramo atacadista com a presença de grandes grupos. Devido a sua alta elevação em relação ao nível do mar, Conquista possui um clima tropical de altitude e é conhecida pelo inverno rigoroso para os padrões nordestinos, pois registra baixas temperaturas durante a estação, podendo chegar a 5 ºC.

Serviço:

O quê: Conferências Territoriais de Cultura 2013;

Quando: 24 (18h ás 20h30) e 25 de agosto (8h ás 18h);

Locais:

Território de Identidade Velho Chico - Ibotirama: Auditório do Hotel Serra do Rio - Rod. BR 242, km 468.

Território de Identidade Sertão do São Francisco - Juazeiro: Centro de Cultura João Gilberto – Rua José Petitinga, S/N, Santo Antônio.

Território de Identidade Vitória da Conquista - Vitória da Conquista: Centro de Cultura Camillo Jesus Lima, Rua Cerqueira, S/N.



Todos os eventos são abertos ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário