28/11/2013

Programa NEOJIBA firma parceria com Universidade Federal do Sul da Bahia

Assinatura do convênio acontece dia 29 de novembro em Porto Seguro.

O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa prioritário do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura, participará da implementação e desenvolvimento da área de música na recém-criada Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. A parceria será oficializada na primeira reunião do Conselho Universitário em Porto Seguro, que acontecerá no dia 29 de novembro, às 16h, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento.

A parceria é resultado do convite ao maestro e pianista Ricardo Castro, diretor geral e fundador do NEOJIBA, para integrar o Conselho Universitário Matriz da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. O Conselho Universitário é a instância máxima de deliberação da Universidade e, através dele, as organizações da sociedade poderão participar da construção de um projeto inovador, que promete realizar uma verdadeira revolução na região.

O convênio será firmado entre a Associação de Amigos das Orquestras Juvenis e Infantis e do NEOJIBA – AOJIN, entidade gestora do NEOJIBA, e a Universidade, visando o apoio à formação geral e especifica na área de artes musicais dentro dos cursos oferecidos pela UFSB e ao desenvolvimento musical da Região Sul da Bahia, sobretudo dos municípios dentro da área de abrangência da UFSB. “Com essa parceria de prestigio, aumentamos nossa possibilidade de realizar nosso sonho de ver a Bahia pular do século XIX para o XXI sem ter que passar pelo XX”.

O evento contará também com uma apresentação de uma Orquestra Infanto-Juvenil composta de músicos da Orquestra de Cordas de ISHC do Núcleo do NEOJIBA em Trancoso, da Orquestra Sinfônica do Descobrimento e do Musicart, projetos parceiros do NEOJIBA sediados em Porto Seguro.

A Universidade Federal do Sul da Bahia terá três campi, nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna e iniciará suas atividades letivas no segundo semestre de 2014. No ano de 2020 gerará 10.800 novas vagas, somando-se todos os níveis de ensino superior.

A UFSB chega para superar a defasagem na oferta de vagas para a educação superior no Sul e Extremo Sul do Estado com uma proposta pioneira e inovadora que inclui, dentre outras novidades, a instalação de uma Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em escolas públicas nos 36 municípios de maior porte da Região Sul. As atividades e programas de ensino, pesquisa e extensão da UFSB cobrirão uma região composta por 48 municípios, para uma população de 1.520.037 habitantes, na qual existem 66 mil estudantes matriculados em 165 escolas públicas de ensino médio, segundo dados do Censo 2010.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário