19/08/2014

Sarau Papos Poéticos para Infância e juventude


Foto: Alessandra Nohvais.

Os Saraus Papos Poéticos para Infância e Juventude trará em nove apresentações de três diferentes espetáculos que viabiliza a leitura cênica de poemas de importantes poetas nacionais, em apresentações que envolvem artes tais como teatro, dança, música, artes plásticas e vídeo, durante os finais de semana de agosto de 2014, em quatro teatros de diferentes localidades, em Salvador e Lauro de Freitas. Sendo 03 apresentações de O Poetinha voltada para o público de 03 a 06 anos, a partir da obra do centenário poeta Vinicius de Moraes; 03 apresentações de Exercícios de Ser Criança para o público de 07 a 11 anos, a partir da obra do quase centenário e o mais popular poeta vivo do Brasil, Manoel de Barros; e 03 apresentações de Palavras e Pétalas para o público a partir dos 12 anos, tendo como base a obra da poeta brasileira que primeiro se dedicou ao público infanto juvenil, Cecília Meireles.

Foram convidados artistas das áreas de música, teatro, circo, vídeo, dança e artes plásticas para partiparem desses saraus que tem o objetivo de aproximar o público-alvo da literatura, sobretudo da poesia.

Luciana Comin assina os roteiros de “Palavras e Pétalas” (Cecília Meireles) e “Exercícios de ser Criança” (Manoel de Barros), e Marconi Araponga assina o roteiro de “O Poetinha” (Vinícius de Morais).

Estes roteiros são “costurados” com a biografia e de cada um dos poetas de modo a envolver o público-alvo na apresentação. Aliás, esse é o maior objetivo do projeto, tornar absolutamente irresistível ao público presente a leitura de poemas e (mais!) promover o hábito da leitura de poesia.

Não existe uma receita pronta, um modelo a ser copiado para que o gosto pela leitura de poemas seja despertado na infância e juventude. Mas é preciso empenho e criatividade para proporcionar um contato prazeroso. E o suporte de outras linguagens artísticas como o teatro, a dança, artes circenses e visuais, música e artes plásticas, se revelam bons recursos no sucesso desse intento.

Não basta escolhermos poemas ou obras de poetas de qualidade. Antes disso, torna-se importante planejar um formato de apresentação dessa obra a partir do horizonte de expectativas do público. Nesse caso, se quisermos criar as condições adequadas para uma atitude receptiva satisfatória, consideramos importante, além da utilização de outras linguagens artísticas enquanto recurso, também a criação de formatos de roteiros distintos para cada faixa–etária, de acordo com seu imaginário e níveis de compreensão específicos.

Os Saraus Papos Poéticos ocorrerão em quatro diferentes espaços culturais de Salvador: Espaço Cultural Alagados, Cine Teatro Solar Boa Vista, Cine Teatro de Lauro de Freitas e no Teatro Xisto Bahia, nos finais de semana do mês de agosto de 2014 de acordo com a programação abaixo:


Dia 24 – Espaço Xisto Bahia, às 11h –

​O Poetinha​
;

Dia 30 - Cine Teatro de Lauro de Freitas, às 16h – O Poetinha,

Dia 31 – Cine Teatro de Lauro de Freitas, às 16h – O Poetinha.

Serviço:

Realização: Grupo Teca Teatro

Entrada Gratuita

Contato: 3481-8555 /www.tecateatro.com.br /teatroparajovens@gmail.com



Coordenador de produção: Marconi Araponga – 9129-6065

Direção artística: Marconi Araponga e Luciana Comin

Nenhum comentário:

Postar um comentário