23/10/2014

Banda Sertanília representa a Bahia na 20ª Womex, na Espanha


Foto: Bob Nunes.

Volumes 6 e 7 da coletânea Bahia Music Export (BMEX) serão lançados na feira de música internacional.

A sonoridade da Bahia desembarca em terras espanholas esta semana, na WOMEX – World Music Expo, uma das mais importantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional. Esta é a 20ª edição do evento, que começa nesta quarta-feira, 22, e vai até 26 de outubro, em Santiago de Compostela, Galícia, Espanha. Na ocasião, serão lançados os volumes 6 e 7 do CD Bahia Music Export (BMEX) – Programa de Apoio à Promoção Internacional da Música da Bahia, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Também com apoio da SecultBA, o grupo Sertanília fará um show representando os artistas que compõem as coletâneas. A apresentação será neste sábado, dia 25, às 22h30, no palco Atlantic Connections, no Teatro Principal em Santiago de Compostela.

Este ano, a SecultBA está presente no evento por meio de um estande - em parceria com o Brazil Music Exchange - onde o público pode ter acesso às produções musicais da Bahia que compõem os CDs do BMEX. “Nesse espaço, os empresários podem se reunir e realizar rodadas de negócios com seus pares do setor internacional de música. Além disso, o estande ajuda a recepcionar os jornalistas, programadores de festivais, de rádios, selos e gravadoras interessadas em realizar negócios e parcerias com a Bahia”, explica a assessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró.

Sertanília

A banda apresenta ao público sua sonoridade inspirada nas diversas manifestações culturais do sertão brasileiro: coco, maracatu, sambadas e ternos de reis. O grupo, que já fez shows em Portugal, na Holanda e na própria Espanha, é composta por Aiace (vocais), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão), acompanhados pelos músicos João Almy (violão), Fernanda Monteiro (violoncelo), Mariana Marin (percussão) e Raul Pitanga (percussão).

Bahia Music Export

Desde 2010, a FUNCEB, juntamente com a Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA, lança anualmente coletâneas Bahia Music Export, que tem como objetivo promover a difusão internacional de artistas representantes da diversidade da música baiana.
Além da internacionalização da produção artístico-cultural, o programa prevê a inserção efetiva da mesma na economia do Brasil e do mundo.

O BMEX integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural da SecutBA, que visa contribuir para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia, não só na música, mas nas diversas manifestações artístico-culturais. A secretaria realiza ações como chamadas públicas e editais anuais, além de ações de promoção comercial, fortalecimento da cadeia produtiva, capacitação, pesquisa e promoção da mobilidade artística e cultural, como a participação de artistas em festivais e realização de turnês.

Na 20 ª WOMEX, serão lançados os volumes 6 e 7 da coletânea, totalizando 31 artistas e grupos contemplados. A seleção das faixas foi realizada em parceria com o Brasil Music Exchange da BM&A – Brasil Música e Arte e teve como curadores Zjakki Willems, jornalista, representante da BM&A na Bélgica e especializado em música brasileira, e David Katz, jornalista, fotógrafo, produtor de programas de rádio, um dos mais respeitados especialistas em reggae do Reino Unido e autor de várias publicações sobre o tema. Além dos artistas selecionados através de Edital, que analisou a adequação das obras ao perfil do mercado internacional, a curadoria pôde incluir outras faixas para compor um repertório representativo da arte da criação musical e da diversidade cultural da Bahia.

A coletânea Bahia Music Export vol. 6 é composta pelos artistas e faixas musicais, respectivamente: Transcendental (Awo dos Deuses), Rapaziada da Baixa Fria (Invasão), Graco Vieira (Paraguaçu), Luciano Salvador Bahia (Não Precisa), Barrunfo do Samba (Xingling), Jussara Silveira (Bom), Retrofoguetes (Brezhnev), Poeta de Aço (Desliga a Rede), Sertanília (Aguaceiro), Nalini (Riso), Samba de Nicinha (Samba de Nicinha), Samba Chula de São Braz (Tum, Tum, Tum), Niggaz (Sentimentos e Desabafos), Sanbone Pagode Orchestra (Sinfonia nº 7 de Pagode), Jurema (Fulorá), Quixabeira de Lagoa da Camisa (Batuques).

Já na coletânea Bahia Music Export vol. 7 - Bass Culture Bahia, estão os seguintes artistas e faixas musicais: Sil Kaiala com part. Tiago Negão e Diego 157 (Manifesto), Mauro Telefunksoul com part. Jimmy Luv (Black Pw (Tributo ao Ilê Ayê)), Soraia Drummond (Siga em Frente), Dubstereo (Café do Quilombo (Victor Rice Version)), O Quadro com part. Afrikan Boy (Ao Lado Certo (Where I'm From)), Russo Passapusso (Matuto (Dutty Artz Mix)), Ras Ednaldo Sá (Cidade África), IFÁ Afrobeat (Suffer), Okaris (Eu E O Fole), A.MA.SSA (Dxloka), Ministereo Publico (Amour é Lei), Pali OJC (Cheater Instrumental), DaGanja (Nossa Conquista), Lord Breu (Nagô Squad), Mauro Telefunksoul (Time is Tha Master (Som Peba Firewalking Arrozx Version)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário