21/10/2014

Crianças aprendem cantigas do folclore infantil brasileiro


Com entrada gratuita, pesquisadora apresenta ‘Cirandando com Nairzinha’ em shopping de Salvador

Em comemoração ao mês das crianças, a renomada pesquisadora Nair Spinelli Lauria, a Nairzinha, apresenta o Cirandando com Nairzinha, uma adaptação do seu projeto Cirandando Brasil, que é apoiado pela Petrobrás com a chancela da Unesco e da Unicef. O evento será realizado no Espaço Infantil da Livraria Cultura do Salvador Shopping – Caminho das Árvores, no próximo sábado, dia 25 de outubro, a partir das 18h.

Com a duração de uma hora, cerca de 90 cantigas de roda, brincadeiras cantadas, cançonetas e parlendas, arranjadas na atual concepção musical brasileira, serão apresentadas em forma de Pot-Pourri, dançadas e cantadas por Nairzinha e pelas crianças e instrutores do Projeto Quintal - Memória da Brincadeira, da OSCIP Sons do Bem.

O evento será promovido pela loja de roupas infantis Alphabeto em parceria com a Lúdico Editora.

O Cirandando Brasil

Cirandando Brasil foi fundado no ano de 1995 e, desde então, é reconhecido pelo Ministério da Cultura como um dos maiores resgates da Cultura da Brincadeira Brasileira. Desenvolvido pela artista Nairzinha ao longo dos seus 40 anos de carreira, o projeto resgata a cultura da brincadeira, promove a integração entre as crianças, fortalece a identidade cultural e reforça a autoestima, proporcionando um encontro de muita alegria e aprendizagem.

O sucesso do Cirandando vem da forma como essa brincadeira é reapresentada. Sem macular o folclore, preservando a letra, a melodia, a coreografia e a intenção da brincadeira. As velhas e tradicionais cantigas arranjadas na música popular brasileira são interpretadas às crianças, seus pais e professores pelas ferramentas de ação do programa:

- Capacitação de Multiplicadores

O Projeto visa capacitar multiplicadores a fim de garantir aos educadores a aquisição de conhecimento através do acervo da cultura brasileira, resgatando o apreço das brincadeiras e cantigas populares. A capacitação tem carga horária de 16 horas, sendo 8 horas de conteúdos sobre a história da cultura da brincadeira e sua aplicabilidade na escola e 8 horas de oficinas. São oficinas de música, literatura, brincadeiras, danças e teatro. Os educadores têm acesso a um acervo de 2.000 peças do folclore brasileiro incluindo: brincadeiras, histórias, cantigas, parlendas e adivinhações.

- Show Baile

O Show Baile consiste em um espetáculo musical. Executado ao vivo por uma banda, com a duração de uma hora, cerca de 90 cantigas de roda, brincadeiras cantadas, cançonetas e parlendas, arranjadas na atual concepção musical brasileira, são apresentadas em forma Pot-Pourri por Nairzinha e acompanhada por instrutores de dança do Projeto Quintal - Memória da Brincadeira, que resgatam a coreografia e a maneira de brincar. Pode estar vinculada à capacitação, sendo o evento de culminância desta ou evento aberto ao público em geral.

SERVIÇO:
O que? DIA DAS CRIANÇAS: CIRANDANDO COM NAIRZINHA
Onde? Espaço Infantil da Livraria Cultura – Salvador Shopping, Caminho das Árvores
Quando? Sábado, 25 de outubro, às 18h
Quanto? Entrada gratuita
Oferecimento: Loja Alphabeto em parceria com a Lúdico Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário