21/11/2014

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA FRONTEIRA CHEGA A SUA 6ª EDIÇÃO

Paulo José, Elza Soares, Bebeto Alves, Histórias Curtas, Made in Paraguay, competições de curta e longa-metragem, encontros e debates são algumas das atrações.

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira, evento anual realizado em Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, acontece entre os dias 24 e 29 de novembro. Nesta sexta edição foram inscritos 490 filmes, entre longas e curtas metragens, no período de 4 de setembro a 19 de outubro. De fora do Brasil – países latino-americanos e lusófonos – o número chegou a 80 inscrições, sendo a maioria de Portugal, em torno de 40 (além de mais cinco filmes em coprodução com outros países lusófonos). Na América Latina houve inscrições da Argentina, Cuba, Colômbia, Costa Rica, Peru, Uruguai e Venezuela.

Saiba mais:

Brasil

Apenas Tocantins e Amapá não inscreveram filmes. A surpresa maior é Goiás, com 20 produções, deixando para trás estados como Pernambuco e Paraíba, que têm representado o que acontece de melhor ultimamente no país, - no tocante a curta e longa-metragem.

Bahia

O Instituto ACM, de Salvador, estará presente na Comissão Julgadora do Prêmio Memória & Patrimônio do Festival, através da superintendente Cláudia Vaz. O IACM irá a Bagé também para conhecer melhor o desenvolvimento e o conceito do prêmio, que pode ser instituído na capital baiana. “Assim como Bagé, Salvador precisa avivar a consciência e a memória da população a respeito da importância e da riqueza do seu patrimônio material e imaterial para dar continuidade a sua história e buscar novos itinerários e novos caminhos”, ressaltou Cláudia Vaz.

RS

O Rio Grande do Sul obteve cerca de 90 inscrições, deixando o segundo lugar para o estado de São Paulo, que ultrapassou a marca de 70 filmes inscritos. Já o Rio de Janeiro apresentou 31 filmes. De acordo com um dos curadores, jornalista e crítico de cinema Cid Nader, “Vale lembrar que quantidade não significa qualidade nem proporcionalidade na hora em que as escolhas forem feitas: não há regime de cota, e sim de qualidade e ousadia”.

Paulo José

Em sua sexta edição, o Festival de Cinema da Fronteira inova em vários aspectos. Em primeiro lugar, aumentando o número de curadores e ampliando os laços com instituições de arte e cultura e com outros festivais de cinema. Entre as inovações está o “chamar de volta à fronteira” que aqui possui raízes, mas anda pelo mundo fazendo arte, como é o caso do ator e diretor de cinema, teatro e TV, Paulo José, que será o grande homenageado do Festival e estará em Bagé acompanhado de sua filha, a também atriz Bel Kutner. O ator é natural de Lavras do Sul e durante a infância e adolescência morou em Bagé, enquanto estudava no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

Elza Soares

Já no primeiro dia do evento, às 17h, na Vila de Santa Thereza, será exibido o filme “My name is now, Elza Soares”. À noite, a partir das 21h, a cantora e compositora será homenageada pelo festival por seu filme, produzido pela IT Filmes, Comunicação e Entretenimento e dirigido pela cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos.

Bebeto Alves

O cantor e compositor gaúcho fará o show de abertura do Festival, na segunda-feira (24), às 20h, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Já o documentário sobre a trajetória de Bebeto Alves, intitulado “Mais uma canção”, será exibido no Cine 7, na terça-feira (25).

Núcleo de Especiais da RBS

Entre as atrações do VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira também está a mostra para o público escolar dos dez filmes mais premiados em 15 anos do Núcleo de Especiais da RBS. Na ocasião, a organização do festival homenageará o Núcleo pelo aniversário e o Projeto Histórias Curtas, que chega ao 14º ano de atividades.

Além disso, haverá um debate cujo tema é a produção audiovisual e a importância do fomento que a RBS tem proporcionado à produção de conteúdos de ficção e documental no Rio Grande do Sul. Estão confirmadas as presenças da jornalista Alice Urbim e da diretora e coordenadora de produção do Núcleo de Especiais da RBS, Leonice Sordi.

Festivais no Festival

Vários festivais de destaque no Brasil, nos países latinos e de língua portuguesa estarão com seleções de filmes em exibições em Bagé e Aceguá, como o Festival Internacional de Cinema Super8, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, Made in Paraguay, Mostra de Animação Portuguesa e Caramelo Itinerante.

Dois curadores

Este ano há dois curadores no festival, que na próxima semana estarão divulgando os filmes selecionados. Cid Nader, de São Paulo, crítico de cinema, e Carla Henriques, moçambicana, radicada em Lisboa, produtora e apresentadora de programas em rádio e TV sobre cinema, em Portugal.

Longa

Pela primeira vez nessa sexta edição o Festival da Fronteira terá competição de longa metragem.

Paraguai

A mostra Made in Paraguay, de enorme sucesso nos meses de setembro e outubro no Rio de Janeiro e em São Paulo estará em Bagé. Há filmes de todos os gêneros e para todos os gostos. Destaque para: “Sebastian Voodoo”, animação que ganhou mais de 107 prêmios; “7 Caixas”, ficção de maior sucesso de público da história do Paraguai, batendo “Titanic”; “Hamaca Paraguaya”, que recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes e o épico “Libertad”, que retrata a guerra pela independência do país e é considerada uma super produção de renome e referência no cinema paraguaio. Letícia Friedrich, que estará presente no VI Festival Internacional da Fronteira, é a produtora de cinema da Boulevard Filmes, empresa responsável pela realização da mostra.

Confira a programação completa do 6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira no site: http://festivaldafronteira.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário