26/11/2014

Natal sem Glúten: nutricionista funcional explica benefícios

A ceia de Natal é sempre de muita fartura nos lares dos baianos. No entanto, muitas das guloseimas feitas para a confraternização familiar contém glúten, mistura de proteínas que muitas pessoas têm resistência. Além disso, de acordo com a nutricionista Amália Magalhães, o glúten é o inimigo de quem busca uma vida mais saudável, pois, é encontrado em quase todos os alimentos ou bebidas (no caso da cerveja), utilizados pela maioria dos brasileiros rotineiramente, como o pão.

Para esses públicos, uma dica é substituir ingredientes, a exemplo da farinha de trigo, usada nas receitas comuns de bolo, por uma mistura de farinha de arroz, amido de milho e polvilho doce. O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como é o caso de bolos, pães, farofa, pizza e bebidas fermentadas como a cerveja.

"Ele é contra indicado aos celíacos, ou seja, pessoas com intolerância ao glúten. Os principais sintomas para quem tem tolerância ao são: fezes fétidas, claras, volumosas, com ou sem gotas de gordura, distensão abdominal por gases, cólicas, náuseas e vômitos; dificuldade de adquirir peso e facilidade para perdê-lo; baixa estatura e fraqueza geral", explica a nutricionista Amália Magalhães, ao acrescentar outros sintomas: modificação do humor, alterações na pele; fraqueza das unhas, queda de pelos; anemia; alterações do ciclo menstrual; diminuição da fertilidade, entre outros.

Pensando numa alimentação mais saudável, a produtora e nutricionista funcional Amália Magalhães traz a Salvador o evento gastronômico Personal Cook com Rosana Brum, Chef de cozinha, especialista em alimentação saudável, no dia 07 de dezembro de 2014. Serão realizados dois cursos: Alimentação Saudável no Dia a Dia e Natal Saudável: Ceia com receitas práticas e funcionais. As receitas são especiais e em sua maioria sem glúten.

Os interessados pelo Personal Cook com Rosana Brum podem realizar as inscrições através do email magalhaesamalia@hotmail.com ou do telefone 71 9164 5264. O valor da taxa de inscrição é de R$ 250 reais cada curso. Aqueles que queiram participar dos dois cursos a taxa é de R$ 400. O Workshop será ministrado na Alameda das Espatódeas, n° 38, na cozinha gourmet de S.C.A Salvador Mobiliário Contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário