19/02/2015

Plataforma ACASAS reúne performance, dança, artes visuais e música


Fotos: Eduardo Lubisco / Mayra Lins.

Passado o carnaval, está reaberto o espaço para arte e performance no projeto Plataforma ACASAS, que até o final do verão levará o conceito de uma noite de trocas artísticas em casas privadas de Salvador. Em cada edição, ocupa-se um ambiente privado com criações artísticas, marcando uma maior intimidade entre artistas e público. Nesta 13ª edição, participam a atriz, cantora e dançarina Lia Lordelo, os performers Saulo Moreira e Leonardo Paulinho, o poeta e performer Alex Simões, a dançarina Paula Carneiro, o dançarino Rafael Rebouças e o performer Edu O.


O projeto acontece desde 2012, encabeçado pelos artistas e pesquisadores Thulio Guzman e Lucas Moreira. Os criadores buscam criar momentos de compartilhamento de obras e processos artísticos em espaços domiciliares. Através do estabelecimento de conexões em rede, já tendo passado por outras cidades além de Salvador, como Cachoeira /BA, Brasília DF e Belém/PA.


A programação desta edição do ACASAS trará a atriz e cantora Lia Lordelo, que irá apresentar o seu solo A Mulher Gigante, que traz canções do compositor Ronei Jorge, explorando uma dramaturgia a partir do diálogo entre música, imagem e performance. A obra tem direção artística de Mayra Lins, figurino de Alexandre Guimarães e arranjos de Luciano Simas.

Alex Simões faz uma mistura entre poesia e performances, que define como poeformance (ação performática e/ou poesia visual mobilizada pela palavra poética). O artista levará para o ACASAS a experimentação “Você tem seda?”, que promove o contato direto com o público, que chama de interatores. Simões estará munido de papéis para cigarro, carimbos e canetas, o artista irá reproduzir ou criar um poema por meio dos carimbos, gerando fanzines exclusivos.

Paula Carneira, artista atuante em Salvador há nove anos nas áreas de artes do corpo e da imagem, em diversos projetos, individuais e coletivos. É proponente dos espaços de arte Baluar7e (2011–2013) e Café da Walter (2014) e levará para o ACASAS a performance cabelopentelhopelo para tecer e trans(ç)ar idéias. O dançarino e produtor cultural Rafael Rebouças apresentará a obra “Cobra de duas cabeças”

Já Edu O., artista que desenvolve projetos em dança, performance, teatro e artes visuais, apresentará a performance “Feliz Aniversário, Malu”, na qual carrega o doce dos encontros, confeitos de contentamento pela presença do outro, traz um sopro de gentileza e alegria. Já o casal de criadores Saulo Moreira e Leonardo Paulino promoverão uma meditação pós-carnaval, propondo reflexões sobre o espaço doméstico, as relações de amor e amizade.

Além das performances, o ACASAS também terá uma mostra de vídeos, exibindo as obras audiovisuais Acalmia, de Ana lobato (Pará), Aracaju-Cosquín, de Eudaldo Monção Junior (Salvador) e Desvelo, Clarissa Rebouças (Salvador).

Serviço

Plataforma ACASAS, 13ª edição

Dia 21 de fevereiro, a partir das 17h, em Ondina (endereço completo por meio do canal: http://www.facebook.com.br/nascasas )

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário