26/08/2015

Artigo: "Síndrome do velho Rabugento"

Por Dr.Marcelo Bonanza
"Síndrome do velho Rabugento"

: “A Síndrome do Velho Rabugento”, ou seja, o aumento da resposta ao stress em situações de rotina. Onde o homem acometido pela deficiência de seu principal hormônio, a testosterona, sente grande falta de energia e vitalidade, ocasionando perda de sua paciência, ou o famoso estopim curto, diante de situações rotineiras, aquele homem que a esposa diz que reclama de tudo, que nada ta bom, nada lhe agrada e reclama com e sem motivo,  " meu marido senta no sofá e me da o controle da tv para eu mudar os canais por que ta cansado, mas não para de reclamar porque que eu só assisto novela ruim chata , que a cerveja ta quente , que a comida ta sem sal , que minha roupa ta feia, que eu to gorda , que as crianças tão fazendo zuada , que a luz ta acessa , se eu sou sócia da empresa de energia ....que ginjo , gonia , risos ".

Dentre os “atrativos do envelhecimento masculino”, podemos enumerar:
- degeneração da composição corporal e estatura;CALCIFICAÇÃO DISTROFICA, TENDINOPATIAS, ESPORÕES CALCANEO, ARTROSE
- perda de resistência física e imunidade;
- perda de massa óssea;MASSA MUSCULAR ;
- redução da capacidade de trabalho;
- distúrbios progressivos do sono;RONCO
- distúrbios da libido e ereção.
-IRRITABILIDADE

Focando os distúrbios de libido e ereção, maior preocupação masculina quando se trata de envelhecimento, sabemos que estes são os últimos a acontecerem na escala evolutiva do envelhecimento do homem e só aí este procura os profissionais médicos em busca de ajuda. Um tanto quanto tarde, a ajuda pode ser providenciada, porém a máquina orgânica deste homem já estará  passando por todos os processos listados acima.
FISIOLOGIA DA ANDROPAUSA
Compreendendo a fisiologia da queda hormonal masculina.
Sabemos que a perda de Testosterona inicia-se após os 30 anos e a partir desta data o homem perde de 1 a 3% deste hormônio a cada ano passado. De cada milhão de homens, somente 100.000 estão em tratamento e só 7% destes homens tem conhecimento da Andropausa. É importantíssimo dizer que homens em reposição de testosterona são muito menos vulneráveis a hipertensão arterial, pois a testosterona é um dos maiores vasodilatadores do corpo humano, além disso, obesidade, depressão, ataques cardíacos, Alzheimer, perda muscular, osteoporose e disfunção erétil podem ser evitadas.

Temos como alvos da testosterona em nossa máquina orgânica, nosso sistema nervoso central e periférico, vasos sanguíneos, ossos, músculos, pele, adipócitos e próstata. Quando nos referimos à próstata do homem, desde a fase embriológica, o tecido prostático tem receptores para hormônios: estrogênios e testosterona. Da evolução do feto até sua vida adulta, ou 30 anos, esses receptores são ocupados pela testosterona, porém quando este homem começa a envelhecer hormonal mente, a diminuição desta testosterona leva esses receptores a serem ocupados pelos estrogênios, daí o surgimento das hipertrofias prostáticas benignas e o temido câncer desta glândula.
Ao longo do processo de envelhecimento, o homem torna-se cada vez menos capaz de manter-se produzindo testosterona. Por outro lado, agravando ainda mais a situação, este mesmo homem vai sofrendo ativação de uma enzima denominada aromatase, que, desafortunadamente, eleva a sua capacidade de produzir estradiol, hormônio de linhagem francamente feminina, dentro de um corpo masculino, alguns homens começam a ter peitinho, quadril largo, aumentar barriga e crescer bunda, pra quem gosta, sem problemas em parte , pois aumenta o risco de ginecomastia e problemas na prostata.
Ocorre, então, um profundo desequilíbrio na relação estradiol / testosterona, com diminuição da testosterona e severa elevação dos níveis de estradiol. Este fenômeno é o verdadeiro responsável pela maioria das chamadas "doenças próprias e inevitáveis da velhice" nos homens.
O cortejo de problemas, sinais e sintomas é  vasto, podendo ser classificados em dois grupos.

GRUPO 1: Sintomas Mentais
Fadiga, má qualidade do sono, insônia, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, déficit de memória, depressão, redução dos níveis de energia, apatia.
Causa: excesso de hormônios femininos

GRUPO 2: Sintomas Físicos
Obesidade, alterações da composição corporal, redução da massa muscular, angina, diminuição da capacidade imunológica, distúrbios de ereção,distúrbios de ejaculação, dores articulares, queda de cabelos, perda de massa óssea.
Causa: diminuição da produção de Testosterona

Benefícios da testosterona para o organismo masculino:
- aumento de libido e desempenho sexual;
- redução de prostaglandinas que aumentam o volume prostático;
- reforço do aparelho geniturinário;- aumento de imunidade;
- combate da fadiga;- aumento de massa óssea;
- melhora de articulações;- aumento da massa muscular;
- reforço do músculo cardíaco;- aumento do tônus da pele.

O DAEM* - Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, também conhecido por ANDROPAUSA, para o conceito convencional só aceito quando os níveis de Testosterona estão abaixo do mínimo referencial da normalidade, ai o homem já esta com os seus estoques hormonais abaixo da reserva do tanque de combustível, fazendo uma analogia a uma maquina automotor , como se fossemos fazer uma viagem de 1000 km e preciso do tanque cheio e só tenho um quarto do combustível ou luz acendendo reserva , ou a bateria sem força , vou ter que andar na banguela e pegar no tombo o tempo todo , as funções da maquina vão estar comprometidas , afirma Dr.Marcelo Bonanza médico da Jovial Clinica centro de Estudos da Fisiologia Hormonal ,costumo dizer que a maquina Humana é uma das maquinas orgânicas mais complexas e perfeitas que Deus criou , mas se ela trabalhar com combustível ruim , sobrecarregar mais uma maquininha do que a outra e não tiver parada para revisão , manutenção , Detox das toxinas , higiene mental , ela pifa , pois ainda não temos pit stop para retifica e troca de peça e a grosso modo é o que acontece com o nosso pâncreas quando usamos todo o nosso estoque de insulina , acabou , viramos diabéticos , usou demais a tireóide , pifou pausou , hipotireoidismo,  sobrecarga nas tubulações veias e artérias , frouxidão no músculo cardíaco , bomba cavitando , consequência Hipertensão arterial , combustível ruim , cheio de metanol , chumbo , impurezas , consequência entupimento de bicos e injetores , consequência AVC , enfarto , enumeraria diversas analogias para ilustrar que o corpo necessita de níveis ótimos de vitaminas , minerais , bons hormônios , descanso e reparação para a maquina funcionar bem e ter vida útil longa . 

Encerro este texto como nos outros, uma redundante reflexão 
Ficaríamos todos surpresos se, ao invés de prescrever remédios para tratar doenças “próprias e inevitáveis” da velhice, os profissionais da saúde passassem a dosar antes os níveis hormonais das pessoas, uma quantidade imensa de problemas e doenças poderia ser simplesmente eliminada através da modulação hormonal. 





Dr. Marcelo Bonanza
CRM 14684
DIRETOR MEDICO DA JOVIAL CLINICA
Av. ACM. Edf. Empresarial Thomé de Souza, 3244 Sala 624, Pituba

 Tel. 71 3017-4773/ 8814-3030

Nenhum comentário:

Postar um comentário