26/02/2016

EXPOSIÇÃO 'ESPORTE MOVIMENTO' CHEGA À CAIXA CULTURAL SALVADOR


 Foto: Marcio Fisher
A mostra reúne 447 peças da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo

CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 1º de março a 24 de abril, a exposição Esporte Movimento”, uma seleção de 447 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais. O público também terá a oportunidade de tocar em uma tocha original. A exposição já recebeu 122 mil visitantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Recife, tendo patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. A abertura será às 19h do dia 1º de março e a visitação acontece de 2 de março a 24 de abril, sempre com entrada gratuita e no horário das 9h às 18h, de terça a domingo.

Entre as centenas de destaques estão a Tocha do México, usada primeiramente nos jogos de 1968; uma folha de Louro de Ouro, fragmento original, utilizado em premiação nos jogos antigos; uma Medalha de Papel, cunhada num campo de concentração, durante os jogos realizados pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com textos em hieróglifos e figuras praticando esportes; além de camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil.

“Esporte Movimento” é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo, tendo sido visto por mais de 122 mil pessoas Brasil afora. Composta por oito núcleos, a exposição fará um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais, sem esquecer de render justa homenagem a atletas brasileiros que deixaram sua marca no esporte mundial.

A glória, a saga atlética, o esporte enquanto conquista da humanidade e os símbolos da vitória estão representados por diversos artefatos na exposição. A ideia central é apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Em uma área específica da mostra, os visitantes, especialmente os deficientes visuais, poderão tocar uma tocha. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças também fazem parte do projeto.

Roberto Gesta de Melo:
O curador, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono de uma das maiores coleções particulares de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Amazonas.





Serviço:
Exposição: Esporte Movimento
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador (BA)
Abertura: 1º de março de 2016, às 19h
Visitação: de 2 de março a 24 de abril de 2016
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Visitas mediadas e informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário