29/03/2016

ÚLTIMO DIA DO MÚSICA PRETA BAIANA TRAZ MAGARY, BRUNA BARRETO, VANESSA BORGES, MR. ARMENG E O HOMEM NEGRO


Foto: Débora Monteiro.


ÚLTIMO Pocket Show da Exposição MPB – Música Preta Baiana (2ª edição)
31 de março de 2016, 20h
Com Ailson Leite - O Homem Negro, Bruna Barreto, Magary Lord, Mr. Armeng e Vanessa Borges
no Casarão no Lord (Pelourinho) – Entrada franca



O quarto dia de pocket shows da exposição MPB – Música Preta Baiana (2ª edição) reunirá, na próxima quinta-feira (31.03), samba-reggae, rock brasileiro, rap, semba e axé no Casarão do Lord (Rua São Miguel, nº 07, Pelourinho), a partir das 20h. O cantor e percussionista Magary Lord, as cantoras Bruna Barreto eVanessa Borges e os rappers Mr. Armeng e Ailson Leite – O Homem Negrosão os artistas que se apresentam nesta última semana do projeto, que foi idealizado pela fotógrafa Débora Monteiro e que busca dar visibilidade a músicos negros baianos através de retratos e de apresentações musicais dos homenageados. A entrada é franca.

O anfitrião do espaço, Magary Lord, comemora o evento e a homenagem recebida: “Estou feliz porque a Música Preta Baiana representa não só a Bahia, mas está representando aqui dentro do Pelourinho”, diz. “Sou músico, sou feliz de ter nascido na Bahia e de ser soteropolitano. E assim tenho projetos maravilhosos, projetos paralelos além da minha carreira do black semba, que é o meu trabalho da black music com o semba de angola. E disso trago toda minha trajetória, todo meu aprendizado na música”, completa. Para esta quinta-feira, Magary montou um repertório com músicas que representam sua carreira e identidade musical.

Bruna Barreto promete muito rock nacional e samba para seu pocket show. "Vou fazer Cássia Eller e outras músicas que já fazem parte da minha carreira", diz a artista, que tem 14 anos na estrada musical. Em 2013, ela ficou conhecida nacionalmente ao participar do reality The Voice Brasil. Quem também participou do programa, mas no ano seguinte, foi Vanessa Borges, outra entre as homenageadas na mostra MPB – Música Preta Baiana. Para sua apresentação, Vanessa, que comemora, em 2016, dez anos de carreira, montou um repertório com canções de Carlinhos Brown, Tincoãs, Gilberto Gil, Gerônimo, Saulo, Jorge Ben Jor, entre outros.

O ator e rapper Ailson Leite – O Homem Negro, com suas influências de black music, afro jazz e funk, vai mostrar seu trabalho autoral do CD "Rap Roots" (2012) e músicas inéditas que estarão no próximo disco “Poesia Musicada” (previsão de lançamento: 2017). Ao palco do Casarão do Lord, ele levará convidados: o grupo Quatro Preto e o cantor Sandro du Rap.

Mr. Armeng preparou rap com identidades da Bahia para última noite de eventos. “Vou cantar a baianidade nagô”, diz. Ele vai apresentar músicas que fazem parte do seu primeiro CD, com título homônimo a seu nome artístico, “Mr Armeng” (Sony Music, 2014) e, também, músicas novas que farão parte de um novo registro fonográfico, esperado ainda para 2016. O rapper ganhou notoriedade no país ao ser campeão do reality show musical Breakout Brasil (Sony Spin) em 2013, vencendo a disputa concorrida entre 2.800 bandas do Brasil inteiro. O prêmio foi a gravação de seu primeiro CD, produzido pelo renomado Dudu Marote – que assina produções de bandas como Skank e Jota Quest –, e que traz a participação de Saulo e da cantora paraense Gaby Amarantos.

A exposição MPB – Música Preta Baiana está na segunda edição em 2016. A primeira foi em 2012. O projeto foi concebido pela fotógrafa e publicitária Débora Monteiro, que fez ensaios fotográficos com 20 músicos, entre cantores, instrumentistas, compositores e DJ, todos baianos, com trabalhos independentes e representantes da música com essências de raiz africana. Como desdobramento, foram produzidos pocket shows dos artistas sempre às quintas-feiras de março. Os homenageados no projeto 2016 foram: Ailson Leite – O Homem Negro, Alan Daganja, Aloisio Menezes, Bruna Barreto, Donna Liu, Jeã de Assis, Magary Lord, Mamah Soares, Marcia Short, Marcos Costa, Marilia Sodré, Mauro Telefunksoul, Mr. Armeng, Nara Couto, Rafa Chagas, Tamires Santana, Vanessa Borges, Vanessa Melo, Verona Reis e Viviam Caroline. O projeto foi um dos vencedores, em 2015, do edital Arte em Toda Parte – Ano III, lançado pela Fundação Gregório de Mattos. A mostra entrou em cartaz no Casarão do Lord, Pelourinho, no dia 1º de março e será encerrada na próxima quinta, dia 31.

A artista Débora Monteiro – Formada em Publicidade e Propaganda, começou seus trabalhos com fotografia em 2004, em princípio, como assistente no estúdio do fotógrafo Tadeu Miranda, um dos mais conceituados de Salvador. De produções de moda, ensaios fotográficos, editoriais e eventos publicitários, foi desenvolvendo técnicas, estudando sobre a área. O currículo reúne experiência com books, editoriais para impressos, eventos sociais e coorporativos, publicidade, fotografia aérea e de paisagens. Dez anos depois do início de sua carreira, Débora tornou-se também professora de fotografia. Em exposições culturais, participou de Mulheres Negras do Samba da Bahia, em 2011, e, no ano seguinte, fez a 1ª edição do projeto MPB- Música Preta Baiana, marcando a abertura da mostra nas comemorações do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.


SERVIÇO:
O quê: ÚLTIMO Pocket Show da Exposição Fotográfica – MPB- Música Preta Baiana, da fotógrafa Débora Monteiro – com Ailson Leite - O Homem Negro, Bruna Barreto, Vanessa Borges, Mr. Armeng e Magary Lord
Onde: Casarão do Lord - Rua São Miguel, nº 07, Pelourinho, Salvador - Bahia
Quando: 24 de março de 2016, 20h
Visitação da mostra: de 01 a 31 de março de 2016, de quinta a domingo, das 18 às 21h
Casarão do Lord: (71) 99161-5393

Nenhum comentário:

Postar um comentário