25/07/2016

Espaço Cultural Casa de Barro comemora 11 anos



Na programação de aniversário o lançamento do Ponto de Cultura Ourua

A Casa de Barro celebra seus 11 anos de existência nesta segunda-feira (25) e comemora sua trajetória de cultura, arte e educação com atividades  culturais diversificadas. A programação segue nos dias 27 e 29 de julho e terá o lançamento do Ponto de Cultura Ourua,  que foi contemplado pelo Edital Pontos de Cultura da Bahia 01/2014,  com apoio financeiro do Ministério da Cultura/ Governo Federal e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A programação tem início com a abertura da exposição fotográfica “O que o barro quer...”, além da apresentação do espetáculo “Histórias de rio-mar” da Causo Companhia (Pará) e o sarau “Poesia Ouvida” com o poeta João Vanderlei de Moraes Filho.

Na quarta-feira (27), o Ponto de Cultura Ourua abre as portas com a apresentação de dança afro com o  Grupo de Apoio ao Menos Gotas de Esperança (Gamge). O encerramento é na sexta-feira (29), com oficina de escrita poética e encadernação, com Bruna Hercog e Diane Portella e “Sarau do Café”, orquestrado por Bruna Hercog e Fábio Haendel.
Ponto de Cultura Ourua - Se inspira numa tribo da África que utilizava de sua arte e cultura para promover o desenvolvimento local. Integrada a seus bens culturais, amante e porta voz de sua cultura, ela atraía a todos que por ela passavam, e assim se destacou dentre as demais pela postura de pertencimento, (re)conhecimento de seu valor e identidade, sua afirmação cultural. O Ponto de Cultura realizará a partir da memória oral e do patrimônio imaterial, atividades de diferentes linguagens artísticas, envolvendo a diversidade de saberes do Recôncavo: griôs, mulheres, homens, crianças e adolescentes, todos os sujeitos que tecem nossas tradições e criam novas visões.
Casa de Barro - Nascida em Cachoeira, o Espaço é uma organização fundada em julho de 2005, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação. Os esforços são para preservar, promover e celebrar a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial.

Programação

25 de julho  - segunda
15h - Abertura da exposição - 11 anos da Casa de Barro
16h - Apresentação do espetáculo “Histórias de rio-mar” da Causo Companhia (Pará)
17h - Fala sobre os 11 anos da Casa de Barro
17h30 – “Sarau Poesia Ouvida” com João Vanderlei de Moraes Filho

27 de julho - quarta
Lançamento do Ponto de Cultura Ourua
14h - Solenidade de Lançamento do Ponto de cultura Ourua
15h - Participação especial: Dança Afro do Gamge

29 de julho - sexta
14h - Oficina de Escrita Poética e Encadernação com Bruna Hercog e Diane Portella

19h - Sarau do Café - Bruna Hercog e Fábio Haendel... convidam João Vanderlei de Moraes Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário