24/08/2016

Conselho aprova moção de louvor ao organizador do Encontro de Cheganças da Bahia






O Conselho Estadual de Cultura aprovou moção de louvor, proposta pelo conselheiro Nilo Trindade, ao trabalho desenvolvido pelo agente cultural Rosildo Moreira do Rosário, um dos principais responsáveis pela retomada das cheganças de Saubara, no Recôncavo da Bahia. Há cerca de nove anos ele está à frente das ações de perpetuação dessas manifestações culturais que recontam, por meio de danças e cânticos, fatos históricos marcantes à formação da cultura nacional.

No texto, é apresentada a trajetória de Rosildo Moreira do Rosário e como sua militância pela cultura popular rende frutos importantes, como a organização do Encontro de Cheganças da Bahia. O evento acontece sempre no mês de agosto, na festa do padroeiro da cidade, São Domingos de Gusmão. O documento destaca ainda a importância da qualificação de agentes culturais que, assim como Rosildo, conseguem ultrapassar as barreiras da pobreza e se fortalecem por meio da educação.

Como é dito na moção: “Reconhecer o talento de fazedores da Cultura é importante à manutenção da nossa sociabilidade dentro de uma perspectiva que contemple a pluralidade identitária da Bahia”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário